Exemplo de Serviço de Cristo


Durante a época do Novo Testamento, as pessoas usavam sandálias abertas, andavam principalmente em estradas de terra que acumulavam a sujeira de animais e só tinham acesso irregular à água para tomar banho. Seus pés ficaram muito sujos e lavar os pés de outra pessoa poderia ser uma tarefa desagradável. Esse costume de hospitalidade era geralmente executado pelo nível mais baixo dos servos.


Antes de Cristo literalmente descer abaixo de todas as coisas no Jardim do Getsêmani, ele simbolicamente desceu ao nível mais baixo dos servos enquanto servia a Seus apóstolos. O Élder Jeffrey R Holland nos ensinou: “Durante essa refeição [a Última Ceia], Cristo calmamente Se levantou, cingiu-Se como faria um escravo ou servo, e ajoelhou-Se para lavar os pés dos apóstolos (ver João 13:3– 17). Esse pequeno grupo de discípulos estava prestes a entrar em sua provação mais difícil. Então, Cristo colocou de lado sua própria angústia para que pudesse servi-los e fortalecê-los. Não importava que ninguém lavasse Seus pés. Com humildade transcendente, ele continuaria a ensiná-los e a limpá-los. Ele iria até a hora final - e além - ser seu servo sustentador "(“Ele os amou até o fim”, A Liahona, novembro de 1989, 25 - Jeffrey R. Holland)

O Salvador então explica a Seus discípulos o motivo desse serviço sagrado (ver João 13: 12-15):

12. Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, tornou a assentar-se à mesa, e disse-lhes: Entendeis o que vos fiz?

13. Vós me chamais Mestre e Senhor; e dizeis bem, porque eu o sou;

14. Pois se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns dos outros.

15. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.

É interessante que este serviço foi realizado para todos os apóstolos, mesmo aquele que em poucas horas trairia o Cristo. Cristo escolheu servir a todos, mesmo os mais indignos. E, no entanto, o exemplo foi dado. Ninguém deve estar isento de nosso amor ou serviço. Devemos seguir o exemplo de Cristo e colocar as necessidades dos outros antes dos nossos desejos e interesses pessoais. Quando prestamos serviço a todos, especialmente aos indignos, como Cristo fez, tornamo-nos altruístas.

“Uma pessoa altruísta é aquela que está mais preocupada com a felicidade e o bem-estar do outro do que com sua própria conveniência ou conforto, aquela que está disposta a servir a outra quando não é procurada nem apreciada, ou aquela que está disposta para servir até mesmo aqueles de quem ele ou ela não gosta. Uma pessoa altruísta demonstra disposição para se sacrificar, uma disposição para purificar de sua mente e coração desejos, necessidades e sentimentos pessoais. Em vez de buscar e exigir elogios e reconhecimento para si mesmo, ou a satisfação de seus próprios desejos, a pessoa altruísta atenderá a essas necessidades humanas para os outros. Lembre-se das palavras do Salvador ao ensinar seus discípulos em uma ocasião em que se buscava reconhecimento pessoal “ Mas Jesus, chamando-os a si, disse-lhes: (...) qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso servo; E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos.Porque o Filho do Homem também não veio para serservido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” (Marcos 10: 42-45.) (H. Burke Petersen, Conf. De abril de 1985).

O oposto de Cristo e abnegação ou altruísmo, é egoísmo.

“Egoísmo é fechar a porta para o serviço aos outros e recusar-se a permitir que outros nos sirvam com amor. Ao mesmo tempo, tentamos servir a nós mesmos ou exigir erroneamente o serviço de outros. Em sua forma mais simples, o egoísmo é manter para si mesmo aquilo que ele tem o poder de compartilhar com justiça. (...) De todas as influências que levam os homens a escolher o mal, o egoísmo é sem dúvida a mais forte. Onde há egoísmo, o Espírito do Senhor está ausente. Os talentos não são compartilhados, as necessidades dos pobres não são satisfeitas, os fracos não são fortalecidos, os ignorantes não são ensinados e os perdidos não são recuperados. (...) Visto em seu verdadeiro sentido, egoísmo é a ausência de empatia e compaixão. É o abandono da fraternidade, a rejeição do plano de Deus, o isolamento da alma. Assim como o altruísmo pode nos levar à exaltação e à vida eterna, o egoísmo pode nos levar à destruição. (Élder William R. Bradford, Assembleia Devocional da BYU, 27 de outubro de 1981)


Gostaria de dar um exemplo de como o egoísmo pode criar problemas em uma dupla, mas não queria que nenhum de vocês pensasse que eu estava falando sobre vocês. Então, deixe-me dar um exemplo de um casal que eu estava aconselhando há algum tempo. Eles estavam lutando com seu relacionamento e embora o marido estivesse disposto a fazer o que fosse necessário para salvar seu relacionamento com sua esposa e preservar a natureza eterna de sua família, que incluía filhos maravilhosos, a esposa não estava disposta a tentar. Depois de muitas horas aprendendo sobre a história da família e quais conflitos haviam se desenvolvido entre eles, pedi que fizessem um exercício separadamente. Pedi a cada um deles para listar seus cinco principais desejos em relação à vida em geral. Quais eram suas esperanças e sonhos?



Muitos de meus missionários já me ouviram perguntar a mesma coisa: “Se você tivesse uma varinha mágica e pudesse fazer as coisas acontecerem para melhorar suas circunstâncias, o que você desejaria?” (Desejar grandes quantias de dinheiro ou coisas assim não são permitidas.)



Quando olhei para as respostas que cada um me deu, não fiquei surpreso ao ver o que haviam escrito. O pai havia escrito desejos relacionados à sua família e a outras pessoas além dele. No entanto, a esposa havia escrito quatro coisas que queria para si mesma antes de escrever qualquer coisa relacionada a outras pessoas. Quando alguém se concentra primeiro em si mesmo, seus desejos são egoístas. Quando se concentram nos outros, representam atributos semelhantes aos de Cristo porque são altruístas. Até que a esposa compreenda essa diferença importante, será muito difícil para ela encontrar a felicidade em qualquer coisa que fizer ou em qualquer relacionamento que possa ter.



Nossos relacionamentos não precisam terminar em egoísmo destrutivo. Precisamos praticar o altruísmo e deixar de lado o egoísmo. Altruísmo significa exaltação e vida eterna. Temos dentro de nós imensas possibilidades de seguir o exemplo do Salvador no serviço abnegado.

Teremos oportunidades ilimitadas de praticar boas ações e servir com amor incondicional. Essas oportunidades estão ao nosso redor, se decidirmos ser altruístas e procurá-las. Devemos, como o Salvador, estender nossa mão para servir a todos ao nosso alcance.



Amamos vocês e desejamos o melhor para cada um de vocês.



Presidente e Sister Nixon



Comentários