“Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas”.



Meus amados missionários,
Que semana maravilhosa! Tanta coisa boa aconteceu que fica até difícil comentar. A cidade de Icó!! Hoje foi a primeira reunião do grupo de Icó. Já conseguimos um local e pela primeira vez tivemos 19 pessoas se reunindo naquela cidade. É a Igreja invadindo o interior. Este final de semana confirmamos 75 novas almas. No mês de Março foram 225 novas almas ao Reino de Deus. Estamos mais próximos de alcançar a meta que nos fora proposta pela área de cada dupla batizar, em média, 30 por ano, ou seja, 15 batismos e confirmações por missionário. Falta muito pouco. Precisamos acelerar.
Também nesta semana houve o primeiro serão com o Presidente do Templo de Fortaleza. Nesta semana ainda tivemos duas atividades missionárias, denominadas Face to Face. É uma reunião missionária para falarmos da obra. Que semana agitada, especial e de muitos frutos.
Nesta semana que antecede a conferência geral, eu gostaria de falar sobre a importância de seguirmos os profetas videntes e reveladores. Há uma outrina evidente, pura, cristalina que consiste no fato de que Nosso Pai Celestial continua a revelar a Sua vontade a Seus servos, os profetas. Em razão da apostasia, a palavra profeta passou a ser mal compreendida. Consolidou-se entre muitos o entendimento que profeta é um homem que lida com o sobrenatural, alguém que adivinha o futuro. Na verdade, são homens simples, tementes a Deus, mas que foram chamados por Ele para portar as chaves do sacerdócio e assim ajudar as pessoas. Eis o que aprendemos no Guia para Estudo das Escrituras:  “Pessoa chamada por Deus para falar em nome Dele. Como mensageiro do Senhor, o profeta recebe mandamentos, profecias e revelações de Deus” (“Profeta”, Guia para Estudo das Escrituras, p. 169; ver também o Bible Dictionary, p. 754).
Nos dias de hoje necessitamos como nunca desses líderes chamados por Deus para nos instruir, orientar, nos ajudar. Conhecemos muito bem a escritura em Amós 3:7 que nos ensina: “Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas”.
O texto é claro. Não há espaço para discussão. Este é o princípio e essa é a doutrina.
Sempre que leio este capítulo de Amós, me chamam a atenção os versículos 3, 4 e 5. Ao ler esses versículos, fica claro que os profetas nos ensinam verdades simples e necessárias para nos ajudar durante nossa vida. Consigo destacar nesses versículos  ensinamentos preciosos para nossas vidas.
O versículo 3 (Amós 3:3), por exemplo diz: “3 Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?”  Neste versículo, o Senhor ensina, por meio de Seu profeta que precisamos buscar acordo para podermos andar juntos. Sem andar juntos, a obra de Deus não avança. Andar junto é o princípio que ampara o companheirismo. Quem anda junto não cai em armadilhas. Andar junto significa ter empatia por quem está ao seu lado. Andar junto significa servir, ajudar, orar, amar aquele que está próximo de ti. Este princípio não está presente somente na missão. Está presente no casamento e em tantos outros aspectos da vida. “Se não sois um, não sois Meus, ensinou o Salvador” Desenvolver companheirismo, andar junto, estabelecer vínculos de amizade, estar em acordo, essaé a vontade de Deus, manifestada pelos seus servos os profetas desde a antiguidade.

Eis os versículos 4 e 5: 4- Bramará o leão no bosque, sem que ele tenha presa? levantará o leãozinho a sua voz da sua cova, se nada tiver apanhado? 5-Cairá a ave no laço em terra, se não houver armadilha para ela? levantar-se-á o laço da terra, sem que tenha apanhado alguma coisa?

Os versículos 4 e 5 (Amós 3:4-5) nos alerta de maneira poética e até simbólica sobres os riscos das armadilhas. Esses versículos nos alertam sobre os riscos de cairmos nos laços do inimigo. Mais uma vez, a forma de evitarmos esses laços e evitarmos essas armadilhas é andarmos juntos e buscarmos a harmonia nos relacionamentos que vem por meio da caridade e da aplicação da expiação em nossas vidas. Percebo que um dos grandes chamados de um profeta de Deus é nos livrar de armadilhas.

