Excelência na missão, excelência na vida!



Meus amados missionários,

Acabamos de chegar da capela da Estaca Messejana. Tivemos a nossa quarta apresentação do musical  "Eu quero ser um missionário". Posso dizer que foi um sucesso. Vocês podem ver as fotos no blog da missão. Próximo domingo vamos ter a apresentação na Estaca Leste. Agora, missionários da Zona Leste, o musical está com vocês. Neste P.day será o dia para o primeiro ensaio. Tenho certeza que esta iniciativa vai envolver os membros e vamos conseguir ainda mais a ajuda deles na obra missionária.
Também gostaria de parabenizar a todos pela boa semana. Conseguimos abençoar a vida de 49 pessoas com o batismo e 51 pessoas receberam o Dom do Espírito Santo. Precisamos acelerar!! Esta é a última semana do mês de Novembro. É momento de muita fé, muito trabalho, muita oração. É momento de orar como se tudo dependesse do Senhor e trabalhar como se tudo dependesse de nós. Eu tenho certeza que vamos conseguir ter um mês bem sucedido. Para isto, esta semana é fundamental.
A semana que passou, Sister Leite e eu estivemos reunidos com mais 34 presidentes de missão e suas esposas. Foi a semana de seminário de presidentes de missão e esposas. Este encontro ocorre duas vezes ao ano e é uma oportunidade para sermos treinados e também podermos compartilhar experiências. Sister Leite e eu pudemos rever grandes amigos que servem como Presidentes de Missão e esposas. Dentre esses amigos, eu pude rever um companheiro de minha missão, Presidente Marsh, Presidente da Missão Brasil Campinas. Foi muito especial sentarmos e conversarmos sobre nossas memórias do campo missionário, experiências espirituais e também experiências engraçadas que tivemos.
Pudemos também presenciar outros companheiros que se encontraram, ou seja, Presidentes de outras missões que tinham servido juntos como companheiros enquanto jovens e que agora servem como presidentes de missão e esposas.  Muitos falavam e se lembravam dos missionários de suas épocas, das lições, das experiências edificantes. Foram momentos inesquecíveis durante a semana que passou.
Ao conversar com meu antigo companheiro e presenciar outras conversas similares entre presidentes de missão que enquanto jovens foram companheiros, eu presenciei e  testemunhei uma realidade. "a escolha pela excelência na missão resulta em excelência na vida". Percebi de forma muito clara que jovens que foram bons missionários desenvolveram a atributos que os ajudaram a encontrar uma boa esposa; que os ajudaram a ter uma boa carreira e a servir de forma significativa na Igreja e na comunidade.
Não estou dizendo que todo missionário excelente vai servir como presidente de missão no futuro. O que estou dizendo é que um missionário excelente já estabelece um padrão de escolha que vai ajudá-lo(a) nas outras etapas de vida.
É claro que sempre é tempo para escolhermos a excelência em tudo que fazemos. No entanto, mais uma vez pude constatar que a escolha pela excelência no campo missionário tem o poder de forjar o caráter espiritual de um missionário, que vai lhe dar a força e demais atributos para enfrentar com sucesso os desafios pós missão.
Então, eu pergunto. O que é ser excelente? Ao contrário do que alguns pensam, excelência não significa ser perfeito ou bom em tudo. Excelência não significa ter reconhecimento de terceiros naquilo que fazemos. De fato, excelência significa a firme determinação de se tornar melhor a cada dia em tudo que você faz. Excelência significa aprender a trocar escolhas boas, por escolhas melhores. Excelência significa ter expectativas elevadas; excelência significa entender que você tem um potencial divino. A busca pela excelência, portanto, é a firme e continua disposição de fazer o melhor e de se tornar melhor continuamente.
Quem busca a excelência não se justifica. Antes, porém, torna-se o próprio árbitro e muda o que precisa ser mudado. Quem busca a excelência entende que é agente e tem o encargo de agir e não de receber a ação. Quem busca a excelência não se cansa de fazer o bem.
A missão nos ensina esses princípios maravilhosos quando somos desafiados por meio de padrõers de excelência. Eis o que lemos em PME página 156; "Em dado momento, seus líderes podem estabelecer padrões de excelência que visam elevar sua visão e aumentar sua fé. As metas da missão, zona e distrito irão ajudá-lo a esforçar-se ao máximo, trabalhar eficazmente e atingir níveis mais elevados de desempenho". (PME 156)
Paulo ao escrever aos santos em Corinto os desafiou a procurar zelozamente seus dons para que assim pudessem encontrar um caminho mais excelente: "Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente". (2º Coríntios 12:31)
Na conferência de outubro de 2002 Presidente Gordon B. Hincley ensinou "Existe espaço para o aperfeiçoamento em toda vida. Não importa (...) nossas circunstâncias, podemos melhorar, e ao fazermos isso, exercemos uma influência na vida daqueles que nos rodeiam. (Gordon B. Hincley) (Outubro de 2002)
Presidente Dallin H Oaks também ensinou na Conferência Geral de Outubro de 2007: "Ao refletirmos sobre várias escolhas, convém lembrar que não basta que algo seja bom. Há outras escolhas melhores, muito boas, e outras melhores ainda, excelentes. Mesmo que determinada escolha seja mais difícil, caso o seu valor seja maior, isso a tornará a melhor de todas".

A partir das palavras dos profetas eu os convido hoje a tomar a decisão de buscar a excelência na missão. Este intuito tem o efeito de elevar nossa visão, melhorar nosso desempenho e nos ajuda a estabelecer um padrão que vai nos acompanhar ao longo de nossas vidas.
Quando eu era um jovem missionário eu não tinha a visão que no futuro eu poderia ajudar outros missionários como seu presidente. Eu também não tinha a visão completa de todas as bençãos que o Senhor concederia a mim e a minha família. Eu não sabia muitas coisas. Porém, sabia o suficiente. Sabia que seu eu fosse um bom missionário o Senhor cumpriria Suas promessas, pois Ele mesmo ensinou que está obrigado conosco quando fazemos o que Ele nos diz.
Há leis celestiais que governam nossa existência. Uma dessas leis é que ganharemos vida em abundância ao perdermos nossa vida por amor a Cristo. Em outras palavras, ao buscarmos servir de maneira excelente, ainda que isto possa representar, em uma visão imediatista, algum sacrifício,  a vida que ganharemos também será excelente e melhor.
Sejamos pois excelentes, no sentido de buscar continuamente o nosso aperfeiçoamento como missionários. Eu prometo que se buscarem essa excelência, o Senhor vai, no devido tempo, lhe devolver em dobro.
Que neste final de mês, bem como final de ano, possamos estabelecer a excelência como nossa grande meta.
Rumo à excelência, rumo aos 3.000 batismos e confirmações.

Com amor,

Sister Leite e Presidente Leite

Comentários