Preparando-se para a Revelação Pessoal - Parte 3


Conforme apresentamos na semana passada, uma das partes mais importantes de nossa comunicação com o Pai Celestial é a capacidade de compreender e reconhecer os sussurros do Espírito. As impressões reveladoras vêm como impressões do coração e da mente. É importante identificar os muitos tipos diferentes de sussurros e como reconhecê-los.

Impressões da mente: As revelações do Espírito vêm à mente de várias maneiras. Eles podem vir como iluminação, luz e compreensão. Às vezes é simples relembrar coisas ou uma voz que ouvimos. Às vezes, são conselhos de líderes, sonhos, visões ou visitas.

A iluminação pode vir como um aumento de luz, conhecimento e compreensão. O Salvador nos instrui: “E que te iluminei a mente; e agora te digo estas coisas para que saibas que foste iluminado pelo Espírito da verdade” (D&C 6:15). Nosso profeta antigo, Harold B. Lee descreveu desta forma: “Quando vier a você coisas que sua mente não sabe, quando você tiver um pensamento repentino que vem à sua mente, se você aprender a dar atenção a essas coisas que vêm do Senhor, você aprenderá a andar pelo espírito de revelação.”

Relembrar coisas ensinadas anteriormente ou ter uma lembrança instantânea de nossa situação atual é outra inspiração do Espírito ao recebermos revelação. O Salvador ensinou: “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” (João 14:26).

Uma voz audível não é um meio comum de comunicação do Espírito, mas alguns recebem revelação por meio de uma voz clara e audível. Néfi e Leí receberam esta revelação, junto com aqueles que os encarceraram: “E aconteceu que quando ouviram essa voz, notaram que não era uma voz de trovão nem uma voz de ruído tumultuoso, mas eis que era uma voz mansa, de perfeita suavidade, semelhante a um sussurro que penetrava até o âmago da alma.” (Helamã 5:30).

O Senhor fala conosco por meio do conselho de Seus líderes escolhidos. Lembramos as palavras do Senhor: “O que eu, o Senhor, disse está dito (...) seja pela minha própria voz ou pela voz de meus servos, é o mesmo.” (D&C 1:38).

Por meio de sonhos ou visões, também recebemos revelação pessoal. Leí explicou: “Eis que tive um sonho; ou, em outras palavras, tive uma visão”(1 Néfi. 8:2).

As visitas de anjos podem nos visitar como uma forma de revelação pessoal. Um anjo foi enviado para reprovar Lamã e Lemuel (ver 1 Néfi 3:29). Foi um anjo que mostrou a Néfi uma visão (ver 1 Néfi 11:14). Um anjo revelou ao rei Benjamim as coisas que ele deveria dizer ao povo em seu sermão da torre (ver Mosias 3: 2). Os anjos apareceram a Alma (ver Alma 8:14) e também a Amuleque (ver Alma 10: 7).

Impresões ao coração: A vontade do Senhor é revelada por meio dos sentimentos do coração. Para recebê-los, devemos ser dignos e estar em sintonia com o Espírito. Também devemos ser sensíveis a esses sentimentos. Esses sentimentos vêm de várias maneiras. Eles podem ser descritos como pacíficos, calorosos ou atraentes. Se precisarmos mudar de direção, pode ser um estupor de pensamento. Se estivermos preparados para recebê-los com o coração sincero, poderemos senti-los.

O mais comum e frequente desses sussurros do coração são os sentimentos de paz. Esses sentimentos de paz são a prova de que o Espírito está testemunhando de nós. “Não dei paz a tua mente quanto ao assunto? Que maior testemunho podes ter que o de Deus” (D&C 6:23).

Sentimentos espirituais calorosos e ardentes também são respostas frequentes do Senhor quando recebemos Sua revelação. Esses sentimentos são instruções específicas que recebemos para nossas perguntas se algo está certo. Ele declarou que o fará, “farei arder dentro de ti o teu peito; portanto, sentirás que está certo.” (D&C 9: 8). Mórmon o descreveu da seguinte maneira:

“Penetrou-lhes na própria alma e fez-lhes arder o coração.” (3 Néfi. 11: 3).

Às vezes, temos um sentimento compeidor ou premente como nossa resposta do Senhor. Esses sentimentos trazem uma sensação de urgência, uma sensação de inquietação e uma sensação de segurança. Um sentimento compelidor é um sentimento urgente. É caracterizado por uma sensação de urgência, uma sensação de inquietação e uma sensação de segurança. Foi o sentimento que Néfi experimentou quando recebeu a ordem de matar Labão (ver 1 Néfi. 4:10). O Profeta Joseph Smith descreveu isso como ocupando a mente e pressionando nossos sentimentos.

Às vezes, pedimos respostas ao Pai Celestial e Sua resposta para nós é uma impressão distinta de que não estamos indo na direção certa. Esse sentimento virá como um estupor de pensamento ou confusão. Ele nos diz especificamente como reconhecer essas situações à medida que buscamos revelação: “Mas se não estiver certo, não terás tais sentimentos; terás, porém, um estupor de pensamento que te fará esquecer o que estiver errado” (D&C 9 : 9). Às vezes, quando estou orando para confirmar uma decisão que tomei, esqueço sobre o que estava orando. A mensagem é que tomei a decisão errada.

Ao buscarmos receber revelação e identificar os sussurros à medida que chegam, pode ser importante lembrar que o processo de revelação ocorre com mais frequência na forma mais simples. O Presidente Kimball disse certa vez: “O grande volume de revelação (…) chega aos profetas de hoje de uma forma menos espetacular - com impressões profundas, mas sem espetáculo, glamour ou eventos dramáticos que o acompanham.” O conselho para nós é que, se esperamos o espetacular, podemos não estar sintonizados com o fluxo simples e constante da comunicação revelada. A meta é fazer nossa parte para nos preparar e orar, e então reconhecer que os sussurros podem vir como uma simples “voz mansa e delicada”.

O Élder Boyd K. Packer dá uma visão adicional sobre o recebimento de revelação: “O Espírito não chama nossa atenção gritando ou apertando-nos com força. Em vez disso, ele sussurra. Ele acaricia tão suavemente que, se estivermos preocupados, talvez nem o sintamos (...) ocasionalmente, ele pressionará com firmeza o suficiente para que prestemos atenção. Mas na maioria das vezes, se não dermos atenção ao sentimento gentil, o Espírito se retirará e esperará até que venhamos buscar e [estejamos] ouvindo”. Se estivermos preparados por meio da obediência e da oração, e não estivermos preocupados, seremos capazes de reconhecer os sussurros. Se tivermos a intenção de ouvir e estivermos ouvindo, ouviremos e sentiremos o sussurro, ou a "voz mansa e delicada".

Finalmente, ouça as palavras reveladoras de nosso Profeta Russell M. Nelson: “Reitero meu apelo a vocês para que façam tudo o que estiver a seu alcance para ampliar sua capacidade espiritual de receber revelação pessoal. (...) Com reverência e gratidão, como apóstolos Dele, convidamos todos a saber — assim como nós sabemos — que os céus estão abertos. Afirmamos que Deus está desvendando Sua vontade para Seus amados filhos e filhas. (...) Nosso Pai sabe que quando estamos cercados de incerteza e medo, o que mais nos ajuda é ouvir Seu Filho. (...) Isso acontece porque quando procuramos ouvir — realmente ouvir — Seu Filho, somos guiados para saber o que fazer em qualquer circunstância.”

Nós te amamos e desejamos para você o fluxo constante de revelação pessoal, porque sabemos que isso nos ajudará muito, a “ouvi-Lo”.

Presidente e Sister Nixon

Comentários