Joias Raras


Hoje é o Dia Internacional da Mulher. Este dia é comemorado para reconhecer as conquistas das mulheres em todas as esferas da vida. Especificamente hoje, queremos celebrar as Sisteres de nossa missão que contribuem para o nosso sucesso ao servir, ministrar e ensinar para coligar o povo escolhido do Senhor.

Provérbios 31:10 “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubis.”

Adoramos que, nesta escritura, uma mulher seja comparada a pedras preciosas, ao rubi e a outras pedras preciosas igualmente ou mais preciosas. No entanto, o conselho para ser virtuoso é um conselho dirigido a homens e mulheres de Deus.

Rubi é uma entre as quatro pedras preciosas, outras sendo esmeralda, diamante e safira. O nome rubi é um derivado do termo latino “ruber” que significa “vermelho”. Em algumas culturas, a pedra vermelha escura representava nobreza e pureza. A gema é mencionada quatro vezes no texto bíblico e, em cada uma delas, foi associada aos atributos de sabedoria e beleza.

Em algum ponto, milhões de anos atrás, as rochas-mãe dentro da crosta terrestre foram submetidas a pressões intensas e altas temperaturas, fazendo com que os átomos se recombinassem em novas rochas metamórficas (alteradas) que incluíam rubis e safiras.

Os diamantes foram formados há mais de 3 bilhões de anos nas profundezas da crosta terrestre sob condições de intenso calor e pressão que fazem com que os átomos de carbono se cristalizem, formando diamantes.

As esmeraldas são formadas quando o berílio, o alumínio, o silício e o oxigênio se unem para criar o mineral Berilo. As condições corretas de temperatura e pressão podem ser o início da formação de esmeraldas.

Mais tarde, as placas tectônicas em movimento e os vulcões em erupção carregaram todas essas rochas com suas pedras preciosas para a superfície, onde foram encontradas, cortadas e polidas para se tornarem pedras preciosas e valiosas.

Como pedras preciosas, fomos formados há milhões de anos em nosso estado pré-mortal. Somos filhos de pais celestiais amorosos. Temos todos os ingredientes, composições e atributos perfeitos para nos tornarmos algo de valor infinito. Muito parecido com a forma como as pedras preciosas se formam, estamos aqui neste estado terreno, e estamos sujeitos a esta existência mortal onde teremos que passar por intensa pressão e um processo de refinamento para nos tornarmos o que realmente devemos ser.

Essa mudança não acontece rapidamente, mas ao longo de toda a nossa vida. Além disso, durante nossa existência aqui, também estamos sujeitos ao Mestre Lapidário.

O propósito do lapidário ao criar uma pedra preciosa não pode ser exagerado. O lapidário começa com o que parece ser uma pedra áspera de cor comum. Ele estuda detalhadamente a matéria-prima, mapeando meticulosamente todos os melhores atributos da pedra bruta. Uma pedra bruta importante levará muitos, muitos meses de estudo antes que o primeiro corte seja feito e todo o seu potencial revelado. Um aspecto importante do lapidário é remover as falhas grandes e perceptíveis contidas na pedra. O cortador de pedras com precisão laser, corta a matéria-prima para mostrar o que a pedra tem de melhor. Eventualmente, a matéria-prima é cortada repetidamente e alterada para que em vez de parecer uma pedra de cor comum, uma pedra preciosa rara e valiosa apareça.

O Mestre Lapidário, Jesus Cristo pode estar trabalhando em nossas vidas. Ele, com seu conhecimento infinito, conhece todo o nosso potencial futuro. Ele pode trabalhar com precisão a lazer, dando-nos as experiências de que precisamos para mostrar nossos talentos. E, o mais importante, quando nos arrependermos, o Mestre Lapidário pode remover as falhas e inclusões que são encontradas em nossa matéria-prima. Então, em algum ponto no futuro, em vez da pedra comum, podemos ser uma gema sem falhas, perfeita e eterna em Seu Reino.

Para que o Mestre Cortador de Pedras possa trabalhar em nossas vidas, precisamos nos voltar para a virtude e aprender a viver com a virtude em todos os aspectos de nossas vidas. Virtude é a qualidade de ser moralmente bom. No início, virtude significava masculinidade ou bravura, mas com o tempo tornou-se um senso de excelência moral. A virtude também pode significar excelência em geral.

Leia o que a Sister Elaine Dalton disse sobre a virtude: “A virtude é um pré-requisito para entrarmos nos templos santos do Senhor e para receber a orientação do Espírito. A virtude ‘é um padrão de pensamento e conduta baseado em elevados padrões morais’ (Pregar Meu Evangelho). Ela compreende a castidade e a pureza moral. A virtude começa no coração e na mente. Ela é nutrida no lar. Ela é o resultado do acúmulo de milhares de pequenas decisões e ações. Virtude, cuja raiz latina, “virtus”, significa força, não é uma palavra que ouvimos muito na sociedade de hoje. Mulheres e homens virtuosos possuem uma calma dignidade e força interior. Têm confiança porque são dignos de receber o Espírito Santo e de ser guiados por ele.” (Elaine Dalton 2008)

Leia a magnífica promessa para todos os que se concentram em viver com virtude. “Que a virtude adorne teus pensamentos incessantemente; então tua confiança se fortalecerá na presença de Deus; e a doutrina do sacerdócio destilar-se-á sobre tua alma como o orvalho do céu. (...) O Espírito Santo será teu companheiro constante e teu cetro, um cetro imutável de retidão e verdade; e teu domínio será um domínio eterno e, sem ser compelido, fluirá para ti eternamente” (D&C 121:45-46)

Quem não deseja ter confiança na presença de Deus ou do Espírito Santo como seu companheiro constante? Cada um de nós tem o potencial de se tornar uma joia rara no Reino de nosso Pai. Prometemos que, à medida que nos voltamos para a virtude e deixamos nosso Salvador trabalhar como o Mestre Lapidário, seremos transformados e formados para alcançar nosso potencial eterno e real.

Amamos vocês e consideramos cada um de vocês uma joia rara na Missão Brasil Fortaleza Leste.

Presidente e Sister Nixon

Comentários