Por fim, o versículo 7, cujo texto somos mais conhecedores. “Certamente o Senhor Jeová não fará coisa alguma sem antes revelar o seu segredo, aos seus servos, os profetas”

Faço este destaque sobre os versículos de Amós para entendermos que muitas vezes somente após cuidadoso estudo é que o Senhor nos mostra mensagens muito mais amplas do evangelho. A mensagem dada por Amós fora uma mensagem de união, andarmos juntos como forma de evitar as armadilhas da vida. Assim, quando estudamos as palavras dos profetas e as ouvimos atentamente, conseguimos enxergar seus ensinamentos de maneira mais clara. Nosso entendimento se abre e as palavras dos profetas marcam nossos corações, para que nos livremos das armadilhas.

Eu fiz uma busca em Pregar Meu Evangelho e encontrei 175 vezes a palavra profeta. Eu fiz uma coletânea bem rápida sobre o que Pregar Meu Evangelho nos ensina

“As lições deste capítulo contêm as doutrinas, princípios e mandamentos essenciais que você deve estudar, acreditar, amar, viver e ensinar. É isso que os apóstolos e profetas vivos disseram que você deve ensinar. As lições estão organizadas de modo que você possa ajudar as pessoas a entender claramente as doutrinas de Cristo (página 29).

“Por meio de profetas em cada era, inclusive na nossa, Deus revelou Seu plano de felicidade para as pessoas e as famílias”.(página 32)

“Os profetas aprendem o evangelho de Jesus Cristo por revelação. Eles, por sua vez, ensinam o evangelho a outras pessoas e prestam testemunho de que Jesus Cristo é o Salvador e Redentor. Os ensinamentos dos profetas são encontrados em livros sagrados chamados escrituras” (página 33)

Eu poderia fazer muitas outras citações baseadas em Pregar Meu Evangelho. Mas essas são suficientes para ilustrar a relevância deste ensinamento maravilhoso que compartilhamos a cada dia.

Compartilho esta mensagem sobre profetas porque nos dias 06 e 07 de abril teremos a oportunidade para ouvir nossos profetas videntes e reveladores mais uma vez. O que eles vão nos ensinar? Qual será a mensagem que o Senhor tem para nós? Quais são as perguntas que você tem? Também é importante destacar que essas mensagens não se restringem aos membros da Igreja. TODOS precisam ouvi-las. Daí a importância de nossos chamados: levar as pessoas para a Igreja com o propósito de ouvirem as palavras dos profetas. O mundo precisa ouvir palavras de vida eterna. O mundo precisa conhecer sobre os profetas modernos. Neste próximo final de semana teremos várias oportunidades para ouvir as palavras dos profetas.

Sempre me perguntam: “Presidente, posso assistir às sessões da Conferência Geral?”
Quando eu recebo esta pergunta, na maneira como foi formulada, eu fico preocupado, pois  o tempo verbal “posso”, indica como sujeito oculto da frase “EU”. Ora, como representantes de Cristo, precisamos nos acostumar com o “NÓS” e não com o “EU”.
É claro que desejo que todos vocês assistam a todas as sessões da Conferência. Porém, não posso ficar satisfeito em ver meus missionários recebendo as palavras dos profetas enquanto os pesquisadores não são nutridos pelas mesmas palavras.

Assim, eu os desafio a terem pesquisadores em todas as sessões. Tenham foco para convidar as pessoas. Eu gostaria de desafiar cada dupla a ter 20 pesquisadores nas diversas sessões da conferência. Serão pelo menos 4 sessões para todos. Que oportunidade maravilhosa!! Vamos ajudar todos novos pesquisadores a conhecerem a Igreja. Vamos ajudar os pesquisadores progredindo a irem a Igreja para conhecerem as palavras dos profetas.

Testifico que somos guiados por profetas vivos,  videntes e reveladores. Testifico que seus ensinamentos nos livram das armadilhas. Testifico que Presidente Nelson é um profeta de Deus. O que será que ele vai nos ensinar?  Mais uma vez, eu os desafio a levar 20 pesquisadores por dupla nas sessões de conferência, pois o povo precisa ouvir o profeta.

Saibam do nosso amor por vocês e gratidão por tudo que fazem. Vocês têm feito muito, muito bem, parabéns, mas podemos melhorar.

Com amor,

Presidente e Sister Leite

Comentários