Visão sem sem trabalho é um sonho. Trabalho sem visão é passatempo. Visão com trabalho é realização




Meus amados missionários,
Que semana maravilhosa! Pudemos ajudar 64 pessoas às águas do batismo e durante todo o mês de novembro 179 pessoas foram batizadas e confirmadas. Parabéns pelo seu trabalho! Sei que esta semana alguns batismos “tropeçaram”. Vamos ajudá-los a levantar esta semana para que no mês de dezembro possamos fechar o mês rumo aos 3.000.
Este final de semana houve duas conferências de Estaca: Castelão e Pacajus. Elder Parrella, 2º Conselheiro da Área Brasil foi designado para presidir a conferência da Estaca Pacajus e ele me convidou para acompanhá-lo. Assim, não pude estar presente na conferência da Estaca Castelão. Sei que os membros dessas duas estacas foram muito bem nutridos.
Em relação à Estaca Pacajus, na sessão de sábado à noite, vários recém conversos prestaram seus testemunhos. Dentre eles, um jovem que vai para a missão Brasil Manaus, de nome Wallison. Foi muito poderoso ouvir o testemunho dele. Pude conhecê-lo e lhe dar um abraço.
Também esta semana o casal Ponder encerrou a sua missão. Eles voltarão para casa nesta segunda-feira. Eles ficaram 18 meses designados para ajudar o ramo de Iguatu. Fizeram um excelente trabalho e agora retornam ao seu lar, com o sentimento de ter contribuído significativamente para o Reino de Deus.
São tantos acontecimentos especiais que seu eu fosse relatar um a um, em detalhes, seria um livro a cada semana. O princípio, porém, é que missão é um período de alegrias, de aprendizado, de crescimento, de experiências, de lições, que permanerão para sempre. Eu oro continuamente para que essas lições estejam gravadas em seus corações.
Nesta semana um de nossos missionários citou a frase acima. Achei muito apropriada e ponderei sobre ela. De fato, sonho, visão e trabalho são perspectivas que se relacionam. Todos nós devemos ter sonhos e aspirações. Porém, esta etapa precisa avançar para uma visão clara do que pretendemos realizar. Por fim, o trabalho é a ferramenta que concretiza o sonho e a visão. Assim,  visão sem trabalho, permanece como um sonho, pois não se realiza. Trabalho sem visão é um passatempo, pois sem compreensão o trabalho não é eficaz. O Senhor deseja que nossos sonhos avancem para a visão clara e que sejam concretizados por meio do trabalho, mesmo o trabalho de salvação, duro e constante.
De fato, em D&C Seçao 58: 27 o Senhor nos ensina que devemos nos ocupar zelosamente numa boa causa. Ele assim ensinou: Em verdade eu digo: Os homens devem ocupar-se zelosamente numa boa causa e fazer muitas coisas de sua livre e espontânea vontade e realizar muita retidão.
Algo que me deixa extremamente fascinado na missão é poder realizar uma obra tão significativa. Pessoalmente, eu já vivi muitas experiências ao longo da vida. Porém, presenciar e participar do milagre da conversão de tantas pessoas me dá uma alegria tão grande que não tenho palavras para explicar. Isto amplia a minha visão.
Eis o que fazemos, eis a visão: nós ajudamos os filhos de Deus a viverem padrões mais elevados; nós os ajudamos a se livrar dos vícios e do pecado; nós damos a eles uma perspectiva eterna de sua existência; nós os ajudamos a entender a sua identidade divina; eles podem compreender a diferença entre felicidade duradoura e momentos de alegrias temporárias. Eles podem se afastar de doutrinas falsas e artimanhas do inimigo. Nós nos tornamos agentes da expiação, na medida em que somos instrumentos para que tantas pessoas possam conhecer esse poder transformador. Em uma frase, ao cumprir nosso propósito de “convidar as pessoas a virem a Cristo” , nós ajudamos a maior criação divina, a obra prima de Deus, mesmo seus filhos, a conhecer seu potencial divino e lhes ensinamos que esta vida é o tempo para se preparar ao encontro com o seu criador.
Quando adquirimos essa visão elevada de nosso propósito, estamos prontos para trabalhar de maneira mais eficaz. Se esta visão não for clara e se não estiver arraigada em seu coração, há o risco de se cair no automatismo. Há o risco de se deixar de ver as alegrias da missão. Há o risco de não se usar o tempo com sabedoria. A plena compreensão de seu propósito missionário, a visão que você tem sobre este trabalho sagrado é chave para que você possa manter o seu ritmo e a plena alegria.
As escrituras nos prometem que os eleitos do Senhor “ouvirão a Sua voz”. Portanto, a obra missionária é um trabalho de busca constante. Onde estão os eleitos? Onde está o seu povo? Onde estão aqueles que você prometeu buscar? A visão é que há muitos que foram separados para você.
Esta visão não pode ser concretizada sem trabalho duro e constante. Não pode ser concretizada sem pagarmos o preço da obediência; não pode ser concretizada sem termos o Espírito Santo como o companheiro senior, pois Ele é o professor. Não pode ser concretizada sem o uso sábio do tempo. Quando a visão está no coração e a esta visão nós agregamos o complemento de nossa oferta, qual seja, o trabalho dedicado e ao modo do Senhor, o milagre da conversão ocorre.
Este final de semana houve o batismo de um casal na cidade de Iguatu. Fábio e a sua esposa Cleide foram ensinados e batizados pelo casal Ponder. O Fábio já tem um chamado no ramo. Vai ser o Líder da Obra Missionária. Eu os conheci durante o musical em Juazeiro do Norte. Gostaria de citá-los porque durante 18 meses o casal Ponder teve uma visão. Eles gostariam muito de encontrar os eleitos que o Senhor separou para eles. Eles separavam o seu tempo entre as muitas obrigações do ramo e o proselitismo. Porém, a visão de encontrar seus eleitos sempre foi constante. Neste final de semana, depois de muito trabalho, esta visão se concretizou. O Fábio e a sua esposa se casaram e foram batizados e agora temos mais uma família especial para ajudar o Reino de Deus naquela cidade.
No caso de Elder e Sister Ponder, levaram 18 meses para achar o seu povo. O princípio que estou ensinando é que mediante o trabalho duro e constante o Senhor vai te abençoar a encontrar os seus eleitos, o seu povo. Nunca desanime, mas espere em Deus. Simplesmente siga adiante cultivando a visão e trabalhando duro, e o Senhor vai te conceder mais e mais milagres. Como você não tem um ramo para cuidar, estou certo que a cada semana você poderá encontrar parte de seu povo, levá-los ao batismo e à confirmação.
Faz parte da visão trabalhar com um fim em mente. Lemos em Pérola de Grande Valor, em Abrãao 5: 1-2. E assim terminaremos os céus e a Terra, e todas as suas hostes. E os Deuses disseram entre si: Na sétima vez terminaremos nossa obra, sobre a qual deliberamos; e descansaremos na sétima vez de toda nossa obra sobre a qual deliberamos.

