Vejam O Quanto Subimos

Ao nos aproximarmos do fim de 2020, pode parecer natural nos concentrarmos em todas as dificuldades que enfrentamos durante o ano passado. Em vez disso, sugerimos que você adote outra abordagem, que faça uma pausa para refletir o quão longe você chegou. A seguinte experiência contada por Matthew O. Richard-son na Conferência Geral de outubro de 2011 ilustra esse ponto.

“Há muitos anos, meus filhos e eu escalamos o monte South Sister, uma montanha de 3.157 metros de altitude, em Oregon. Após várias horas, encontramos uma longa ladeira de 45 graus de incli-nação, formada por minúsculos pedregulhos vulcânicos. Com o topo à vista, procuramos avançar com determinação, mas desco-brimos que, a cada passo, nossos pés afundavam nos pedregulhos, fazendo-nos recuar vários centímetros. Meu filho de doze anos de idade avançou sozinho, enquanto eu fiquei com minha filha de oito anos. Logo o cansaço e o desânimo tomaram conta e ela ficou muito triste, achando que não conseguiria reunir-se com o irmão no topo. Meu primeiro impulso foi o de carregá-la. Meu espírito estava disposto, mas infelizmente meu corpo estava fraco. Senta-mo-nos nas pedras, avaliamos a situação e elaboramos um novo plano. Eu disse a ela que pusesse as mãos dentro dos bolsos de trás da minha calça, segurasse firme e — o mais importante — assim que eu erguesse o pé para dar um passo, ela devia rapida-mente colocar seu pé naquele lugar. Ela imitou cada movimento que eu fazia e aproveitou o impulso que eu lhe dava, agarrando-se a meus bolsos. (...) Concordamos que, a cada vez que parássemos para recuperar o fôlego, em vez de concentrar-nos em quanto ainda faltava, imediatamente nos viraríamos e olharíamos para baixo. Contemplávamos, então, a paisagem e dizíamos uns aos outros: “Vejam o quanto subimos”. Depois, respirávamos fundo, nos virávamos rapidamente, olhávamos para cima e começávamos a escalar de novo, um passo por vez. (...) Depois do que pareceu ser uma eternidade, conseguimos chegar ao topo da montanha. A expressão de triunfo e satisfação no rosto dela não tinha preço. ”

Durante o ano passado, estivemos escalando nossa montanha de forma figurativa, um passo fiel de cada vez. Estamos construindo o Reino de Deus, um converso fiel ou menos ativo por vez. Vimos você superar desafios inacreditáveis para encontrar, ensinar e convidar outras pessoas a chegarem-se a Cristo. Você aprendeu novas habilidades e usou novas ferramentas em seus esforços. Você trabalhou sob fortes restrições; ainda assim, com fé, coragem e esperança, você seguiu em frente. Você se arrependeu quando necessário, abandonou hábitos antigos e improdutivos e adquiriu nova fé e esperança para o futuro.

O irmão Richardson explicou que o sucesso de sua filha foi o resultado de seu esforço diligente e de quão bem ela caminhava da maneira como ele caminhava. Enquanto ela sincronizava seu movimento com o dele, eles alcançaram um ritmo juntos, permitindo que toda sua energia fosse utilizada para atingir seu objetivo.

Esse é o caso quando sincronizamos diligentemente nossas ações com o Salvador. Quando o seguimos; quando colocamos nossos pés em Seus passos; quando duplicamos cada ação que o Salvador realizaria; e quando confiamos na elevação que advém de fazer o que o Salvador faria em qualquer circunstância, podemos utilizar todo o nosso potencial e energia. Além disso, em vez de focar em quanto mais longe precisamos ir, paramos, apreciamos a paisagem e, felizmente, olhamos para "o quanto subimos"! Então, com determinação, nos voltamos para continuar nossa subida, um passo de cada vez, seguindo com exatidão Ele que pode nos elevar a novas alturas.

Elderes e Sisteres, do nosso ponto de vista, vemos sua bondade e potencial. Sabemos que suas vidas têm suas dificuldades e desafios. Também vemos “o quanto subiram” ao seguir o Salvador em obediência e que alturas deslumbrantes vocês alcançaram! Sentimos seu amor pelo Salvador e Seu amor por cada um de vocês. Acreditamos na promessa pessoal do Senhor, “(...) pois irei adiante de vós. Estarei à vossa direita e à vossa esquerda e meu Espírito estará em vosso coração e meus anjos ao vosso redor para vos suster” (D&C 84:88). Com essa promessa, podemos continuar subindo dando mais um passo. Com essa garantia, subiremos a alturas espirituais nunca antes imaginadas.

Nossa responsabilidade é participar do “trabalho mais importante que está acontecendo no mundo hoje; a coligação de Israel ” (Presidente Nelson). Este trabalho mudará o mundo para melhor enquanto reuniremos uma pessoa de cada vez. Nossa jornada não é comum. Será um desafio. Pode ser difícil. Porém, com certeza valerá a pena.

Em uma dispensação anterior, Moisés disse aos filhos de Israel, “Sede fortes e corajosos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará” (Deuteronômio 31:6). Testificamos que isso é verdade. O Senhor teu Deus não nos deixará, nem nos desamparará, mas irá conosco a cada passo que subirmos. Porque Ele está conosco, seremos capazes de olhar para trás e exclamar: “Vejam o quanto subimos! ”

Amamos cada um de vocês. Estamos muito orgulhosos de quão longe vocês chegaram! Estamos ansiosos para a jornada maravilhosa de 2021 e os milagres que este ano trará.

Presidente e Sister Nixon

Comentários

  1. Amei esse Texto , também sou Grato por ter sido parte desta Missão maravilhosa

    ResponderExcluir

Postar um comentário