Tão importante quanto fazer uma missão é deixar a missão fazer você



Meus amados missionários,
Neste domingo realizamos a nossa última apresentação do musical  “Eu quero ser um missionário”.  A apresentação aconteceu na sede da Estaca Leste. A capela estava lotada e foi um espírito muito forte. Mais uma vez, “Elder Silva e Elder Santos” nos ajudaram muito. As apresentações musicais foram inspiradoras. Fizemos todo o esforço para que o maior número de missionários pudesse participar. Sei que alguns ainda não participaram. Lamento não ter conseguido trazer todos mas vamos pensar uma forma de fazê-lo em outra oportunidade.
Também neste final de semana pudemos contribuir bastante para o crescimento do Reino de Deus. Batizamos 57 almas e confirmamos 51. Sei que podemos fazer mais. A semana que se inicia vai ser a última semana do mês de janeiro. É o momento para confirmarmos as pessoas que ainda não foram confirmadas e ajudar outros a progredirem ao batismo e à confirmação. Também é o momento para acompanhar os casais que vão se casar e se batizar no próximo final de semana.
A semana que se inicia marca também o início de mais uma transferência. É sempre uma experiência espiritual significativa para mim poder buscar a inspiração acerca das áreas e companheiros. Nesta semana, eu orei por várias vezes para buscar inspiração e ainda tinha algumas dúvidas. Foi especial ver o Senhor esclarecer as dúvidas de modo claro. Assim, se eventualmente você tem alguma resistência à sua transferência, mude sua atitude. Há coisas que você precisa aprender, fazer, concluir, iniciar em sua área, seja qual for o seu desafio.
Ainda sobre a transferência, às vezes acontece de um ou outro missionário voltar para uma área ou trabalhar com algum companheiro ou companheira novamente. Não pensem que eu me enganei na designação. Também não pensem que desconheço qualquer fato acerca das suas áreas e companheiros. Se você vai voltar para uma área que você já passou ou com algum companheiro que você já trabalhou antes, que chance maravilhosa você está tendo! Não é sempre que temos a oportunidade para fazer algo melhor do que fizemos a primeira vez. Então, aproveite seu novo desafio!
Em cada semana eu pondero sobre uma mensagem que possa ajudar a todos e a cada um de vocês. Antes de escrever, eu pondero sobre as entrevistas, ligações que temos, conferências, enfim, oro e pondero sobre você. Quando eu decido um tema, sinto que alguém vai ser beneficiado. Houve ocasiões em que eu escrevi para um missionário e ele sabia que era para ele. Felizmente pude ajudá-lo. Houve outras que a mensagem foi geral. Porém, via de regra, escrevo pensando em suas necessidades, ainda que seja um apenas. Senti esta semana que eu deveria abordar o tema “deixe a missão fazer você”.
Quem está em uma missão já conseguiu progressos espirituais significativos. Todos vocês fizeram a escolha de servir uma missão, vale dizer, seguir o Profeta de Deus. Isto é poderoso. Além dessa escolha, você se preparou e recebeu de seu bispo e de seu Presidente de Estaca uma recomendação. Ah se você pudesse ler o que eles falaram de cada um de vocês em seus formulários. Tenho certeza que você se encheria de satisfação pois eles falam tão bem de vocês. É muito relevante ter a recomendação de alguém, ainda mais para servir como representante de Cristo. Essa recomendação vai para o Presidente da Igreja e para o Quórum dos Doze Apóstolos. Portanto, honrar as recomendações de nossos líderes locais deve ser uma preocupação constante que você deve ter. Por outro lado, você deve ser grato pelo reconhecimento e recomendação de seus líderes locais.
Graças à sua escolha, sua preparação e as recomendações que você recebeu, você chegou em sua missão. Graças ao seu histórico até aqui, você está fazendo sua missão. Essa é uma conquista muito importante, pois envolve preparação, obediência e recomendação.
Porém, tão importante quanto fazer uma missão é deixar a missão fazer você. Tão importante quanto ser recomendado e chegar em uma missão é deixar a missão moldar você. Esse deve ser o seu objetivo constante.
O que desejo ensinar com isso? É simples. Você precisa dar o seu melhor como missionário, aceitar com atitude nobre todos os desafios e colher os frutos da sua escolha. Eu gosto muito da parábola das 10 virgens, conforme é relatada em Mateus 25. Ela ilustra o que desejo ensinar. Vocês conhecem bem aquela párabola. 5 virgens eram imprudentes enquanto outras 5 eram sensatas. As imprudentes não conseguiram participar das bodas, chegaram atrasadas, faltou-lhe o azeite, enquanto que as prudentes compareceram e participaram das bodas.
