Fases da Progressão Digna


No livro de Gênesis, aprendemos sobre a criação do mundo. Isso foi feito de uma forma ordenada que mudou de uma fase para a próxima até que a Terra estivesse pronta para a humanidade. Este foi um exemplo poderoso de seguir a doutrina do progresso divinamente designada.

Em nossa vida pré-mortal, reconhecemos nosso Pai Celestial como um Pai celestial glorificado e perfeito que possuía a plenitude da alegria. Éramos seus filhos espirituais e queríamos ter a mesma alegria que Ele teve ao nos tornarmos semelhantes a Ele. Para nos tornarmos como nosso Pai e receber Sua glória, precisamos progredir desde os seres espirituais que éramos e obter um corpo. Nossa vida mortal na Terra foi projetada para ajudar-nos a progredir de fase em fase, à medida que tivermos experiências que nos ajudarão a adquirir atributos como nosso Pai Celestial. Isso nos dá a oportunidade de aprender as lições necessárias, tendo o arbítrio de escolher seguir os mandamentos ou as tentações do adversário. Temos a chance de aprender e exercer fé em Jesus Cristo. Quando cometemos erros, podemos nos arrepender e receber as bênçãos da expiação de Jesus Cristo à medida que progredimos em direção a cada fase superior.

Em Doutrina e Convênios 84:38, temos a promessa de que aqueles que são fiéis “. . . receberam o reino de meu Pai; portanto, tudo o que meu Pai possui ser-lhe-á dado. ” A chave para obter as bênçãos prometidas a nós, se formos fiéis, é seguir em frente constantemente, progredindo de uma fase de aprendizado para a próxima. O profeta Brigham Young declarou: “O objetivo de nossa existência é aprender, e só podemos fazer isso um pouco de cada vez. (...) Toda a existência mortal do homem nada mais é que um estado preparatório proporcionado aos seres finitos, um espaço no qual eles podem desenvolver-se para alcançar um estado mais elevado de existência.” Brigham Young nos ensinou que esta vida é nossa hora de viver, crescer e preparar-nos para a eternidade.

Devemos nos engajar em atividades que valham a pena, ampliar e aprofundar nossa compreensão e entesourar a verdade em cada fase à medida que avançamos em direção à perfeição.

Ao revisar pessoalmente essa doutrina eterna a respeito de sua própria vida, pense em onde você está em sua missão. Você está avançando, progredindo de uma fase de aprendizado para a próxima, ou está retrocedendo? O Élder Holland certa vez deu este conselho aos alunos da BYU: “Se permanecerem sobre a correnteza de um rio, sem dúvida irão a algum lugar. Vocês simplesmente irão para onde a correnteza os levar. Deixar-se levar, seguir a maré ou a correnteza não vai funcionar. É preciso fazer escolhas. Não fazer uma escolha é uma escolha. Aprendam a escolher agora”.

A ideia de ter que fazer escolhas para progredir é um princípio importante. Nossa escolha deve ser a fidelidade que nos move em direção ao nosso objetivo. Nós aprendemos isso em 2 Néfi 31:20: “Deveis, pois, prosseguir com firmeza em Cristo, tendo um perfeito esplendor de esperança e amor a Deus e a todos os homens. Portanto, se assim prosseguirdes, banqueteando-vos com a palavra de Cristo, e perseverardes até o fim, eis que assim diz o Pai: Tereis vida eterna.”

O princípio de escolher seguir em frente com firmeza em Cristo nos moverá de uma fase para a próxima fase superior, até alcançarmos a vida eterna, onde queremos estar.

Em cada fase de sua missão, ensinamos que onde você está é a fase mais importante e relevante. Em sua fase atual, você está aprendendo e tendo experiências que irão movê-lo e prepará-lo para a próxima fase. Esta é uma progressão constante.

Devemos aprender esse princípio com todas as nossas atividades de aprendizado na missão. Por exemplo, ensinamos os pesquisadores a progredir de uma fase de aprendizado para a seguinte e promover seu progresso, convidando-os a fazer escolhas para agir, o que os levará à conversão e ao batismo. Ou, quando fazemos pessoalmente as escolhas que nos movem no sentido de sermos melhores missionários pela obediência às regras e responsabilidades missionárias. Cada pequena e fiel escolha nos move para frente, desde a escolha de nos levantarmos da cama na hora, a ouvir atentamente o Espírito Santo e desligar o celular no final do dia.

Nos próximos dias, alguns de nossos missionários passarão da fase missionária de sua vida para outra fase importante. Eles fizeram escolhas fiéis, cumpriram suas designações com honra e avançaram com firmeza em Cristo. Eles estão preparados para sua próxima fase de progressão por causa de escolhas fiéis aqui na missão. Honramos os Elderes Assunção, Germini, Romero, Silva e Villanueva, junto com a Sister Lima, por seu progresso e movimento em direção à eternidade enquanto estávamos conosco na Missão Brasil Fortaleza Leste. Estamos ansiosos para receber três novos missionários e um americano que está retornando, chegando esta semana. Junto com você, nós os ajudaremos a progredir nesta fase maravilhosa do serviço missionário enquanto trabalhamos para reunir Israel. Nós os ajudaremos a compreender que servir conosco é a fase mais importante de suas vidas neste momento e, se firmes em Cristo, os levará adiante com confiança para a próxima fase de progressão.

Nós te amamos. Esperamos cada novo dia e a oportunidade de fazer escolhas fiéis que nos movem em direção a nossa meta de nos tornarmos como nosso Pai Celestial.

Presidente e Sister Nixon

Comentários