Eles falaram para nós .... mudança, expiação, essa é a mensagem


Meus amados missionários,
Como é renovador ouvir nossos profetas videntes e reveladores nos lembrar sobre a doutrina de Cristo! Havia muita expectativa que novas mudanças seriam anunciadas nesta conferência. Ouvi mais de uma vez que haveria mudanças na idade para servir uma missão; que o tempo de missão seria alterado e algumas mudanças semelhantes ocorreriam. Confesso que não me preocupei ou fiquei ansioso com esses comentários. Sei que tudo tem um tempo para o Senhor. Porém, fiquei muito feliz em saber que de fato a essência das mensagems que ouvimos neste final de semana fora sobre mudança. Se desejávamos ouvir sobre mudanças, de fato foi o que aconteceu. Porém, a mudança que mais importa é a mudança de  corações. Neste particular, fomos verdadeiramente instruídos pelos servos do Senhor.
Fiquei particularmente feliz e sensibilizado ao constatar que a mensagem central da Conferência Geral teve uma conexão muito grande com as conferências das zonas que realizamos neste ciclo de transferência. Aprendemos em todas as sessões das conferências das zonas que como missionários somos agentes da expiação, ou seja, devemos agir e representar o Salvador para ajudar outras pessoas a compreenderem melhor acerca desta maravilhosa doutrina. Nesta Conferência Geral, ouvimos tantas mensagens tocantes e profundas acerca da expiação! Nas conferências das zonas discutimos acerca do papel dos membros no trabalho de Salvação. Ouvimos claramente sobre a responsabilidade de todos eles para auxiliar nessa grandiosa obra, de ambos os lados do véu. Isto me fez lembrar claramente quando em cada conferência de zona trabalhamos a pergunta “quem você vai levar ao templo?”
Ao ouvir o primeiro discurso da Conferência Geral ensinado por Elder Ulisses Soares, pude me lembrar claramente das práticas que fizemos para ensinar nossos pesquisadores acerca do “vinde e vede”, quando Filipe ministra para Natanael. Elder Soares compartilhou outra experiência de Filipe, dessa vez com o eunuco Etíope, a quem Filipe ministrou e batizou. Ambos ensinamentos encontram-se no contexto de “vinde e vede”, conforme trabalhamos nas conferências das zonas.
Tenho aprendido que esses acontecimentos não são coincidências. Sem dúvida o Senhor deseja que todos nós possamos alargar nossa compreensão acerca da expiação do Salvador; que possamos compreender melhor nosso papel como seus discípulos e assim ajudar outros a também compreender e viver a expiação. Ficou claro que o tempo está se esgotando e que precisamos usá-lo com sabedoria. Isso me fez lembrar do que ensinamos recentemente: em vez de peguntar quantos novos ou quantas datas, você deve perguntar: quantas pessoas novas você ensinou hoje sobre a expiação?quantas pessoas novas aceitaram seguir a Cristo por meio do batismo? Precisamos trabalhar mantendo sempre o propósito em nossa mente e coração.
De fato, a Conferência Geral selou de forma majestosa tudo que temos tratado e conversado nas últimas semanas durante as cconferências. Essas “coincidências” aumentam o meu testemunho de que o Senhor conduz esta obra. Não tenho dúvidas que o Senhor deseja que aprendamos e vivamos tudo que nos foi ensinado nas conferências das zonas e nessa Conferência Geral.
Eu fiz uma coletânea de alguns trechos da conferência e várias anotações que eu gostaria de compartilhar com vocês. Esses trechos servem como pérolas dessa grande Conferência e para confirmar tudo que aprendemos nas conferências das zonas.

Presidente Russell M. Nelson: “Podemos fazer melhor e ser melhores” ( fazer as pequenas coisas diariamente)
“Quando Jesus pede que você e eu nos ‘arrependamos’, Ele está nos convidando a mudar nossa mente, nosso conhecimento, nosso espírito — até a maneira como respiramos. Ele está pedindo que mudemos a maneira como amamos, pensamos, servimos, passamos nosso tempo, tratamos nossa esposa, ensinamos nossos filhos e até cuidamos de nosso corpo.” (Sister Leite ensina com frequencia sobre isso)

O arrependimento diário é o caminho para a pureza, e a pureza pessoal pode ser uma ferramenta poderosa nas mãos de Deus.