Percebam que as 10 foram convidadas. As 10 eram noivas. Porém, apenas 5 participaram das bodas. A essência da mensagem dessa parábola é a “preparação”.  No caso da parábola, elas precisavam do “azeite”. Eu imagino que as sensatas, durante a sua preparação, ponderavam da seguinte forma:  “o que mais eu preciso fazer para assegurar que tenho azeite suficiente para as bodas?”“onde mais eu posso conseguir o azeite que necessito?”. Elas estavam focadas em um objetivo e assim estavam preparadas. As outras virgens muito provavelmente estavam dispersas. Não tinham o foco necessário, deixaram de buscar o azeite no tempo certo e então, quando precisaram, não tinham o azeite. As outras virgens foram insensatas e perderam a sua oportunidade.
Neste sentido, a missão é o momento da sua vida para buscar o azeite e colocar em reserva. É neste tempo que temos a grande chance de buscar o azeite. Fazemos isso quando aprendemos a amar nossos companheiros, mesmo que num primeiro momento possa parecer difícil. Fazemos isso quando decidimos ser obedientes com exatidão. Buscamos o azeite quando estabelecemos metas desafiadoras e trabalhamos para alcançá-las. Buscamos o azeite quando nosso estudo pessoal e com o companheiro são significativos. Dentro de cada uma dessas pequenas coisas que você realiza, há uma quantidade de azeite à sua disposição. Se você se afastar das pequenas coisas, você vai perder o azeite que foi separado para você em cada uma dessas “botijas”.
Quando entendemos isso, ou seja, que este é o momento para “comprar o azeite”, mudamos a nossa atitude. Esta mudança significa dizer que você vai deixar a missão fazer você, pois para retirar o azeite que está à sua disposição, você precisa se moldar. Porém, se você retarda esse processo de deixar a missão te fazer, ou seja, o processo de mudança, você vai perder grandes quantidades de azeite que poderiam ser colhido e acumulado.
Se você por ventura permanecer conectado ao mundo anterior à missão, infelizmente você estará agindo como a virgem insensata e deixando de colher o azeite que lhe fora separado. Eu já ouvi missionário dizer “eu quero a minha vida de volta”, em uma referência à saudade que sente de seus hábitos antigos. Ele ou ela pode sentir falta de ouvir música; pode sentir falta do celular; pode sentir falta de ler outros livros que não sejam aprovados para missionários.
Como não encontram essas distrações na missão, buscam outras distrações, como passar tempo demais na casa dos membros, manter conversas inadequadas e assim buscam de outras maneiras menos nobres a satisfação da saudade que sentem de um mundo anterior. Se eventualmente esse é o seu caso, em alguma escala, mude a sua atitude e busque as alegrias que estão na missão. Não perca a oportunidade da sua vida para conseguir o azeite e armazená-lo.
Eu amo a seguinte citação de PME:  “A designação pode ser considerada de modo literal; você foi separado do pecado, separado do carnal; separado de tudo que é cruel, vil, maligno, barato ou vulgar; separado do mundo e levado para um nível mais elevado de pensamento e atividade. A bênção depende de seu desempenho fiel”. (The Teachings of Spencer W. Kimball, org. Edward L. Kimball, [1982], p. 478.) (página 4).
Este é o seu caso. Você foi separado e aceitou fazer a sua missão. Parabéns!! Agora e durante toda a sua missão é o tempo de deixar a missão te fazer, ou seja, buscar o azeite para a sua vida! Passa muito rápido, aproveite cada momento. Há quantidades de azeite para você. Essas quantidades estão em pequenos frascos e são colhidos diariamente. Nunca se canse de buscá-los.
Se você sente dificuldades, lembre-se que podemos encontrar forças no Salvador. “Ele é nosso amigo”. Lembre-se que seus líderes de distrito e de zona podem te ajudar. Sister Leite e eu estamos aqui para te ajudar.
Saibam de nosso amor por vocês. Somos tão gratos por tudo que fazem. Saibam de nosso empenho para ajudá-los para que neste período de serviço e preparação você colete bastante azeite. As escrituras contém tantas promessas para você, muito mais que qualquer outra pessoa possa lhe prometer. Confiem nessas promessas e continuem adiante, em busca do azeite para a sua vida e mesmo a vida eterna.
Com amor,

Presidente e Sister Leite

Comentários