Preparando-se para a Revelação Pessoal - Parte 2

Na semana passada, apresentamos ensinamentos sobre a preparação para a revelação pessoal. Examinamos a vida de Daniel e sua dedicação e devoção ao Senhor. Aprendemos que em circunstâncias extremas, Daniel sempre foi um exemplo de retidão. Por causa de sua obediência contínua ao longo de uma vida inteira, o Senhor confiou nele com revelações para si mesmo, para aqueles a quem serviu e para todos os filhos de Deus.

Em nosso estado pré-mortal, nosso Pai Celestial nos aconselhou e corrigiu. Fomos ensinados, iluminados e edificados em Sua presença. Agora, aqui em nosso estado terreno, nosso Pai Celestial ainda deseja continuar a se comunicar conosco e nos dar conselhos e correção. Para que possamos operar nossa salvação aqui nesta vida, existem algumas realidades espirituais de que precisamos.

Precisamos de revelação, que é o conselho e a correção de um amoroso Pai Celestial. Precisamos do conhecimento e da sabedoria que advém da revelação para navegar em nossos desafios durante esta experiência terrena e para as recompensas eternas nos reinos futuros. Individualmente, cada membro da Igreja pode vir a conhecer a verdade e divindade do Evangelho, pode ter os sussurros do Espírito em seu coração e alma e, além disso, pode ter visões, ter sonhos e receber toda a sabedoria e conhecimento que foi concedido a seguidores fiéis do Salvador em qualquer dispensação.

A revelação pode e deve ser recebida por todo filho de Deus. Cada um dos filhos de Deus é precioso aos Seus olhos. Como nosso Pai Celestial opera de acordo com os princípios da lei eterna, universal e que nunca muda, qualquer pessoa que cumprir a lei que lhe dá o direito de obter revelação, pode saber as coisas do Espírito. A revelação está disponível para todos os que cumprem a lei. Em última análise, as coisas que são importantes são as coisas de Deus ou conhecimento espiritual.

O Élder Bruce R. McConkie ensinou “. . . você não obtém (conhecimento espiritual) em sua vida até que se torne uma questão de experiência pessoal - até que você sinta algo em sua alma, até que haja uma mudança em seu coração, até que você se torne uma nova criatura do Espírito Santo.”

A revelação é um processo. É o processo de aprender como chegar ao conhecimento das coisas de Deus sintonizando o espírito dentro de nós com o Espírito eterno de Deus, o Espírito Santo. Quais são alguns princípios sagrados de ação que se aplicam ao embarcarmos neste processo de revelação? O processo de revelação é governado pelos princípios de preparação, oração e inspiração (ou Blims!).

Preparação: Já enfocamos a preparação necessária para receber revelação em nossa discussão sobre 
Daniel e sua vida de obediência. A obediência é essencial na preparação para receber revelação pessoal. O Salvador prometeu, “Mas ao que guarda meus mandamentos darei os mistérios de meu reino” (D&C 63:23). Além disso, há outras ações preparatórias necessárias ao nos prepararmos para a revelação.

1. Arrependimento. O arrependimento é uma ação preparatória para receber revelação. “E a remissão de pecados traz mansidão e humildade; e a mansidão e a humildade resultam na presença do Espírito Santo.” (Morôni 8:26)

2. Estudo das Escrituras. Observe a promessa contida nas palavras de Néfi: “Por isto eu vos disse: Banqueteai-vos com as palavras de Cristo; pois eis que as palavras de Cristo vos dirão todas as coisas que deveis fazer.” (2 Néfi 32:3).

3. Jejum. “Isto, porém, não é tudo; haviam-se devotado a muita oração e jejum; por isso tinham o ... espírito de revelação.” (Alma 17:3).

4. Espírito de reverência. O Salvador disse: “E em tempos passados, vossa mente escureceu-se por causa da descrença e porque tratastes com leviandade as coisas que recebestes.” (D&C 84:54). Ele aconselhou: “Não trates com leviandade as coisas sagradas.” (D&C 6:12). A revelação deve ser recebida com reverência.

Pergunte em oração: Lembre-se de que Daniel fez da oração um importante processo de revelação. Devemos fazer uma petição ou pedir a Deus respostas espirituais. A oração é uma comunicação sagrada com a Deidade, nosso Pai Celestial. Outros aspectos importantes de nossas orações incluem:

1. Ore sempre. “Orai a ele continuamente durante o dia e dai graças ao seu santo nome durante a noite.”(2 Néfi 9:52).

2. Seja humilde. “Sê humilde; e o Senhor teu Deus te conduzirá pela mão, e te dará resposta às tuas orações.” (D&C 112: 10).

3. Pondere antes e enquanto ora. O Profeta Joseph disse: “E enquanto meditávamos sobre essas coisas, o Senhor tocou os olhos do nosso entendimento e eles se abriram.” (D&C 76:19). Não hesite em escrever os sussurros, mesmo que seja no meio de sua oração.

4. Ore com fé e peça coisas que sejam certas. “E tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, que seja justo, acreditando que recebereis, eis que vos será dado.” (3 Néfi 18:20).

Inspiração: Uma das partes mais importantes de nossa comunicação com o Pai Celestial é a capacidade de compreender e reconhecer a inspiração do Espírito. O Profeta Joseph Smith explicou: “Todas as coisas que Deus em sua infinita sabedoria achou por bem e apropriado nos revelar, enquanto vivemos na mortalidade (…) são reveladas a nosso espírito exatamente como se não tivéssemos corpo algum; e aquelas revelações que irão salvar nosso espírito irão salvar nossos corpos.” Esta explicação nos ensina a importância desses sussurros espirituais e, portanto, a importância de reconhecê-los. Os impulsos reveladores vêm como impulsos do coração e da mente. Estamos aprendendo durante nossas conferências de zona esta semana como os espíritos falam com os espíritos e como reconhecemos um "Blim!" de Deus e um "Blim!" do adversário.

Lembremo-nos de uma parte importante do ensino do Élder McConkie. A revelação é algo que deve ser sentido e experimentado em sua alma, até que você se torne uma nova criatura, pronta e sensível a todos os sussurros, ensinamentos e revelações do Espírito Santo.

Desejamos que você pondere sobre essas verdades eternas ao buscar revelação pessoal. Amamos você e, em última análise, desejamos para você as coisas de Deus, conhecimento espiritual e revelação pessoal, pois é um dos maiores dons concedidos por nosso amoroso Pai Celestial.

Nós te amamos, Presidente e Sister Nixon

Comentários