Templo: Um local de promessas; santidade ao Senhor.


Meus amados missionários,

Espero que tenham falado com suas famílias e que tenham recebido deles uma grande porção de amor e apoio. Espero que vocês tenham feito suas mães mais felizes na medida em que elas puderam ver em cada um de vocês um discípulo mais devotado a Cristo. Suas famílias são um tesouro do Senhor. Este é o tempo para que você possa fazer a sua contribuição e oferta, e assim edificar um alicerce para o seu lar.
Muitos de vocês já tiveram a oportunidade de levar pesquisadores ao templo. Puderam presenciar e sentir o efeito que este local sagrado tem sobre eles ao terem um contato mais próximo com a Casa do Senhor e lá aprenderem sobre doutrinas celestiais. Quando vamos ao templo, a vida ganha outra perspectiva. Mesmo que apenas visitemos o templo durante o período de visitação pública, temos a chance de ganhar uma perspectiva eterna sobre nossa existência. Isso faz toda a diferença em nossos pensamentos, atos e decisões.
Tenho refletido que o templo é um local de promessas. Recebemos do Senhor promessas grandiosas quando participamos das ordenanças sagradas no templo. Tenho refletido que o templo é um local sagrado, santidade ao Senhor. Tenho refletido que a data da dedicação do Templo se aproxima. Na mensagem desta semana quero enfatizar que ao cumprirmos as promessas que fizemos a Deus, em seu templo sagrado, poderemos também dedicarmo-nos pessoalmente em santidade ao Senhor. Não em uma data específica, mas por toda a vida.
O dicionário ensina que promessa é o “comprometimento pessoal de fazer, dar ou dizer alguma coisa”. Quando fazemos uma promessa a Deus, estamos prometendo acima de tudo que vamos viver “de toda palavra que sai da boca de Deus”. Estamos prometendo que vamos renunciar o homem natural e vamos viver segundo uma lei maior.
Fazer promessas a Deus é um ponto essencial do evangelho. O início de nosso discipulado em Cristo como membros de Sua Igreja começa com promessas a Deus. Lemos em Pregar Meu Evangelho “Quando os conversos são batizados e confirmados, eles fazem promessas sagradas de obedecer e servir a Deus e ao próximo por toda a vida” (PME 231). Nosso propósito é ajudar as pessoas a virem a Cristo para fazerem essas promessas. Ao perseverarmos, vamos ao templo e renovamos as promessas ao Senhor. É o cumprimento das promessas que fazemos ao Senhor que mostra que tipo de discípulo somos.
Você já se perguntou porque todo o missionário antes de vir para a missão passa pelo templo e faz promessas a Deus? Muitas vezes, enfatizamos a vinda para a missão. Muitos pensam apenas na preparação para o dia a dia de uma missão e se esquecem do passo mais importante que antecede a própria missão: ir ao templo e fazer promessas a Deus e Dele receber promessas.
Lá nos altares do templo nós prometemos que vamos ser obedientes. Prometemos que vamos submeter nossa vontade à vontade de Deus. Lá no templo nós prometemos que vamos consagrar nossas vidas para a edificação do Reino de Deus. Consagrar significa que vamos dar o nosso melhor. Em troca, o Senhor nos promete conhecimento, luz, verdade e mesmo a vida eterna, que é o Seu maior dom. Em outras palavras, quando vamos ao templo, prometemos não mais pertencer ao mundo; prometemos fazer o nosso melhor para nos qualificarmos a viver com Nosso Pai Celestial.
Precisamos manter em nossas mentes e em nossos corações as promessas que fizemos no templo. A missão de tempo integral é a oportunidade da vida para aprendermos a moldar nosso caráter, nosso ser, para cumprir plenamente as promessas feitas a Deus e nos qualificarmos para as promessas que Ele tem feito para nós. Somos separados do mundo; somos designados como representantes de Cristo; somos profetas para nossas áreas. Atuamos sob as chaves apostólicas da Pregação do Evangelho. Mais que nunca, precisamos cumprir as promessas que fizemos a Deus em Seu templo sagrado.
