Não Volte Muito Rápido do Getsêmani


Todos nós durante nossa existência terrena passaremos por momentos difíceis. À medida que avançamos nessas provações, tentando descobrir as lições que devemos aprender, é fácil ficar desanimado e distraído. Às vezes, a duração dessas provações é muito longa, às vezes não são muito longas, mas apenas longas! Às vezes, elas são físicas ou emocionais e outras vezes espirituais. Mas quando e como elas vierem, que visão e conselho nos ajudarão a ser vitoriosos ou, em alguns casos, apenas nos levarão ao fim da provação?

Um de nossos grandes exemplos no Livro de Mórmon de suportar provações é Néfi. Ele vem de uma grande família com pais que ensinam o evangelho. No entanto, isso não impede que Néfi passe por situações difíceis em sua vida, sua família, sua comunidade ou seu país. Sua vida é cheia de divergências, intrigas, grandes aventuras, decepções, brigas, experiências de quase morte, experiências espirituais, guerra, ansiedade, depressão, perigo, monotonia, paz, visões, desonestidade e traição, e muitas outras situações. E, entre tudo isso, Néfi parece estar no centro de tudo. Néfi nos fala muito sobre os conflitos dentro da família, sobre o pecado e seus efeitos em nossa vida, mas também nos fala sobre os momentos de paz, amor e obediência. Se você fosse responder à pergunta: “O que você acha que Néfi deveria aprender com todas as suas experiências? ” Qual seria a sua resposta?

Olhe a foto a seguir. O que você vê?


Retângulos e linhas? Sim, eles estão lá, mas você vê os círculos? E se nossas provações forem como esta imagem, na superfície vemos retângulos e linhas, ou sejam as soluções imediatas para nossos problemas. Mas, em vez disso, o Senhor quer que reconheçamos os círculos, a visão mais difícil, o significado mais profundo, a visão ampla do que Ele deseja que nos tornemos.

Néfi provavelmente aprendeu lições imediatas durante suas provações sobre como se dar bem com seus irmãos, sobre sempre lembrá-los de serem obedientes. Ele aprendeu como evitar contendas com eles. Ele aprendeu que precisava resolver seus próprios problemas e, muitas vezes, os problemas de sua família. Ele aprendeu novas habilidades, aprendeu a ter paciência, a resolver problemas, a ouvir o Espírito, a orar e a receber respostas. Todas essas coisas ele aprendeu e continuou a aprender e, ainda assim, seus problemas não pararam. Por que em algum momento os problemas não cessaram? Podemos oferecer uma possível resposta? Porque o Senhor não estava tentando ensinar a Néfi apenas sobre habilidade, paciência, solução de problemas e ouvir o Espírito. O Senhor estava ensinando Néfi como ser um profeta e o líder de uma futura nação. O treinamento para o chamado de um profeta ou líder de uma nação não foi fácil e não aconteceu com uma ou duas provações. Portanto, devemos perguntar: Para que suas provas estão treinando você?  Como você servirá no futuro?

O Élder Gay relatou essa experiência. “Vários anos atrás, um dos parceiros de negócios do Élder Gay sofreu de uma doença difícil. O Élder Gay contou como, certa tarde, ele recebeu um telefonema deste amigo, que disse que o Presidente Boyd K. Packer tinha estado em sua casa e lhe dado uma bênção.

Quando o Presidente Packer estava saindo, ele lhe disse: “Não volte muito rápido do Getsêmani. Aprenda as lições lá. ”Meu amigo então me perguntou: “Bob, o que você acha que ele quis dizer com isso? ” O Élder Gay então ensinou que a primeira lição do Getsêmani é que, por causa da Expiação de Cristo, cada pessoa pode ser curada e salva e recebam alegria duradoura e eterna. “Há, no entanto, uma segunda lição abrangente que devemos reconhecer e internalizar profundamente dos eventos do Getsêmani e do Calvário”, disse o Élder Gay. “Para receber as maiores bênçãos de Deus, também precisamos nos tornar submissos à vontade de Deus para nossas vidas.”

O Élder Neal A. Maxwell disse certa vez: “Se levarmos a sério nosso discipulado, Jesus acabará pedindo que cada um de nós faça as coisas mais difíceis para nós”. Isso pode significar que o processo de arrependimento leve mais tempo do que gostaríamos. Ou talvez seja mais difícil do que imaginamos. O que sabemos é que sempre vale a pena!

Frequentemente, tentamos “voltar muito rápido de nosso Getsêmani”, sem aprender as lições que podemos aprender somente lá. Essas são lições de submissão, arrependimento e sacrifício. Lembre-se de que os testes mais difíceis são aqueles que trazem as maiores recompensas. Somente nosso Getsêmani pessoal pode nos moldar naquilo que Deus sabe que podemos nos tornar.

Para concluir, vamos ler o que Néfi disse sobre sua jornada pessoal. (2 Néfi 28-30)

“Desperta, minha alma! Não te deixes abater pelo pecado. Regozija-te, ó meu coração, e não dês mais lugar ao inimigo de minha alma.

Não te ires outra vez por causa de meus inimigos. Não enfraqueças minhas forças por causa de minhas aflições.

Regozija-te, ó meu coração; e clama ao Senhor, dizendo: Ó Senhor, eu te louvarei para sempre! Sim, minha alma regozijar-se-á em ti, meu Deus e rocha de minha salvação.”

Vamos nos alegrar no processo de quem e o que estamos nos tornando. Futuros Bispos, Presidentes de Estaca, Presidentes da Sociedade de Socorro, Presidentes da Primária, Líderes Cívicos, Líderes Mundiais e até mesmo Deuses e Deusas. Procure ver o significado mais profundo de nossas provações e tenham fé que, por meio delas, estamos nos tornando o que nosso Pai Celestial sabe que podemos nos tornar.

Amamos vocês e testificamos que a vida é um processo, um processo bonito e às vezes difícil que está nos moldando na pessoa que Deus sabe que podemos nos tornar. Tente ser paciente e, com esses pensamentos, aproveite a jornada.

Presidente e Sister Nixon

 

 

Comentários