As alegrias de um missionário!


Amados missionários,
Sexta-feira desta semana eu estive com aproximadamente 500 jovens no encontro "Meet up" . Foi uma experiência incrível. Em todo Brasil dezenas de milhares de jovens se reuniram para sentir o espírito missionário e a alegria em servir. Dentre eles estavam vários jovens consultores, missionários retornados, que estavam felizes em servir e sentir a alegria ao se recordar do campo missionário. Isto me fez refletir bastante sobre as alegrias que um missionário encontra ao servir sua missão. Escrevo hoje sobre essas alegrias, pequenas e grandes, com o intuito de ajudá-los a reconhece-las, de maneira que elas possam se multiplicar em vossos corações. Prometo que se cultivarem um sentimento de gratidão por essas alegrias, elas se multiplicarão.
A alegria de ver um filho de Deus progredir no caminho do convênio - Essa é uma alegria que muitas vezes não cabe em nossos corações. As escrituras a chamam de "grande alegria", que pode ser alcançada por aqueles que trabalham todos os dias com o propósito de trazer almas a Cristo. A combinação entre o propósito no coração e o trabalho constante, que resulta em se levar ainda que seja uma só alma a Cristo, gera essa imensa alegria. Maior ainda será essa alegria se levarmos muitas almas ao Senhor. Ver pessoas progredindo nos traz imensa alegria.
A alegria de ver a sua transformação pessoal - A missão tem consigo o poder de mudança. De fato, ensinamos sobre mudança ao convidar as pessoas ao arrependimento. A grande alegria, porém, também está ao ver que mudamos. Este é um período de mudança, um período de crescimento, de aprendizado. Ao constatarmos todos esses frutos do trabalho missionário, o nosso coração se enche de alegria. Transformar-se e se tornar mais semelhante ao Salvador é motivo de grande alegria.
A alegria de ter uma escritura com o seu nome - Quem faz uma missão recebe um chamado de Deus por meio de Seu profeta vidente e revelador. Nesse chamado, há promessas, conselhos e admoestações. Em outras palavras, quem serve uma missão, recebe uma escritura para si. O chamado missionário, nesse sentido, se assemelha à sua benção patriarcal, pois são as duas escrituras pessoais. Que alegria é ter promessas exclusivas de um profeta de Deus, dirigidas especialmente para você. Quem recebe e honra o chamado missionário, tem grande alegria.
A alegria de sorrir diante das pequenas coisas - Quem aqui não se alegra com as pequenas coisas que ocorrem no campo? Uma mensagem inspiradora vinda de seu lar. Uma reunião de distrito. Uma conferência de zona. Quem não se alegra quando tem uma boa lasagna no almoço? Quem não se alegra quando chega a transferência e tem um bom irmão para te ajudar com as malas? Quem não se alegra quando chove um pouco e o sol vem em seguida e te seca rapidamente? Quem não se alegra ao chegar em casa, abrir a janela e sentir o vento forte que vem dos mares de nosso Estado? Quem não se alegra com aquela irmã bondosa que amorosamente te preparou um bolo delicioso pensando em você? A capacidade de encontrar alegria nessas pequenas coisas torna a missão um período celestial e ainda nos ensina a fazer o mesmo ao longo da vida. Há muita alegria nas pequenas coisas que fazemos diariamente.
A alegria de obter revelação pessoal, para si e para seus pesquisadores - Missão é um momento de compreensão mais plena do evangelho. "E falarei à tua mente e ao teu coração". O estudo pessoal e com o companheiro, são momentos sagrados da nutrição e revelação pessoal. Quem não se alegra em obter as respostas às próprias dúvidas e às dúvidas de seus pesquisadores? Há imensa alegria em ser instruído por meio do estudo e pela fé.
A alegria de batizar e confirmar - Eis um momento de regozijo na missão. Administrar as ordenanças para as quais fomos chamados.  É maravilhoso poder ver um filho de Deus adentrar as águas do batismo e fazer convênios com o  Senhor. É maravilhoso ver a alegria dos membros com a nova alma que se junta ao rebanho. Eis um momento celestial. Há muita alegria em batizar e confirmar.
Eu poderia escrever páginas e páginas sobre as alegrias de um missionário no campo missionário. A alegria de sair e ensinar com um membro; a alegria de "ser um Livro de Mórmon falante" em uma praça; a alegria de falar com todo mundo; a alegria de ouvir os conselhos dos profetas de Deus no campo missionário; a alegria de ver o Reino de Deus crescer, Há tantos e tantos motivos para alegria que talvez eu ainda escreva um livro sobre todas as alegrias dessa época de nossa experiência familiar.