David A. Bednar (Do quórum dos doze apóstolos)  (viver de acordo com a luz que recebemos)
"Nossa responsabilidade pessoal é aprender o que devemos aprender, viver como sabemos que devemos viver e nos tornar quem o Mestre gostaria que nos tornássemos."

"Não podemos depender exclusivamente da luz e do conhecimento de outras pessoas sobre o evangelho ou tomá-los emprestados, mesmo que sejam daqueles a quem amamos e em quem confiamos."

Garrit W. Gong (Do quórum dos doze apóstolos)  (não vos canseis de fazer o bem)
"Quando buscarmos seguir Jesus Cristo com real intenção, somos inspirados a fazer o bem, a amar a Deus e a servi-Lo."

Dallin H. Oaks (Primeiro conselheiro da primeira presidência) ( a expiação)
"Cristo redime e Sua expiação é real."

"O arrependimento tem início com o nosso Salvador e é uma alegria, não um fardo."

"A responsabilidade final, incluindo o efeito final de purificação pelo arrependimento, é algo entre cada um de nós e Deus."

"A expiação de Jesus Cristo nos proporciona a única maneira de alcançarmos a pureza necessária por meio do arrependimento, e esta vida mortal é o tempo para isso."


Dale G. Renlund
"A maioria das benção que Deus deseja nos conceder exige ação de nossa parte." (sermos agentes)

Neil L. Andersen
"Podemos conhecer as coisas de Deus à medidas que as buscarmos espiritualmente." (estudo pessoal e com o companheiro)

Élder Ulisses Soares: “Como poderei entender?” (vinde e vede)
No livro de Atos, Filipe, o evangelista, compartilha uma história de um eunuco etíope que, quando ensinou a palavra de Deus, perguntou: “Como o poderei eu, se alguém não me ensinar?”

Esta pergunta é um lembrete do “desígnio divino que todos temos de procurar, aprender e ensinar uns aos outros o evangelho de Jesus Cristo”. Muitas vezes precisamos da ajuda de professores fiéis e inspirados para entender e às vezes nós também precisamos ensinar a entender.
Somente aceitando o convite do Salvador de “vir e ver” ...
“Lembrem-se sempre, irmãos e irmãs, que a esperança é uma parte importante do plano do evangelho”, e que os ensinamentos do evangelho de Cristo têm o poder de transformar corações.
Élder Dieter F. Uchtdorf: “Trabalho Missionário (trabalho missionário dos membros)
De uma maneira que soe natural e normal para vocês, digam às pessoas porque Jesus Cristo e Sua Igreja são importantes para vocês.
Cinco coisas que qualquer um pode fazer para participar do grande encargo dado pelo Salvador de ajudar a coligar Israel: primeiro, aproxime-se de Deus; segundo, encha o coração de amor pelos outros; terceiro, esforce-se para trilhar o caminho do discipulado; quarto, compartilhe o que está no seu coração; e quinto, confie no Senhor para realizar seus milagres.
Procure oportunidades para edificar a sua fé por meio de contatos naturais e normais, tanto pessoalmente, pela Internet e em atos diários de bondade.

Não desanime se alguém não aceitar a mensagem do evangelho imediatamente — não é um fracasso pessoal.


Eu poderia ainda selecionar tantos outros trechos de discursos mararavilhosos. O fato, porém, é que o Senhor deseja que compreendamos mais sobre a expiação. Que ensinemos a todos acerca desta grande dádiva. Que o trabalho de salvação deve ser feito de forma conjunta, membros e missionários.
São ensinamentos simples, mas que às vezes, por sua simplicidade, são negligenciados e precisam ser lembrados continuamente.
Precisamos continuar diariamente nosso processo de santificação, pois esta é a vontade do Senhor para seus discípulos. Como Presidente Nelson ensinou, “o tempo está se esgotando”, daí a necessidade de nos santificarmos, trabalharmos duro e acelerarmos a Sua obra.
Encerro com meu testemunho. Somos guiados por profetas vivos, videntes e reveladores. As chaves do sacerdócio estão mais uma vez sobre a terra, para nunca mais serem tiradas. Seguir os profetas nos traz paz nesta vida e felicidade no mundo vindouro.
Ensinem isso, vivam isso. Muito obrigado por todo o seu trabalho e dedicação. Não há obra mais importante sobre a face da terra do que declarar essas verdades aos filhos de Deus.
Rumo aos 3.000.

Com amor,
Presidente e Sister Leite

Comentários