O Milagre do Maná

 


Os filhos de Israel ficaram sem comida no deserto, quando Jeová disse a Moisés:  “Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá cada dia a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não. ” (Êxodo 16:4)  O Senhor estava disposto a fornecer tudo o que os filhos de Israel precisassem e isso foi uma grande bênção para os filhos de Israel, mas a bênção veio com certas restrições e regras. Primeiro, eles poderiam levar o que precisassem, alguns mais e outros menos, mas todos tinham o suficiente para suas necessidades. Em segundo lugar, eles não deveriam colher mais do que o necessário e tentar guardá-lo para o dia seguinte; se o fizessem, fedia e ficaria cheio de vermes. No entanto, no sexto dia, eles receberam a ordem de reunir o dobro do que precisavam, cozinhá-lo e guardá-lo para o sábado, e ele não federia nem teria vermes. Não havia maná fornecido no sábado. E os filhos de Israel comeram maná no deserto e desfrutaram desse milagre por 40 anos.

Em um discurso do Élder D. Todd Christofferson, ele disse: “[Jeová] os estava ensinando a (…) andar com Ele hoje e confiar que Ele concederá uma quantidade suficiente de alimento para o dia seguinte, e assim por diante. ” (Give Us This Day Our Daily Bread, 2011, D. Todd Christofferson)

Estamos em nossa própria jornada e o Senhor nos deu uma grande bênção de tecnologia que podemos usar todos os dias. Essa tecnologia pode nos ajudar em nosso trabalho e tem a capacidade de nos dar tudo de que precisamos para coligar Israel, porém, também vem com certas restrições e regras.

As regras para o uso da tecnologia vêm diretamente do Senhor. São muito parecidas com as restrições ao uso do maná. Quando usados ​​e aplicados corretamente, dentro dos mandamentos do Senhor, eles são capazes de realizar os milagres de que precisamos. Essas regras e restrições nos ensinam como 'andar com Ele hoje e confiar que Ele concederá o suficiente para hoje, no dia seguinte e no dia seguinte, e assim por diante.'

O Élder Christofferson também disse: “Ao tomar decisões no dia a dia, podemos lentamente mas seguramente nos achegar ao Senhor e evitar que influências desagradáveis ​​se tornem parte de nossa vida. Ser consistente em passos aparentemente pequenos e diários é um princípio fundamental para realizar qualquer grande obra, incluindo fé e obediência ao Senhor. ‘E de pequenas coisas provém aquilo que é grande’ (D&C 64:33). Na realidade, não há muitas coisas em um dia que sejam totalmente sem significado (. . .) Mesmo o mundano e repetitivo podem ser blocos de construção minúsculos, mas significativos que com o tempo estabelecem a disciplina, o caráter e a ordem necessários para realizar nossos planos e sonhos. ” (Give Us This Day Our Daily Bread, 2011, D. Todd Christofferson)

A questão para cada um de nós ponderar é: “Há alguma coisa pequena e repetitiva que estou fazendo que está estabelecendo meu caráter? ” Essas coisas pequenas e repetitivas estão estabelecendo um caráter de bondade que me trará para mais perto do Senhor e me ajudará a cumprir a disciplina e meus objetivos e expectativas em minha missão? Ou essas coisas pequenas e repetitivas estão estabelecendo algo desagradável em minha vida? Meu comportamento está afetando negativamente minha capacidade de ser um missionário eficaz? Como o maná, minhas escolhas estão atrapalhando a eficácia do meu uso da tecnologia? As decisões que estou tomando no dia a dia, especialmente as que dizem respeito às bênçãos da tecnologia, estão me aproximando do Senhor?

Quando o maná foi fornecido pelo Senhor, certamente houve aqueles que disseram:

·         “Certamente não importa se eu juntar extra para amanhã, para poder dormir amanhã de manhã. ”

·         “Posso juntar um pouco de maná extra para comer um lanche da meia-noite. ”

·         “Por que não posso aproveitar de geleia e mel com meu maná? ”

 

Quantos de nós nos pegamos pensando essas coisas durante a semana? Sabemos que é difícil ser 100% obediente no que diz respeito ao uso da tecnologia, mas se pudermos desenvolver esses ótimos hábitos, nosso maná não “federá” e não pegará “vermes”. Gostamos de pensar que vale a pena obedecer a todas as regras da tecnologia e receber o maná (milagres) que virá como resultado.

A tecnologia que estamos autorizados a usar nos ajudará a melhorar nosso planejamento, localização, aprendizagem, ensino e comunicação com outras pessoas. Ao usarmos a tecnologia para cumprir nosso propósito e desenvolver hábitos adequados de tecnologia, seremos abençoados agora e no futuro, muito depois de nosso serviço missionário terminar.

 

Lembre-se de que você deve prestar contas ao Senhor e aos seus líderes tanto pelo que faz com a tecnologia quanto por como o faz. A atitude que você tem em relação ao uso de ferramentas digitais no cumprimento de seu ministério é “um reflexo de seu amor por seu Pai Celestial e Seu Filho e de seu respeito pelo sacerdócio” (Pregar Meu Evangelho, p. 155)

 

O Senhor concedeu a Israel a bênção do maná por 40 anos, com a condição de que fosse usado corretamente. Teremos a bênção, ou maldição, da tecnologia por toda a nossa vida, com base na condição de como escolhermos usá-la.

 

Amamos você e sabemos que isso ajudará o Senhor a realizar milagres através de você.

 

Presidente e Sister Nixon

Comentários