O segundo batismo



Meus amados missionários,
Amei ler suas cartas da semana passada e ver o quanto a visita de Elder Stevenson fortaleceu cada um de vocês. Sei que todos nós vamos manter em nossas mentes e corações todos os ensinamentos, impressões e revelações pessoais que recebemos. Obrigado por todas as suas cartas, que me inspiraram muito.
Desde o último sábado começamos a ter a experiência sagrada de visitarmos o templo com pesquisadores e recem conversos. Tenho ouvido experiências edificantes e sei que muitos estão tendo experiências espirituais que os prepararam para o batismo.
Vocês precisam ter a visão de ajudar seus pesquisadores a terem experiências espirituais que vão levá-los a fazerem os convênios do batismo e da confirmação. A visita ao templo precisa ser feita com o enfoque nas ordenanças. Eu oro para que vocês tenham esta visão. Levamos ao templo porque desejamos que nossos pesquisadores façam convênios com o Senhor.
Muitas duplas têm levado muitos pesquisadores ao templo. Vamos acompanhá-los bem. Vamos ajudá-los a entrarem no caminho do convênio.
O segundo batismo
Elder Stevenson nos ensinou durante seu devocional que precisamos ajudar nossos pesquisadores e recém conversos a terem a visão do segundo batismo. O que isto significa? É simples. Depois do batismo e confirmação, a primeira responsabilidade do membro novo deve ser salvar a sua família. Ele assim o faz ajudando seus antepassados a receberem as ordenanças de exaltação no templo do Senhor. A primeira ordenança salvadora é o batismo vicário, igualmente seguido pela confirmação.
Como iremos fazer isso? Eu gostaria de compartilhar alguns passos de como podemos ajudar os pesquisadores e recém conversos acerca do segundo batismo.
Ensine essa doutrina – A lição de nº 5 – “Leis e Ordenanças” tem uma sessão específica sobre Templos e História da Família. Neste capítulo aprendemos que “Os membros da Igreja aqui na Terra realizam as ordenanças de salvação em favor de seus antepassados falecidos e outras pessoas. As pessoas falecidas que vivem no mundo espiritual têm a oportunidade de aceitar ou rejeitar o evangelho e as ordenanças realizadas em seu favor” (PME Página 87). Você deve estudar e estar bem familiarizado com esses princípios e doutrinas. Portanto, o primeiro passo para ajudar o seu pesquisador e recém converso a entender sobre o segundo batismo é por meio do ensino adequado, conforme consta em Pregar Meu Evangelho. Estude e pratique. Aproveite as práticas das reuniões de distrito e estudo com o companheiro para melhorar a sua habilidade de ensinar sobre o templo e a história da família.
 Assegure que o recém converso seja entrevistado pelo bispo logo após a confirmação – É fundamental que os recém conversos tenham uma entrevista com o bispo logo após a confirmação para que eles possam ter uma recomendação de uso limitado. É nossa responsabilidade ajudá-los a terem esta entrevista. Você deve utilizar o relatório de progresso para acompanhar este passo tão importante. Todo membro novo a partir de 11 anos de idade, que complete 12 anos durante aquele ano, deve ter uma entrevista com o bispo para que possam receber a sua recomendação de uso limitado. Sem essa recomendação, o nosso querido recém converso vai estar abaixo de seus privilégios.
Use o Livreto: “Minha família: Histórias que nos unem” - Este é um Livreto que ajudará o recém converso a coletar histórias sobre seus ancestrais. É uma ferramenta para que ele dê início à história de sua família. Portanto, ajudem seus recém conversos a pesquisarem sobre seus ancestrais. Eles precisam estabelecer um vínculo com seus familiares e antepassados. A Seção 2 de Doutrina e Convênios nos ensina que o “coração dos filhos voltar-se-á para os pais” Portanto, a história da família nos ajuda a unir corações e gerações. Vamos ajudar nossos recém conversos a terem esta experiência.
Ajude o recém converso a ter sua conta sud – Essa conta vai ajudar o recém converso a ter acesso ao Family Search. Com este acesso ele poderá lançar as informações coletadas no Livreto Minha Famílias, histórias que nos unem e vai poder imprimir os nomes de seus familiares para irem ao templo. Planejem-se para ajudar os recém conversos a fazerem a História da Família no Family Search. Eles precisam progredir ao ponto de terem os cartões impressos para que possam ir ao templo.
