Reverência traz revelação



Meus amados missionários,

Presidente Nelson nos ensinou na Conferência Geral de Abril de 2018 que “nos dias que estão por vir, não será possível sobreviver espiritualmente sem a orientação, a direção, o consolo e a influência constante do Espírito Santo”. Ele ainda nos advertiu que deveríamos avançar além de nossa habilidade espiritual atual para receber revelação pessoal, pois o Senhor prometeu que “se buscares receberá revelação sobre revelação, conhecimento sobre conhecimento, para que conhecças os mistérios e as coisas pacíficas, aquilo que traz alegria, que traz vida eterna”
Em outras palavras, não será possível sobreviver espiritualmente sem a influência constante do Espírito Santo, tampouco sem receber revelação pessoal.
Revelação é a comunicação de Deus a seus filhos na terra. Ela pode ocorrer por meio de visões, sonhos ou visitas de anjos. Na maioria das vezes ocorrerá por meio de inspiração pelo Poder do Espírito Santo. Notem que há um padrão para a revelação pelo Espírito Santo. Lemos em D&C 8:2-3 “Sim, eis que eu te falarei em tua mente e em teu coração, pelo Espírito Santo, que virá sobre ti e que habitará em teu coração. Ora, eis que este é o espírito de revelação; eis que este é o Espírito pelo qual Moisés conduziu os filhos de Israel através do Mar Vermelho em terra seca”.

A voz do Espírito ela é mansa e delicada. Lemos na página 98 de PME – “O Espírito está sempre acessível para guiá-lo e orientá-lo. No entanto, o Espírito fala mansamente, por intermédio de seus sentimentos e sua mente. Um dos grandes desafios que você e as pessoas com quem você está trabalhando terão é o de reconhecer os delicados e sutis sussurros do Espírito Santo”.

Ora, se o Espírito nos fala mansamente e com uma voz delicada, nossa atitude constante para receber revelação pessoal por meio do Espírito Santo deve ser de total reverência ao Senhor, ao nosso chamado, ao nosso propósito missionário, para que possamos nos qualificar para escutar essa voz mansa e delicada.

Reverência significa um profundo respeito pelas coisas sagradas. Este sentimento de respeito e veneração pelas coisas sagradas nos qualifica para podermos receber a inspiração que vem do Espírito Santo. As escrituras estão repletas de demonstrações de reverência como requisito fundamental para recebermos revelação pessoal.

Moisés, antes de ver a face do Senhor e Dele receber os mandamentos para a condução do povo de Israel pelo deserto e que perdura até os dias de hoje, recebeu as seguintes instruções do Senhor: Êxodo 3:4-5

E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Não te chegues para cá; tira os teus sapatos de teus pés, porque o lugaem que tu estás é terra santa.

O Rei Davi, o Salmista, ensinou:

“Deus é sobremodo temível na assembleia dos santos, e para ser reverenciado por todos os que o cercam”. (Salmos 89:7)

O grande capitão Moroni, após rasgar a sua túnica para criar o estandarte da liberdade, inclinou-se até o solo e orou fervorasamente ao Senhor (Alma 46:13)

Joseph Smith ao vislumbrar o Reino Celestial declarou:

93 Diante de cujo trono todas as coisas curvam-se em humilde reverência e dão-lhe glória para todo o sempre.(D&C 76:93)

Portanto, o Senhor exige reverência pelas coisas sagradas. Reverência é um requisito essencial  para que Ele possa se manifestar por meio do Espírito Santo. A irreverância é um obstáculo para que a revelação possa fluir de maneira poderosa e assim iluminar a mente e o coração.

Como podemos demonstrar reverência? Como podemos demonstrar respeito e veneração pelas coisas sagradas? Há muitas maneira de fazê-lo. Deixe-me listar algumas coisas que podem demonstrar o tipo de reverência que devemos exercer:

  1. Sempre se dirija ao seu companheiro o companheira utilizando o título de “Elder ou Sister”. Não o chame pelo primeiro nome ou de qualquer outro apelido, como “cara”, “macho”  ou “mulher”;
  2. Não utilize as expressões como “eu nasci em Quixeramobim”; “eu morri em Iguatu”. Essas expressões não denotam reverência aos locais sagrados em que você exerce o manto apostólico como um representante de Jesus Cristo;
  3. Meu pai foi Elder....; Minha mãe foi Sister ..... Nós treinamos um missionário, não somos pais dele;
  4. De forma alguma utilize expressões vulgares, palavrões ou uma linguagem que se afaste do padrão missionário.
  5. Cumprimente as pessoas segundo o padrão missionário e não segundo um padrão inferior.

     

    Há muitas outras coisas que eu poderia listar. Porém, a relação acima é suficiente para ilustrar o tipo de reverência que devemos ter pelas coisas sagradas. Nosso título, nosso chamado, nossas áreas, tudo que fazemos na missão há de ser considerado sagrado e por conseguinte, deve ser tratado com imensa reverência, pois este é o padrão dos céus. O Senhor nos fala à mente e ao coração quando somos reverentes. A irreverência pode ofuscar o Espírito e prejudicar a comunicação com os céus.

     

    Sei que muitas vezes, em qualquer grupo, pode haver fraquezas e o desejo de ser popular. Assim, alguns podem correr o risco de buscar essa popularidade por meio de um linguajar e atitudes mais voltados para agradar ao homem do que para agradar a Deus. Certamente não há nada de errado em ser divertido, demonstrar bom humor e amizade. No entanto, não podemos ultrapassar a linha divisória de uma conduta animada para uma conduta irreverente e inadequada.

     

    As formas que falamos, as expressões que usamos, as condutas que adotamos, demonstram nossa reverência. Falam de nosso caráter. Eu os convido a uma reflexão pessoal, um a um e pergunte a si próprio (a). Eu sou reverente para agradar a Deus ou me preocupo em agradar os homens? Se eventualmente você concluir que precisa mudar a sua reverência, faça-o hoje mesmo. Brincadeiras, risos excessivos, mesmo escandalosos e fora de hora, também afastam o Espírito. 

     

    Eu prometo que vale a pena ser reverente, pois nos qualificamos para ouvir a voz mansa e delicada. Eu prometo que vale a pena ser reverente pois as impressões espirituais não mais intensas e frequentes. Eu testifico dessa voz. Já pude literalmente ouvi-la várias vezes. Eu prometo que sua mente e o seu coração vão se encher de mais luz e verdade. Já pude sentir a mente sendo iluminada e a revelação fluindo várias vezes.

     

    Utilize sua missão para aprender a ter revelação pessoal e adote o hábito da reverência, pois ela vai te conduzir à fonte da revelação pessoal, sem a qual não poderemos sobreviver nos dias atuais.

     

    Encerro com palavras de agradecimento por tudo que vocês fazem, pelo seu trabalho, pelo seu bom espírito e pelas demonstrações de reverência. Rumo aos 3.000.

     

    Com amor,

     

    Presidente e Sister Leite

Comentários