“Pregar Das Muralhas Da Cidade”


Mormonismo e História/Representações Artísticas da Tradução do ...





O Livro de Helamã no Livro de Mórmon foi escrito pelo neto de Alma (Helamã) e cobriu os 50 anos imediatamente antes do nascimen-
to de Jesus Cristo. Ele recebeu os registros de seu tio, Siblon, e ensinou a seus filhos, Leí e Néfi que guardassem os mandamentos e se

lembrassem de seu Redentor como fundamento de suas vidas. Néfi e Leí pregaram arrependimento aos nefitas e lamanitas. Samuel foi
um profeta lamanita que foi inspirado a pregar e profetizar durante o mesmo tempo entre os nefitas.
Podemos aprender muitas coisas com as experiências dele que nos ajudarão com nosso trabalho nesses tempos incomuns. Samuel foi
rejeitado pelas pessoas que ele estava ensinando. Não sabemos o porquê, mas talvez porque ele fosse lamanita. Ou talvez, apenas
porque ele era um missionário. O povo não queria ouvir o que ele tinha a dizer; portanto, depois de muitos dias de pregação e ensino,
e sendo expulso do meio deles, ele decidiu voltar para sua própria terra. Mas, o Senhor tinha outros planos para Samuel! Samuel ouviu

a voz do Senhor que lhe dizia para voltar e profetizar as coisas que viriam a seu coração. Esse exercício de ouvir o Espírito com o cora-
ção é um exercício importante que discutimos muitas vezes e que Samuel entendeu completamente.

Imediatamente, Samuel voltou a ensinar novamente os nefitas iníquos. Ele não foi apenas rejeitado. Ele foi completamente proibido
de entrar na cidade por esse povo perverso. No entanto, por causa da conversão de seu coração, Samuel “subiu à muralha e estendeu
a mão; e clamou em alta voz, profetizando ao povo tudo quanto o Senhor lhe pôs no coração”. (Helamã 13: 4)

O Senhor teve uma mensagem importante a transmitir e ele tinha um mensageiro forte em Samuel. Por um longo tempo, Samuel ensi-
nou aos nefitas o processo de conversão. Durante o tempo em que ensinou, Samuel, o lamanita, identificou cinco elementos básicos

da conversão ao Senhor: (1) acreditar nos ensinamentos e nas profecias dos santos profetas conforme registrados nas escrituras, (2)

exercer fé no Senhor Jesus Cristo, (3) arrepender-nos, (4) sentir uma vigorosa mudança no coração e (5) tornar-nos “firmes e inque-
brantáveis na fé” (ver Helamã 15:7–8). Esse é o padrão que conduz à conversão. (David E. Bednar, Outubro 2012)

Samuel ensinou os princípios básicos da fé, arrependimento, uma transformação poderosa de coração, ouvindo e crendo nos profetas,
e permanecendo firme no evangelho. Muitos nefitas creram e “saíram à procura de Néfi; e quando o encontraram, confessaram-lhe
seus pecados (...) desejando ser batizados no Senhor.” (Helamã 16: 1) No entanto, os incrédulos ficaram irados contra ele, e em vez de
apenas a rejeição, estavam determinados à destruição de Samuel. As pessoas iníquas e furiosas “jogaram-lhe pedras sobre a muralha e
também muitos lhe atiraram flechas enquanto se encontrava em cima da muralha; mas o Espírito do Senhor estava com ele, de modo
que não conseguiram atingi-lo com suas pedras nem com suas flechas.” (Helamã 16: 2)
Apesar de os iníquos tentarem destruir Samuel, o efeito foi apenas que “muitos mais acreditaram em suas palavras, de modo que se
dirigiram a Néfi a fim de serem batizados”. (Helamã 16:3) Os ímpios estavam agora em frenesi e convenceram os capitães da cidade

de que Samuel devia ser eliminado. Na tentativa de levá-lo, Samuel escapou para seu próprio país, onde continuou a pregar e profeti-
zar entre seu próprio povo.

