É chegada a hora de construir um grande NAVIO


Meus amados missionários,
Semana passada eu lancei o desafio para que vocês pudessem levar 20 pesquisadores nas sessões das conferências. Estou tão feliz porque todos vocês aceitaram o desafio e trabalharam duro para isso. Por sua diligência e fé, o Senhor nos abençoou para que pudéssemos ser instrumentos nas mãos Dele de maneira que 396 pesquisadores visitaram a Igreja. Isto significa que 396 pessoas aceitaram o convite “vinde e vede” e agora podemos ajudá-las a progredir. Parabéns por todo esforço. Sei que o Senhor abençoa quando temos expectativas elevadas e agimos com fé. Assim, continue seus esforços para ajudar mais e mais pessoas a terem 1 hora para velar com Cristo.
Temos trabalhado bastante com a analogia do barquinho de papel. Muitas pessoas tem sido abençoadas pelo entendimento e esforços para ajudar outros a serem salvos. Recentemente, uma dupla de missionários enviou para nós a foto de alguns membros ao lado de um barco artesanal, muito maior que um barquinho de papel, cheio de M&Ms. Não era um barco de papel como costumeiramente trabalhamos em nossas dinâmicas, mas sim um barco bem trabalhado e de maiores dimensões. Essa foto me ajudou na inspiração sobre o tema deste informativo: “é chegada a hora de construir um grande NAVIO”.
Lemos no capítulo 17 de Primeiro Néfi a experiência e relato de Néfi que se dedicou à obra de construir um grande navio com o fim de levar o seu povo para uma terra prometida. Este capítulo nos ensina tanto! Este capítulo nos ensina princípios do que precisamos fazer para realizar grandes obras em nome do Senhor e assim salvar pessoas. Para fazer algo pequeno, de menor significado, não precisamos de Deus. Porém, para fazer grandes obras, algo extraordinário, como um grande navio no deserto, com o fim de salvar o seu povo, precisamos do Senhor. Eu os convido a estudar este capítulo durante um estudo pessoal da semana para que você possa enxergar melhor as lições preciosas nele contidas, as quais estão disponíveis a todos que se lançam na obra de construir grandes navios. Eis algumas lições que aprendo neste capítulo que são essenciais para construir “grandes navios” que salvam.
Encontrar alegria na jornada – Logo no primeiro versículo deste capítulo nós lemos : “E viajamos e passamos por muitas aflições no deserto; e nossas mulheres tiveram filhos no deserto”. Eu não consigo imaginar a dificuldade em dar a luz no deserto”. Aliás, o deserto por si só já seria provação suficiente. Lemos ainda que este grupo se alimentava de carne crua. Não obstante, eram felizes, pois sabiam reconhecer as bençãos do Senhor, mesmo nas pequenas coisas. Eis o que ficou registrado “E tão grandes foram as bênçãos do Senhor que, enquanto vivemos de carne crua no deserto, nossas mulheres tiveram bastante leite para seus filhos e eram fortes, sim, tanto quanto os homens; e começaram a suportar as viagens sem murmurar. Para construir um grande navio, é necessário  ver a alegria nas pequenas coisas e parar de murmurar.
Ser obedientes com exatidão – Lemos ainda no versúculo E assim vemos que os mandamentos de Deus devem ser cumpridos. E se os filhos dos homens guardam os mandamentos de Deus, ele alimenta-os e fortalece-os e dá-lhes meios pelos quais poderão cumprir as coisas que lhes ordenou”. Para construir grandes navios, precisamos ser obedientes com exatidão. A obediência a Deus é o preço que precisa ser pago para sermos ensinados por Ele. É nossa manifestação de humildade e amor, sem a qual Deus não vai estar conosco. Para construir um grande navio, é mandatório ser obediente com exatidão.
Ser paciente – Muitas vezes, desejamos construir um grande navio, ou seja, realizar uma grande obra, sem dedicar o tempo, a paciência e mesmo a resiliência necessária. Até entendemos que esses atributos são necessários. Porém, quando percebemos que um determinado resultado não acontece no tempo esperado, perdemos o ânimo. Lemos neste capítulo, no versículo E permanecemos no deserto pelo espaço de muitos anos, sim, oito anos no deserto”. Qual é o ensinamento? Todos nós vamos passar por algum deserto. Pode ser 8 minutos; 8 horas; 8 dias; 8 meses ou mesmo 8 anos. O fato é que precisamos aprender paciência e resiliência. Sem esses atributos não se constrói um grande navio. Precisamos ser pacientes e diligentes para construirmos um grande navio.