Tenho dificuldades para entender quando um missionário, ou missionária, às vezes não encontra alegria no campo missionário e se diz "desanimado(a)". Felizmente isso é raro, pois há tantas alegrias que não sobra muito espaço para tristeza ou desânimo. Mas se por ventura você em algum momento se sentir desanimado, em decorrência dos desafios que o Senhor te coloca à frente para o seu aprendizado, lembre-se imediatamente das alegrias que existem no campo missionário. Liste essas alegrias; contemple essas alegrias; seja grato por essas alegrias.
É preciso aprender a ver as alegrias nessa jornada, pois há tantas! Não deixe a sua mente e o seu coração se desviar dessas alegrias, pois elas são como pedras preciosas que formam o tesouro que você vai levar consigo por toda a sua vida. Hoje, por exemplo, a Sister Sousa, de São Luis do Maranhão, encerrou a sua missão. Ela pediu para ficar mais uma transferência e ficou até o último dia possível. Ela desejava apreciar as alegrias da missão e ficou o quanto pode. Sem dúvidas, ela teve desafios, assim como todos nós, mas ela leva consigo as alegrias que formam o seu tesouro pessoal. Fiquei muito feliz quando ela compartilhou comigo as suas alegrias.
Amon, o grande missionário do Livro de Mórmon, ao chegar ao final de sua missão de 14 anos, exclamou: "Eis que minha alegria é completa, sim, meu coração transborda de alegria e regozijar-me-ei em meu Deus" (Alma 26:11<https://www.lds.org/scriptures/bofm/alma/26.11?lang=por#10>).
Quando Alma pregava secretamente entre os Nefitas, eis a reação dos ouvintes: (Mosias 18: 11). E quando ouviram estas palavras, bateram palmas de alegria e exclamaram: Esse é o desejo de nosso coração.
Essa é uma obra de alegria. Tome muito cuidado para ter a atitude correta diante de uma oportunidade para aprender. Eu me lembro a primeira vez que assisti a um filme 3D. Eu queria observar as reações das pessoas ao meu redor no cinema. Para isso, eu não coloquei os óculos que me deram e fiquei prestando atenção nas pessoas ao meu redor. Eu não entendia muito bem as suas reações. O filme parecia um tanto chato para mim mas para a grande maioria das pessoas era uma grande diversão. Eu não entendia e estava meio sonolento. Porém, meu filho ao notar a minha atitude me disse o seguinte "pai, coloque os óculos". Eu então os coloquei e pude entender a alegria de todos, pois eu tamém tive acesso aos efeitos especiais, somente disponíveis, aos que usavam os óculos 3D.
Missão se assemelha a essa experiência. Se porventura você tem dificuldades para ver algumas coisas que para você parece que somente outros conseguem ver, "coloque os óculos" e você vai enxergar as alegrias do campo missionário. Esses óculos são construídos quando você consegue esquecer de si próprio, consegue dar o seu coração e trabalha diligentemente.
Meu convite para você nessa mensagem é "Veja e viva as alegrias ao seu redor", pois o filme é curto, muito curto. O meu filme se encerrou faz 32 anos e eu ainda lembro de seus efeitos especiais e todas as alegrias que senti. Ainda hoje, eu buscava fotos de missionários de minha época e lembranças das alegrias, pequenas e grandes que vivi. Não carregue consigo "atitude pobre e desculpa nobre". Tenha consigo a atitude da alegria, pois essa sim é rica e fará com que as desculpas, ainda que nobres, possam desaparecer.
E por falar em alegria, vamos apresentar em cada Estaca de nossa missão, o Musical "Eu quero ser um missionário". O roteiro está pronto e em breve vamos ensaiar, zona por zona. Vais ser mais uma alegria na sua missão. Aguardem....
Encerro com o meu testemunho sobre essa obra. Ela é divina e dirigida por Deus. Sister Leite e eu amamos essa obra e temos muita alegria em fazê-la com vocês. Vamos adiante, levar nossa alegria aos filhos de Deus e assim convidá-los para experimentar as alegrias do batismo e confirmação. Rumo aos 3.000.
Com amor,
Presidente e Sister Leite

Comentários