A glória de Deus é a inteligência. Em outras palavras, luz e verdade.



Meus amados missionários,
Este final de semana será inesquecível para mim, para todos os membros em Quixeramobim e para os missionários que ajudam e ajudaram a estabelecer o Reino naquela cidade. Realizamos nossas primeiras reuniões na casapela recém construída. Parabéns a todos os missionários que trabalham e trabalharam arduamente de modo a tornar possível darmos um passo importante na edificação do Reino de Deus nessa parte da vinha.  A frequencia da reunião sacramental deste final de semana em Quixeramobim foi de 81 pessoas. A cidade vizinha, Quixadá, teve a frequencia de 94. Se somarmos ambas as frequencias teremos uma frequencia de 175 pessoas. Isso me enche de alegria, pois quando assisti a primeira reunião sacramental naquela região no Centro Comunitário de Quixadá, tivemos a frequencia de 36 pessoas. Hoje temos a Igreja estabelecida em Quixadá e em Quixeramobim e uma frequencia aproximadamente 5 vezes maior.
Isto significa dizer que muitas pessoas já receberam e vão receber as bençãos do evangelho de Jesus Cristo. Elas aprenderam e aprendem que são filhos e filhas de Deus, que há um Pai que as ama e que deseja que todos possam desenvolver o seu potencial divino.
Fazer parte desta obra é algo grandioso. Ainda que vez ou outra possa existir desafios, eles simplesmente desempenham o papel de fixadores das lições que precisamos aprender. Não há como gravar uma lição em seu coração ou em sua mente sem oposição ou desafios. “Pois eis que é necessário uma oposição em todas as coisas (2º Néfi 2:11)”. Essa oposição engrandece o trabalho e o torna muito mais significativo.
Desejo escrever a vocês hoje sobre inteligência, luz e verdade e como este período sagrado de nossas vidas, nossas missões, é o tempo que temos para desenvolver inteligências.
Há uma escritura que está entre as minhas preferidas, que diz: “A glória de Deus é a inteligência ou, em outras palavras, luz e verdade (D&C 93:36)”. Nessa escritura, aprendemos que INTELIGÊNCIA, significa LUZ E VERDADE. Dessa forma, um ser inteligente é aquele que adquire luz e verdade durante a sua existência.
Nosso Salvador Jesus Cristo foi o ser mais inteligente que habitou nesta terra. A sua inteligência é tão grande que Ele mostrou domínio sobre as leis da física e soube como parar a tempestade; soube como curar os enfermos; soube como dar vida aos mortos; soube como multiplicar os pães e os peixes. Ele soube como ler os pensamentos e identificar os sentimentos mais profundos das pessoas ao seu redor.
Em sua vida pré-mortal, ele usou a sua inteligência, a luz e verdade que conhecia, para criar o mundo, juntamente com outras inteligências que participaram dessa criação.
Ele sabia que para sermos elevados de um estado carnal para um estado celestial, seria necessário  haver uma expiação infinita. E por isso, em sua inteligência e imenso amor por nós, Ele aceitou, com pleno conhecimento, as dores da mortalidade para que assim um elo fosse construído, mesmo um caminho, para que pudésemos vencer o mundo físico e voltássemos à presença de Deus.
É com base em Sua luz, verdade e conhecimento que Ele ensinou: “Buscai primeiramente o Reino de Deus e todas as outras coisas vos serão acrescentadas (Mateus 6:33). Em outras palavras, o Salvador ensinou que aquele que se dedica a buscar luz e verdade, ou seja, quem busca inteligência, vai conseguir todas as demais coisas, pois terá domínio sobre elas.
Em verdade, Cristo nos faz o convite para sermos inteligentes. Quando Ele nos diz “Eu sou o caminho, a verdade e a luz e ninguém vai ao Pai senão por mim”, Ele está ensinando que sem seguir os seus passos não vamos conseguir a luz e a verdade necessárias para voltarmos à presença de Deus, tampouco para as realizações mais importantes dessa vida. Em outras palavras, sem segui-Lo, limitaremos nossas inteligências.