Quando vamos ao templo nos deparamos com um belo edifício, que simboliza o melhor que podemos ofertar a Deus. Uma das etapas finais da construção do templo é a inscrição em sua entrada “santidade ao Senhor”. Porém, a santidade não se restringe à oferta da bela edificação. Acima de tudo, a santidade se faz presente porque aquela casa é frequentada por quem faz e se esforça para cumprir as promessas feitas a Deus. Quando vamos ao templo, levamos conosco nossa santidade pessoal, construída ao longo dos anos, por cumprirmos as promessas feitas a Deus. A santidade ao Senhor é demonstrada pelo esforço individual de santificação. Sua missão é o período para atingir maturidade espiritual e oferecer ao Senhor a sua santidade e retidão.
Lemos em 1. Coríntios 3:16: Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Ora, se somos um templo, precisamos igualmente escrever em nossos corações “santidade ao Senhor”. Fazemos isso, quando cumprimos as promessas feitas a Deus em Seu templo sagrado.
Nesse período em que estamos prestes a dedicar um templo ao Senhor; nesse período que nos preparamos para participar das cerimônias de dedicação, mais que nunca precisamos fazer uma dedicação pessoal a Deus, de nosso próprio templo, de nossos próprios corações, de nossas mentes, ofertando a Ele a inscrição “Santidade ao Senhor.
Assim, eu o convido a uma reflexão pessoal. Você está se esforçando para igualmente dedicar-se como um templo em Santidade ao Senhor? Você está se esforçando para cumprir as promessas que você fez ao Seu Pai Celestial em um templo sagrado? Às vezes podemos perder essa perspectiva. Podemos racionalizar, justificar-se, reduzir nossas expectativas etc. Não deixe que isto ocorra em sua missão. Você está aqui para também dedicar-se em santidade a Deus. Seja você também, o Seu Templo Sagrado.
Na missão, nós também nos preparamos para construir um outro local sagrado: nosso lar. Elder Bednar ensinou: É importante notar que o lar deve ser a principal combinação de tempo e local em que as pessoas e as famílias se lembram de modo mais eficaz das grandiosas e preciosas promessas de Deus. Deixar nosso lar para passar um tempo nas reuniões de domingo e para entrar no local sagrado que é o templo é essencial, mas não é suficiente. Somente ao trazermos conosco para nosso lar o espírito e a força que vêm dessas atividades sagradas, podemos manter nosso foco nos grandiosos propósitos da vida mortal e vencer a corrupção que há no mundo.
Ao trabalharmos nossa santificação pessoal em oferta ao Senhor e em cumprimento às promessas que fizemos a Deus, vamos conseguir exercer influência em nossos lares e estar mais preparados para constituir um lar celestial. Porém, não precisamos esperar terminar nossas missões para demonstrar nossa santidade no lar. Hoje, em suas missões, você pode demonstrar sua santidade e ser uma influência para tornar a sua casa atual um local sagrado. O seu linguajar, o conteúdo de suas conversas, a sua atitude, sua obediência nas pequenas coisas, mostra o quanto você se preocupa em construir um lar celestial futuramente. Exercite-se agora. Torne o seu lar atual um pedaço do céu. Dedique a casa em que você mora ao Senhor, não apenas em ordenança, mas também em ações, que traduzam a sua santidade pessoal.
Buscar estabelecer desde já “uma casa de oração, uma casa de jejum, uma casa de fé, uma casa de aprendizado, uma casa de glória, uma casa de ordem, uma casa de Deus”,  com moradores que se esforçam mutuamente para se santificar, vai te ajudar a estabelecer um lar sagrado, mesmo um pedaço do céu na terra, não apenas no futuro, mas a partir de agora.
Meu convite e desafio a vocês. Cumpram as promessas feitas a Deus em um templo sagrado. Dediquem-se pessoalmente em Santidade ao Senhor. Construam uma casa de ordem. Não desejam menos do que isso. Usem a sua missão para se tornar verdadeiros representantes da Cristo. Neste período que antecede a dedicação do templo, decida mais uma vez, em seu coração, dedicar-se como um templo sagrado a Deus. Testifico que Ele cumpre  Suas promessas, pois Ele mesmo disse em Hebreus 6: 10: Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do vosso trabalho de amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto ministrastes aos santos, e ainda ministrais.
Saibam de nosso amor por todos e cada um de vocês. Estamos aqui para ajuda-los em sua santificação pessoal e em sua oferta a Deus.

Rumo aos 3.000

Com amor,

Presidente e Sister Leite.

Comentários