Fazer as coisas ao modo do Senhor – Todos nós desejamos realizar grandes obras, construir grandes navios. Porém, há um modo para fazer as coisas. Este modo é o modo do Senhor. Eis o que ele diz no versícuo E aconteceu que o Senhor me falou, dizendo: Tu construirás um navio da maneira que eu te mostrarei”. É impossível construir um grande navio sem buscar saber o modo que o Senhor deseja que façamos as coisas. A forma como devemos construir nossos navios é ensinada nas escrituras, por meio de seus líderes, por meio do Espírito Santo. Portanto, é fundamental que você seja diligente em buscar conhecer a vontade do Senhor e agir segundo essa vontade. Para construir um grande navio, precisamos agir de acordo como o modelo do Senhor.
Precisamos ter fé e agir – Lemos no versículo 9 deste mesmo capítuloE eu disse: Senhor, aonde irei a fim de encontrar minério para fundir e fazer ferramentas, com o fito de construir o navio do modo que tu me mostraste? Vejam a atitude de Néfi. Após aprender a vontade de Deus ele mostrou disposição para agir. Percebam que ele já tinha um plano: “encontrar minério, fundi-lo e fazer ferramentas”. Ele pediu ao Senhor que o ajudasse a encontrar o minério, mas o plano de trabalho e o desejo de agir estava presente em seu coração. Portanto, para construirmos um grande navio, precisamos ter fé e agir, sempre reconhecendo que precisamos do Senhor.
Para construir um grande navio, precisamos ser perseverantes e não dar ouvidos aos que murmuram e reclamam -    Lemos ainda no versículo 17 E quando meus irmãos viram que eu estava prestes a construir um navio, começaram a murmurar contra mim, dizendo: Nosso irmão é um tolo, pois pensa que poderá construir um navio; sim, e pensa também que poderá atravessar estas grandes águas”. Aquele que dá ouvidos aos que não têm fé; aquele que se deixa levar pela reclamações de outros, perde a oportunidade para construir um grande navio. Esteja atento a essa armadilha. Não perca o seu ânimo se alguém eventualmente achar que você é um tolo, porque deseja realizar algo grande. De fato, o Senhor deseja que realizemos obras grandes e extraordinárias. Quem deseja obras pequenas e de menor significado, é o homem. O desejo de Deus é que realizemos uma grande obra. Portanto, para construir um grande navio, você não deve reclamar; não deve murmurar e tampouco dar ouvidos aos que murmuram e reclamam.
Agora, eu tenho uma pergunta para você! VOCÊ DESEJA CONSTRUIR UM GRANDE NAVIO? Deseja levar um grupo grande para uma “Terra Prometida”, mesmo para um solo sagrado?  Eis que é chegada a hora de construir um grande navio para o seu povo e levá-los para solo sagrado. Meus amados missionários, o templo vai estar aberto para visitação a partir do dia 27 de abril até o dia 18 de maio. Eis o solo sagrado, a terra prometida e você, junto com os membros, é desafiado a construir um Grande Navio, com o seu povo, e levá-lo a essa terra prometida.
Durante a próxima semana, vocês vão receber os convites para entregar aos pesquisadores, recém conversos e a todos que vocês encontrarem. Reuna seu povo; forme grupos de pesquisadores; recem conversos e os leve para o templo. Agora é chegado o momento de você, junto com os membros e líderes, colocar esses pesquisadores em um Grande Navio, cuja construção você participa, para levá-los ao templo. Aliás, vocês vão poder acompanhá-las nessas visitas e ajudá-los a conhecer mais sobre o templo. Você vai entrar no templo com eles
Eu vejo multidões indo ao templo! Eu vejo vocês construindo este navio, junto com os membros e líderes, e levando multidões ao templo. Eu vejo multidões sendo batizadas e confirmadas. Eu vejo essas pessoas comparecendo às sessões dedicatórias, junto com  vocês. Portanto, é hora de fazer a lista dos passageiros para o Grande Navio e trabalhar. É hora de somarmos todos os barquinhos de papel e formarmos um Grande Navio com nossos pesquisadores e recém conversos. Quantas pessoas você deseja levar em seu navio? Quantas pessoas você deseja acompanhar no templo? Faça a sua meta. Como missão, neste nosso grande navio, eu vejo lotação completa. Eu vejo pelo menos 5.000 pessoas indo ao templo por seu intermédio, entre pesquisadores e recem conversos.
Encerro dizendo que amamos muito a cada um de vocês. Mãos à obra. Vamos construir o Navio. Rumo aos 3.000 batismos e confirmações
Presidente e Sister Leite


Comentários