Eu também gosto da escritura que está em D&C 130:18-19 que assim ensina: “Qualquer princípio de inteligência que alcançarmos nesta vida surgirá conosco na ressurreição. E se nesta vida uma pessoa, por sua diligência e obediência, adquirir mais conhecimento e inteligência do que outra, ele terá tanto mais vantagem no mundo futuro”
Sempre que leio essa escritura, eu gosto de substituir algumas palavras para que o texto seja lido da seguinte forma : “Qualquer princípio de inteligência que alcançarmos NESTA MISSÃO, surgirá conosco DEPOIS DA MISSÃO. E se NESTA MISSÃO, UM MISSIONÁRIO, por sua diligência e obediência, adquirir mais conhecimento e inteligência do que outro, terá tanto mais vantagem DEPOIS DA MISSÃO”
Luz e verdade nos conduzem ao caminho do domínio eterno. Luz e verdade vão desenvolver nosso potencial divino. Os nossos maiores anseios e as conquistas mais relevantes de nossas vidas serão conquistadas por meio de “Luz e Verdade”. Tudo que fazemos na Igreja é para nos ajudar a conseguir luz e verdade. Tudo que fazemos na Igreja se relaciona ao convite amoroso de Cristo, “Vem e segue-me”, pois Ele é a fonte de toda luz e verdade.
A pergunta é: o que precisamos fazer para conseguirmos luz e verdade? A resposta está em D&C na seção 93:28 “Aquele que guarda seus mandamentos recebe verdade e luz, até ser glorificado na verdade e conhecer todas as coisas” Portanto, meus amados missionários, um dos grandes propósito de sua missão é ajudá-lo(a) a desenvolver um caráter justo, reto, virtuoso, caridoso e fiel. Um dos grandes propósitos de sua missão é ajudá-lo(a) a desenvolver atributos de Cristo que vão possibilitar a luz e a verdade necessárias para voltarmos à presença de Deus. Um dos grandes propósitos de sua missão é ajudá-lo(a) a amar a Deus, pois quem O ama, vai guardar os seus mandamentos.
Em uma frase, um dos grandes propósitos de sua missão é a sua santificação pessoal, pois sem essa santificação, você não vai conseguir a luz e a verdade que salvam.
Assim, santificação pessoal resulta em inteligência. É fonte de verdade e luz. a santificação pessoal é fonte de poder eterno. Este é o ensinamento de D&C 121:46 que ensina que aos justos, caridosos, virtuosos serão assegurados a companhia do Espírito Santo, a retidão e verdade, que resultarão em domínio eterno. Quem se santifica durante a sua missão, vai ter muito mais vantagem depois dela. Este é o ensinamento das escrituras.
Leí foi inteligente ao aceitar o chamado de Deus para deixar Jerusalém com a sua família, pois seguiu a luz e a verdade. Néfi, além de valente, foi inteligente ao voltar para Jerusalém e retirar as placas, pois seguiu a luz e a verdade. Capitão Moroni desenvolveu seu poder a partir de sua retidão pessoal. Moroni pode cumprir sua missão de guardar as placas, porque teve o poder que emana da obediência, da virtude, atributos de Cristo e retidão pessoal.
Este processo de desenvolvimento de sua inteligência começa de maneira bem simples. Tem início com a sua fé. A fé centralizada em Cristo vai te tornar inteligente. Quem deposita a fé em Cristo pode esperar por um mundo melhor. Fé é um princípio de ação e poder. Ao longo de sua missão, você vai ter inúmeras oportunidades para demonstrar a sua fé.
Você demonstra a sua fé em Cristo quando decide em seu coração cumprir integralmente as regras da missão de forma exata. Você demonstra a sua fé em Cristo quando decide trabalhar diligentemente visando a encontrar, ensinar e batizar. Você demonstra a sua fé em Cristo quando foge das desculpas nobres e das atitudes pobres. Você demonstra a sua fé em Cristo quando busca o padrão de excelência. Você demonstra a sua fé em Cristo quando faz as pequenas coisas que te aproximam do Senhor.
Fé é fazer. Fé não significa simplesmente aceitar um princípio sem vivê-lo. Se tendes fé, tendes esperança. Essa esperança nos leva a agir.
Minha mensagem nesta semana para vocês se resume assim: sejam inteligentes! Busquem luz e verdade durante suas missões, pois qualquer princípio de inteligência vai estar com você para sempre, inclusive após esta vida. A luz e verdade vem do exercício dirário da sua fé em Cristo, que se demonstra por meio das pequenas coisas.
Saibam de nosso amor por vocês e de nosso desejo sincero de contribuir para que possam usar este tempo maravilhoso para desenvolverem luz e verdade para todo o sempre.
Rumo aos 3.000.
Com amor,
Presidente e Sister Leite

Comentários