Não Há Crescimento Em Uma Zona de Conforto e Não Há Conforto Em Uma Zona de Crescimento

 


Quando comecei minha carreira em 1984 como um novo funcionário em uma empresa de consultoria global, eu não tinha ideia do que deveria fazer. Gradualmente, trabalhei duro para aprender minhas responsabilidades e segui as instruções dadas a mim por aqueles que estavam supervisionando meu trabalho. Quando finalmente me senti muito confortável com o que estava fazendo, fui promovido a uma nova posição. O processo recomeçou onde eu não fazia ideia do que estava fazendo, mas era capaz de aprender, crescer e desenvolver minhas habilidades. Isso se repetiu cerca de cinco vezes nos dez anos seguintes, até que me tornei sócio da empresa. Mais uma vez, senti uma enorme responsabilidade, mas agora como não havia ninguém supervisionando meu trabalho, tive que descobrir por conta própria. Se eu tivesse continuado em minha responsabilidade original, nunca teria progredido além desse nível. Era importante para mim sair da minha zona de conforto e entrar em uma zona de crescimento. Quanto mais vezes eu fazia isso, mais bem-sucedido eu era na minha carreira.

Em 1840, Wilford Woodruff e outros apóstolos viajaram para a Inglaterra para fazer o trabalho missionário. Enquanto estava lá, um jovem de 14 anos, Thomas Steed foi convertido à Igreja e teve maravilhosas experiências espirituais. Poucos anos depois, Thomas emigrou para a América, chegando a Nauvoo em 1844 e registrando isso:

“O Profeta Joseph Smith estava na doca. À primeira vista, percebi que era ele, por sua nobre expressão. Ele veio a bordo para apertar as mãos e nos receber com muitas palavras encorajadoras, e expressar sua gratidão por termos chegado em segurança. Como ele não pôde ficar conosco, ele enviou o apóstolo George A. Smith para pregar a bordo do barco. "Por que você veio aqui?" ele perguntou. “Ser instruído nos caminhos do Senhor”, respondeu alguém. [O apóstolo Smith disse:] “Eu digo a você que você chegou ao ponto de colher o trigo e você terá que passar pelo moinho de ventilação, onde a palha será soprada e o trigo permanecerá”. (Os problemas para o povo de Nauvoo estavam apenas começando). [Vida de Thomas Steed, páginas 8–10]   

O que você acha que passou pela cabeça daqueles que acabaram de chegar a Sião? Eu acredito que eles estavam procurando descanso e apoio - não vidas difíceis, especialmente onde os "puros de coração" moravam! Mas, os “puros de coração” devem crescer e dominar algo para chegar ao estado sionista particular! Por que existem provações e adversidades na vida? Elder Richard G. Scott indicou que uma razão pode ser que provações e adversidades venham nos ajudar a crescer e se desenvolver. “Quando essas provações não são consequências de sua desobediência, elas são uma evidência de que o Senhor sente que você está preparado para crescer mais. (. . .) Ele, portanto, oferece experiências que estimulam o crescimento, a compreensão e a compaixão que o polem para o seu benefício eterno. Para levá-lo de onde você está para onde Ele quer que você esteja, é preciso muito alongamento, o que geralmente implica desconforto e dor. [“Confie no Senhor”, A Liahona, novembro de 1995, pp. 16–17]

Que diferença faria se pudéssemos olhar através do nosso alongamento, desconforto e dor e perceber que, na verdade, estamos crescendo em compreensão e compaixão e estamos sendo polidos para nosso benefício eterno! Isso realmente soa como algo maravilhoso. Se lembrarmos que nosso Pai Celestial quer que sejamos como Ele, e que, ao superarmos essas experiências, estaremos nos tornando mais como Seu Filho, Jesus Cristo e nosso Pai Celestial, chegaremos mais perto de onde Ele deseja que estejamos.

O Élder Henry B. Eyring disse: “Assim, a grande prova da vida é (. . .) não é enfrentar as tempestades, mas escolher o certo durante as tempestades.  (Preparação Espiritual: Começar Cedo e Ser Constante, Élder Henry B. Eyring, Liahona, Nov 2005.)  Isso introduz outro princípio de testes que precisamos aprender. Existem duas maneiras de abordar os ensaios.

A primeira abordagem nos leva a ser influenciados pelo adversário. Somos infiéis, desprovidos de estímulos espirituais e uma recusa em procurar ajuda divina. Lamã e Lemuel exemplificaram esse tipo de reação quando surgiram dificuldades e elas não se voltaram para a oração pela compreensão. Em vez disso, eles usaram seu próprio raciocínio falho. Néfi perguntou se eles haviam consultado o Senhor. Eles responderam: “E eles responderam: Não perguntamos, porque o Senhor não nos dá a conhecer essas coisas. ” (1 Néfi 15: 8-9). Em vez de exercer fé, eles confiavam em seu próprio raciocínio limitado, o que acabou resultando em raiva, amargura e rebelião. Não queremos seguir essa abordagem.

A segunda abordagem leva à superação do mundo, através do aumento da fé em Cristo. Com essa abordagem, você é obediente. Como o Élder Eyring indica, você escolhe sempre o certo; mesmo ou especialmente, enquanto a tempestade se enfurece. Você pede ajuda e demonstra mais fé.

O jovem filho de Jacó, José de Eqypt, foi um exemplo perfeito dessa abordagem. Ele certamente não previu que todos os seus irmãos mais velhos o venderiam como escravo para uma caravana que passava. Seu plano de passar a juventude com sua família grande e amorosa certamente foi frustrado, mas ele confiou em seu Pai Celestial e em Seu plano. A "tempestade foi certamente violenta" quando ele se viu no Egito, completamente sozinho, em vez de fazer parte de uma grande família amorosa. Ele agora era um escravo. No entanto, como as dificuldades surgiam ao seu redor, Joseph sempre escolhia o certo. Apesar de experimentar abandono, escravidão e prisão, Joseph sempre demonstrou fé. Ele sempre escolheu o caminho certo ao longo de muitos anos e muitas circunstâncias diferentes, o que acabou por colocá-lo em posição de salvar toda a sua família enquanto eles iam ao Egito em busca de alívio para a fome. José chegou exatamente onde precisava estar, escolhendo superar suas circunstâncias com um aumento da fé em Jesus Cristo, pedindo força durante as provações, concentrando-se no bem que estava acontecendo e consagrando sua vida a Cristo, por meio da obediência.

A promessa de superar as dificuldades de maneira semelhante a Cristo é: “Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. (Apocalipse 3:21 )

Existe o padrão Perfeito para seguirmos quando nos esforçamos para superar as dificuldades da vida, dadas a nós por Aquele que "superou todas as coisas". Onde Ele quer que estejamos, está com Ele, como Ele está, como Seu Filho está. Não entendemos perfeitamente o que isso significa. No entanto, ele sabe e conhece o processo necessário para nos levar até lá.

Lembre-se do que você está enfrentando é uma jornada, uma jornada maravilhosa, e não há crescimento em uma zona de conforto e não há conforto em uma zona de crescimento. Se às vezes você se sente desconfortável, isso é uma bênção. Você está se tornando quem Ele quer que você seja!

Nós amamos você, especialmente quando vemos você crescer. Oramos por você, enquanto você está crescendo e se tornando o missionário que o Senhor espera.

Com amor,

Presidente e Sister Nixon

Comentários