A Casa de Deus está feita




Amados missionários,
A Casa de Deus está feita! Já temos as datas para visitação e dedicação do Templo de Fortaleza!
Esta é uma mensagem histórica. Na semana que passou, a Primeira Presidência anunciou as datas de visitação pública e da dedicação do Templo de Fortaleza. Depois de muitos anos de sacrifício, preparação e muito trabalho, um templo vai ser dedicado nesta cidade. Foi vontade do Senhor que estivéssemos aqui neste período para viver este momento maravilhoso.
No dia 22 de abril de 2019, segunda-feira, o templo será aberto para a mídia. Durante os dias 23 a 26 de abril, será o período para a visitação de convidados, normalmente estendido às autoridades e amigos formadores de opinião. A partir do dia 27 de abril a 18 de maio, exceto os dias 05 e 12, será o período para visitação pública. No dia 01 de junho de 2019, um sábado, haverá o devocional a ser apresentado pelos jovens e finalmente, no dia 2 de junho de 2019, um domingo,  haverá a dedicação do Templo. Haverá três sessões dedicatórias. A primeira às 9:00 horas, a segunda às 12 horas e a terceira às 15:00. Guardem bem essas datas. Haverá instruções adicionais acerca de como vamos participar e de todo trabalho que precisará ser realizado.
Neste texto, porém, gostaria de convidá-los a ponderar sobre os templos, seu signficado e propósito e o nosso papel de ajudar as pessoas a receberem as ordenanças preparatórias ao templo, o batismo e a confirmação.
Desde o início dos tempos o Senhor providenciou lugares sagrados para que Ele se manifestasse aos homens. O jardim do Éden fora um desses lugares. Enquanto nossos primeiros pais foram obedientes e viviam sem transgressões, o Senhor ministrava a eles diretamente. Ao transgredirem, foram expulsos. O monte Horebe, no Sinai, fora um desses locais. Antes do Senhor aparecer ao Profeta Moisés Ele assim o advertiu.  “Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa” (Exod 3:5).
Nesta dispensação, o Bosque Sagrado é também considerado um local sagrado, pois foi ali que o Pai Celestial e o Salvador apareceram à Joseph Smith. O Senhor sempre designou locais sagrados para instruções, convênios e aprendizado. Ele ministra diretamente aos homens nesses locais.
Com o tempo, o Senhor designou a seus filhos que edificassem locais sagrados para Ele pudesse ministrar a Seus filhos. Essas edificações passaram a ser conhecidas como “Templos”
O tabernáculo da antiga Israel era um Templo móvel, ou seja, um local sagrado que acompanhava o povo do convênio. Assim que o povo de Israel se estabeleceu e demonstrou-se merecedor, o Senhor instruiu a seus servos acerca da construção do primeiro templo fixo, mesmo o templo de Salomão. Neste local, o Senhor revelou instruções e convênios ao Seu povo.

O templo sempre foi associado à pureza e retidão. O Salmista, em Salmos 24:3-4 indagou: Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? A resposta foi: Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.
A casa de Israel se afastou dos convênios e o templo lhe fora retirado. Ao se arrependerem e retornarem aos convênios, o Senhor os permitiu reconstruir o Templo de Salomão, que foi sucessivamente conhecido como Templo de Zorobabel e o Templo de Herodes.

No continente americano o Senhor também determinou a construção de edifícios sagrados com os mesmos propósitos dos templos do velho mundo, ou seja, locais de instrução, revelação, aprendizado e convênios. Um local aos puros de coração. Lemos em 3º Néfi que quando o Senhor apareceu ao Seu povo, Ele o fez à multidão que estava aos “arredores do templo”.

