Mudança - Linha sobre Linha


Na semana passada, no Informativo, apresentamos o conceito de mudança no que diz respeito à transferência, a saída de missionários e a chegada de novos missionários. Nesta semana, sugerimos que cada um de nós pense na mudança de uma maneira mais pessoal.

Ao nascermos nesta existência mortal, recebemos a bênção de aprender e crescer com nossos erros. Pense sobre essa afirmação. Essa experiência de vida é sobre aprender e crescer, às vezes por causa de nossos erros. Nosso Pai Celestial sabia que todos nós cometeríamos erros. Mas esses erros não precisam nos definir. Uma das grandes bênçãos do plano do Pai Celestial é que a possibilidade de mudança está sempre disponível. E com a mudança, também está disponível a promessa oculta de progresso, felicidade e uma vida melhor. Mudança é o que nos ajuda a ser quem devemos ser.

“Imagine-se como uma casa viva. Deus entra para reconstruir aquela casa. A princípio, talvez você possa entender o que Ele está fazendo. Ele está consertando os ralos e estancando os vazamentos no telhado e assim por diante: você sabia que esses trabalhos precisavam ser feitos e, portanto, não está surpreso. Mas agora ele começa a bater na casa de um jeito que dói abominavelmente e não parece fazer sentido. O que Ele está fazendo? A explicação é que Ele está construindo uma casa bem diferente daquela em que você pensou - lançando uma nova asa aqui, colocando um andar extra ali, elevando torres, fazendo quintals. Você pensou que seria transformado em uma casinha decente: mas Ele está construindo um palácio” (C. S. Lewis, Mere Christianity, New York: MacMillan Co., 1960, p. 160).

Mudança é um princípio eterno usado por nosso Pai Celestial para ajudar-nos a ser quem precisamos ser. Nosso Pai Celestial e Jesus Cristo esperam que usemos o grande dom desta vida e suas muitas mudanças, para crescer e aprender a nos tornarmos mais semelhantes aos nossos criadores. Como filhos de Deus, temos o poder de usar as mudanças que acontecem em nossas vidas para direcionar nosso crescimento. Não basta crescer. Até mesmo as ervas daninhas e o joio bíblico podem fazer isso. O que se espera de nós é que usemos as mudanças para moldar nosso crescimento. Quando sentimos que não há sentido em como a vida nos derrubou ou nos derrotou, pense, em vez disso, que essa dor pode ser a própria mudança que nos leva a uma vida melhor. Às vezes, a “dor incômoda” da mudança pode ser um grande motivador.

Quando estamos motivados, nos disciplinamos e cultivamos um domínio maior que no final nos tornará dignos de associação com o Pai Celestial e Seu Filho.

Como podemos crescer e desenvolver disciplina e autodomínio? As escrituras indicam que é “linha sobre linha, preceito sobre preceito”. (D&C 98:12) Aprendemos a dominar tudo, um conceito por vez. O Senhor explicou-nos esta grande verdade: “Darei aos filhos dos homens, linha sobre linha, preceito sobre preceito, (…) e abençoados os que dão ouvidos aos meus preceitos e escutam os meus conselhos, porque obterão sabedoria; pois a quem recebe darei mais; e dos que disserem: Temos o suficiente, deles será tirado até mesmo o que tiverem.” [2 Nefi 28:30]

Algumas sugestões adicionais conforme começamos a permitir que as mudanças afetem nossa vida para melhor.

Peça instruções: quando estamos em um ponto de parada e não sabemos como seguir em frente. É bom verificar com Aquele que fez o plano. Deus nos conhece - e nossos pontos cegos espirituais. Se perguntarmos humildemente: "Para onde vou a partir daqui, e o que ainda me falta?" Ele vai nos inspirar e nos conduzir ao caminho que trará mais alegria.

Pense pequeno: pequenos ajustes ao longo do tempo podem nos trazer um maior crescimento. Normalmente, são as pequenas mudanças ou passos à frente, em vez de saltos dramáticos, que nos levam ao destino final. Seja paciente e lembre-se do conselho de "linha sobre linha e preceito sobre preceito". São passos pequenos, mas seguros.

Estudar e refletir: A reflexão sobre o que estudamos nos ajuda a ver o progresso em nosso crescimento. Se você não está estudando diariamente O Livro de Mórmon e Pregar Meu Evangelho, então arrependa-se e comprometa-se como uma dupla a fazê-lo. Quando nos comprometemos com um programa diário de estudo e reflexão, permitimos mudanças graduais e eternas em nossa vida.

Continue tentando: O Presidente Thomas S. Monson ensinou: “Um dos maiores dons que Deus nos deu é a alegria de tentar novamente, pois nenhum fracasso precisa ser o último”. Se no princípio você não conseguir, tente, tente novamente. “Deus Se importa mais com quem somos e com quem estamos nos tornando do que com quem já fomos. Ele quer que continuemos tentando fazer o melhor.” (Elder Renlund 2015 abril, Conferência Geral)

Ao refletir sobre as possibilidades de mudança, esperamos que sua visão tenha mudado! Esperamos que você possa se ver como o Pai Celestial o vê. Lembre-se de que Deus está fazendo um palácio com seus planos para uma pequena cabana. A grande bênção do plano do Pai Celestial é que a possibilidade de uma mudança positiva está sempre disponível. Mudança é o processo que nos motivará a ser quem devemos ser. Oramos por você enquanto faz as mudanças necessárias para crescer e se tornar o que nosso Pai Celestial planejou para você.

Nós te amamos, Presidente e Sister Nixon

Comentários