Algumas lições importantes que nós, como missionários, podemos aprender com Samuel.
1. Como qualquer missionário, Samuel experimentou a rejeição e se perguntou se valia a pena continuar. O Senhor pediu a Samuel
para continuar e tentar novamente com esse povo em particular. Samuel voltou imediatamente em obediência ao Senhor.
2. Samuel encontrou soluções para seus problemas. Quando ele foi impedido de entrar na cidade, ele encontrou outra maneira de
alcançar as pessoas. Ele encontrou uma muralha.
3. Samuel foi cheio de fé e corajoso em circunstâncias perigosas, incluindo ameaças e tentativas de tirar a vida. Ele permaneceu namuralha, fazendo o que o Senhor havia pedido até concluir a designação.

4. Samuel entendeu a importância de ensinar as coisas básicas do evangelho a um povo iníquo. Ele entendeu que a fé no Senhor Jesus

Cristo e o arrependimento trariam as bênçãos do céu a todos os homens que escolhem Deus e Seu Filho, Jesus Cristo. Samuel teve suces-
so ao ensinar as coisas que foram reveladas a seu coração por Deus, através do Espírito Santo. As pessoas foram tocadas e desejavam ser

batizadas.
5. Samuel não batizou seus conversos. Alguém mais teve esse privilégio. Samuel continuou a ensinar e profetizar, mesmo quando seus
conversos estavam saindo para pedir a outro missionário que os batizasse. Ele entendeu o chamado específico que o Senhor lhe dera e
estava disposto a se submeter humildemente à vontade do Senhor.
Um dos detalhes mais interessantes da história de Samuel o lamanita, é que ele saiu depois que seu trabalho foi concluído e continuou a
pregar entre seu próprio povo. A história dessa pregação missionária lamanita à nação nefita não foi incluída nos registros dos nefitas.
Muitos anos depois, Cristo, em Sua aparição aos habitantes da terra prometida, pediu que os registros fossem apresentados para Sua
revisão. Durante a revisão, Cristo lembrou ao povo que Ele havia ordenado ao missionário lamanita Samuel para pregar coisas específicas
ao povo. Cristo então perguntou: “Não foi assim? Por que razão não escrevestes que muitos santos se levantaram e apareceram a muitos
e ministraram entre eles?” (3 Néfi 23: 9, 11). Cristo então ordenou que o povo incluísse o testemunho e a missão de Samuel na história.
Esta importante história de um missionário lamanita fiel e único é um exemplo que devemos imitar. Seria bom para todos nós revisar

como nos comparamos com Samuel o lamanita. Quando rejeitados, nos levantamos, aguardamos a voz do Senhor e imediatamente re-
tornamos à designação? Estamos procurando novas soluções para alcançar aqueles que devemos ensinar? Quais são as “muralhas” que

podemos usar hoje para pregar quando não somos permitidos de entrar nos lares? No momento, a muralha mais proeminente que pode-
mos usar é a tecnologia. Estamos usando a tecnologia com retidão? Estamos prontos para usar o Facebook, mesmo que talvez não goste-
mos, ou por que seja difícil de limpar nossos perfis? Foi difícil para Samuel ficar na parede e enfrentar multidões furiosas de pessoas ten-
tando matá-lo? Sim!

A fé e a coragem fazem parte de nossa defesa contra circunstâncias difíceis? Nós estamos ficando na muralha, apesar das pedras e fle-
chas vindo em nossa direção? Estamos ensinando o Evangelho de Jesus Cristo: fé, arrependimento, batismo e recebendo o dom do Espíri-
to Santo com sucesso? Quão focados estamos em quem recebe o crédito? Reconhecemos que muitos têm parte em trazer almas para

Cristo e incentivamos todos a participar? Finalmente, seus milagres são registrados, para que o registro esteja completo? Podemos fazer
melhor?

O Senhor tem uma mensagem importante a transmitir e precisa de fortes mensageiros na Missão Brasil Fortaleza Leste. Somos missioná-
rios que são obedientes, solucionadores de problemas, persistentes, fiéis e corajosos. Não estamos preocupados com quem recebe o

crédito. A nossa história será cheia de milagres que precisarão ser registrados e nunca serão esquecidos.
Nós amamos vocês,
Presidente e Sister Nixon



Comentários