Após  restauração do evangelho nesta última dispensação, o Senhor instruiu seu servo, o Profeta Joseph Smith, a construir o templo de Kirtland. Em meio à pobreza e muito sacrifício, os santos pioneiros construíram o primeiro tempo desta dispensação. Após a construção desses edifícios sagrados, sobre a sua pedra angular se escreve “Santidade ao Senhor”, pois o templo representa justamente isto, o local sagrado construído pelo homem, para ser Dedicado ao Senhor, em lembrança de Sua Santidade.

São nesses edifícios sagrados que realizamos os mais sublimes convênios por meio dos quais as famílias são seladas e têm a promessa de permanecerem juntas para sempre. São nesses edifícios sagrados que nossos antepassados podem receber as ordenanças de exaltação. São nesses edifícios sagrados que aprendemos que o Pai Celestial é um Deus tanto para vivos quanto para os mortos. Ele é onipotente e Reina sobre todos nós. A morte não põe fim à nossa existência eterna, tampouco ao nosso relacionamento com o Criador.

A partir de 2 de junho de 2019, o Templo de Fortaleza passará a integrar este legado da história dos templos. Um legado de obediência, de sacrifício, de retidão, de promessas do Senhor, de convênios, de aprendizado, de pureza e acima de tudo, de local sagrado, mesmo a Casa do Senhor.  Isto significa dizer que na cidade de Fortaleza e arredores há membros fiéis, puros de coração, que vivem em retidão, os quais permitiram que a cidade de Fortaleza pudesse receber um templo.

Obviamente não estávamos presentes na construção dos primeiros templos antigos ou desta dispensação. Porém, o Senhor nos permitiu fazer parte deste momento grandioso e histórico de legado dos templos como Seus missionários. Reflitam sobre isso. Ser representantes de Cristo durante o período de construção e dedicação de um templo ao Senhor.

Isto nos concede participar de legado semelhante aos que construíram os primeiros templos desta dispensação. Isto nos permite a conexão com todos os templos das dispensações passadas, pois somos os oficiantes das ordenanças preparatórias, batismo e confirmação, sem as quais ninguém vai ao templo.

Durante muitos meses, em nossos informativos, sempre veiculamos a pergunta: “Quem você vai levar ao templo?”. Esta pergunta é mais atual e necessária do que nunca. Agora, que já temos data e horários designados, quem você vai levar ao templo? Que oportunidade maravilhosa para pesquisadores, membros menos ativos e recém conversos visitarem o templo, especialmente durante a visitação pública. Quem você vai levar? Qual é a sua lista de pessoas ao templo? Quem os membros vão levar ao templo para serem inspirados por essa magnífica construção e o que ela representa?

Agora que teremos um templo dedicado, chegou o momento de mais ainda desafiar os casais a se prepararem para receberem a ordenança do casamento eterno. Durante muitos meses, pudemos ajudar vários casais a se casar e serem batizados. Você pode agora ajudá-los a receber as bençãos do casamento no templo.

Sister Leite e eu não temos palavras para expressar a nossa felicidade por estarmos vivendo nesta época. O Senhor os agraciou com a benção de podermos estar presentes à dedicação do templo, como Presidente de Missão e esposa. Estar em uma dedicação já é algo singular. Portar as chaves para  a pregação do evagelho durante este tempo é uma benção que não temos palavras para agradecer.

Nossa motivação de fazer esta obra sempre foi grande. Agora, com essa grande notícia, estamos mais motivados que nunca.  Que possamos juntos entender cada vez mais o caráter sagrado do templo e seu significado. Que nosso desejo de trazer pessoas às ordenanças preparatórias possa se elevar ainda mais.  Que nossa visão acerca deste momento possa ser alargada.  Vamos poder contar para nossa posteridade: ajudamos a construir um templo ao Senhor. Amamos vocês e somos gratos por tudo que fazem.Vamos adiante, rumo aos 3.000 batismos e confirmações.

Com amor,

Presidente e Sister Leite



Comentários

  1. Linda mensagem! Que felicidade estar vivo para ver este dia tão esperado para este povo tão querido!

    ResponderExcluir

Postar um comentário