Desafie o recém converso para uma data sobre o segundo batismo – Agora só falta marcar a data e ir ao templo. Trabalhe com os líderes das alas e ramos para que eles possam acompanhar os recem conversos. Eles precisam ir ao templo o mais rápido possível e terem a experiência sagrada de salvar seus familiares. Não precisa esperar 1 ano para ir ao templo. Talvez nem mesmo 1 mês.
Portanto, eis os passos:
  1. Ensine a doutrina
  2. Apóie a entrevista
  3. Use o Livreto
  4. Providencia a conta SUD
  5. Marque a data.
Mesmo antes de iniciarmos nossa missão, Sister Leite e eu vivíamos a expectativa de termos o templo construído e dedicado em Fortaleza. Com a construção e dedicação do templo, a área geográfica de nossa missão vai receber as últimas chaves que faltavam, as chaves das ordenanças do templo. Em muito breve, teremos essas chaves em pleno funcionamento e Sião plenamente estabelecida, pois veremos um templo operando e várias estacas ao redor da Casa do Senhor. Esta sempre foi a visão de Sião, um local de adoração para os puros de coração. Muitas pessoas deram suas vidas pelo objetivo de ter um templo construído. Muitos morreram sem usufruir em vida dessa benção. Desejou o Senhor que estivéssemos aqui neste tempo para que fruíssemos juntos desta grande benção.
Durante todo o tempo de nossa missão temos ensinado vocês acerca do templo. Já ensinamos muitas vezes que você é um oficiante do templo, pois sem o batismo e a confirmação, ninguém vai ao templo; já os ensinamos a trabalhar com os membros para que juntos possamos responder o questionamento: quem você vai levar ao templo? Por muitas semanas tiramos fotos do templo e acompanhamos o progresso da construção.
Temos dado ênfase constante no trabalho com os membros, pois juntos precisamos levar as pessoas ao templo. Agora, chegou o momento de usarmos tudo que temos aprendido. Precisamos ensinar arrependimento, batizar conversos, sempre com ênfase de levar os recem conversos ao segundo batismo, para que as ordenanças de exaltação, as ordenanças de selamento possam ser realizadas.
Nesta semana passamos por uma experiência difícil, mas que me ensinou muito sobre o poder das promessas e ordenanças do templo. Um bom homem, um amigo, veio a falecer. O seu nome: Expedido Mota Batista. Ele foi o primeiro presidente do ramo de Iguatu. Atualmente, ele era o Lider do Grupo de Icó. Ele faleceu e deixou uma esposa e um filho de 16 anos. Sua morte ocorreu em razão de um acidente de trabalho. Infelizmente, enquanto ele trabalhava, veio a sofrer uma descarga elétrica e morreu eletrocutado. Foi algo muito triste.
Ele faleceu na quinta – feira passada, dia 02 de maio. Um dia antes, ele, sua família e todos os ramos de missão vieram ao templo para a visitação. Foi uma experiência linda, ver mais de 200 pessoas visitando o templo. Dentre eles, o irmão Expedito e a sua família. Ninguém poderia imaginar que esse querido irmão iria nos deixar no dia seguinte de maneira totalmente inesperada.
Apesar da morte trágica e da separação tão repentina, os convênios do templo, as ordenanças seladoras, as promessas do templo deram consolo aquela família. Eles sabem que a morte não terá o poder de separá-los para sempre. Eles confiam nas ordenanças do templo e que se forem fiéis, essa família vai permanecer junta para sempre.
Precisamos ajudar mais famílias a serem seladas, de ambos os lados do véu; mais famílias precisam conhecer essas promessas; precisamos ajudar nossos recém conversos a entenderem que ao serem batizados, eles se tornam chave para unir suas famílias. Eu prometo, que ao trabalharmos com o foco no templo, nossos recém conversos vão permanecer firmes no evangelho e vão perseverar até o fim.
Eis o segundo batismo. Um ato de amor, que sela, que conforta e que une gerações. Uma alma que se batiza, pode salvar uma nação!
Vamos adiante, rumo aos 3.000!!

Com amor,
Presidente e Sister Leite


Comentários