Começar com um fim em mente é um atributo divino. Ora, os Deuses não iniciaram a criação sem saber o que desejavam realizar, tampouco sem o desejo de terminar o que começaram. De fato a escritura começa com o verbo “terminar”, ou seja, já sabiam exatamente o que desejavam realizar desde o princípio. Percebam que as palavras “terminaremos” e “deliberamos” aparecem duas vezes, enquanto que “descansaremos” aparece uma só vez, ainda no sétimo dia. A própria escritura acima ensina que para terminar, precisamos descansar menos.

Um dos atributos do Senhor é conhecer o fim desde o princípio. Podemos desenvolver este atributo, naturalmente em escala bem menor, na medida em que temos uma visão clara, planejamos adequadamente, e nos comprometemos a “terminar”  o fim que temos em mente. Em outras palavras, devemos trabalhar para realizar as metas com as quais nos comprometemos a “terminar”, mesmo antes de “descansar”.

Este processo contínuo de buscar aclarar e elevar a sua visão, traduzi-la em trabalho árduo, constante e ao modo do Senhor, iniciar com o fim em mente e maior comprometimento a alcançar este fim, até mesmo antes de descansar, vai ajudá-lo a encontrar mais e mais o seu povo, os eleitos que o Senhor separou para você, naturalmente ao tempo Dele. A nós é requerido “um coração quebrantado e uma mente solícita. Ao Senhor, a misericórdia e bondade pelos milagres.

Que possamos ampliar a nossa visão; que possamos trabalhar mais, a partir dessa visão; que possamos ter o fim em mente e o compromisso e alcança-lo.

Parabéns por tudo que fazem. Vocês são um exemplo para mim e a Sister Leite. Obrigado por seu amor e pelo seu trabalho. Vamos adiante, sempre com mais visão e e com mais trabalho, ao modo do Senhor. Rumo aos 3.000.

Com amor,

Presidente e Sister Leite


Comentários