As conferências de duplas



Meus amados missionários,

Durante as semanas  anteriores desta transferência, conseguimos fazer algo que inicialmente achei que seria impossível. Graças a um bom planejamento e a disposição de todos vocês, conseguimos fazer uma conferência com cada dupla da missão. Não sei se isto será possível mais uma vez, pois foi bem corrido e intenso. Porém, foi especial. Conseguimos entrevistar um a um e, ainda, receber a prestação de contas de cada dupla e treinar, dupla a dupla, sobre um tema muito relevante: como trabalhar com os membros. Faltam apenas algumas duplas e vou concluir esta semana que se inicia.

Eu oro para que depois desse esforço todos vocês tenham compreendido plenamente a relevância e a importância de trabalhar com os membros. Esta foi a ênfase de todas as conferências de duplas. Para que se tenha uma ideia da importância de trabalhar com os membros, Pregar Meu Evangelho cita 296 vezes a palavra “membros”, utilizada em várias situações.

Na página 173 de Pregar Meu Evangelho, lemos a seguinte citação do presidente Gordon B. Hincley  “Muitos pensam que o trabalho missionário consiste simplesmente no trabalho de bater de porta em porta. Todos aqueles que conhecem esse trabalho sabem que existe uma maneira bem melhor. Essa maneira é por intermédio dos membros da Igreja. Sempre que um membro apresenta um pesquisador, existe um sistema de apoio imediato. O membro presta testemunho da veracidade deste trabalho. Está desejoso de que seu amigo pesquisador encontre a felicidade. Ele fica entusiasmado quando o amigo progride em seu aprendizado do evangelho. Embora os missionários de tempo integral façam o trabalho de ensino propriamente dito, o membro reforça esse ensino oferecendo sua casa para apoiar o trabalho missionário. Ele presta um testemunho sincero da divindade desta obra. Ele responde as perguntas quando os missionários não estão presentes. Ele será um amigo do converso que está passando por uma grande e muitas vezes difícil mudança de vida. (...) O processo de levar novas pessoas para a Igreja não é uma responsabilidade exclusiva dos missionários. Eles têm mais sucesso quando são os membros que lhes apresentam os novos pesquisadores”. (A Liahona, julho de 1999, pp. 119–120)

Na conferência de outubro de 2013, Presidente Monson ensinou “Agora é o momento de membros e missionários se unirem e trabalharem juntos. Trabalhem na vinha do Senhor para trazer almas a Ele. Ele preparou os meios para nós compartilharmos o evangelho de diversas maneiras, e Ele vai nos ajudar em nossos labores se agirmos com fé para realizar Sua obra”.

Portanto, envolver os membros na obra missionária é uma prioridade profética. Precisamos ter essa visão e fazer isso sem propagar culpa, ou seja, adotar uma conduta positiva e entusiasmada e envolver todos os membros da ala, um a um, conforme o seu nível de conversão.

Na conferência de outubro de 2016, Élder Oaks ensinou que todo membro pode orar para ter o desejo de ajudar nessa parte essencial do trabalho de salvação. Todos esforços começam pelo desejo, ele ensinou. Digo que a oração é o início de todo processo de conversão. Para ajudar os membros a se tornarem membros missionários, precisamos inicialmente convidá-los a orar pela obra missionária, assim como nos ensinou Elder Oaks.

Foi ponderando sobre esse ensinamento que tenho enfatizado  que precisamos convidar os membros a fazer algo simples, qual seja, orar pelos pesquisadores. Sugerimos que pequenos vídeos fossem feitos pelos membros das alas para que os membros convidem outros membros para fazer o mesmo, ou seja, orar pelos pesquisadores, um a um. Se você ajudar os membros a orar pelos pesquisadores, eles vão ter o coração mais aberto para participar dessa obra e, assim, mais e mais membros vão se envolver e andarão as outras milhas, conforme os sentimentos e impressões que lhe serão ditadas ao coração e à mente, por meio do Espírito Santo. Eu peço que vocês ajudem os membros a fazer isso: orar pelos pesquisadores.

Durante as conferências de duplas, ensinamos, um a um, que missionário utiliza uma linguagem angelical. Missionário não fala de casa com os membros, não compartilha planos para depois da missão, não fala de namoro ou questões pessoais. Missionário fala do trabalho de salvação, ensina o evangelho, compartilha testemunho, ensina por meio das palavras dos profetas. Assim, toda oportunidade que você encontrar um membro da Igreja, seja no almoço, em breves visitas de acompanhamento ou, ainda que casualmente, você deve ter uma escritura, uma mensagem de inspiração, algo rápido que vai ajudar o membro a estabelecer um relacionamento contigo como missionário. Uma linguagem inspirada e elevada vai ajudar a construir um relacionamento de confiança com os membros e líderes. Assim como o homem pensa, ele é. Assim como o homem fala, ele faz. Portanto, que pensemos e falemos coisas sagradas, em especial aos membros e líderes.

Ainda durante as conferências de duplas, ressaltamos a importância de trabalharem com o LMA e com os missionários de ala. Em toda ala há irmãos mais dispostos, disponíveis e desejosos de participar da obra missionária mais ativamente. Esses esforços precisam simplesmente ser organizados e coordenados com os líderes, membros e missionários. Reuniões regulares e frequentes com  o LMA e com os missionários de ala, acompanhada de metas, planejamento e prestação de contas, vão fazer com que o trabalho possa fluir na ala. Há alas que batizam regularmente há mais de 10 semanas. Há alas que batizam mais de 40 semanas dentro de um ano. Qual o segredo? Trabalho coordenado entre membros, missionários de ala e líderes.

Por fim, recomendamos que vocês fizessem um calendário de ações com os membros. Essas ações podem ser as datas que eles vão sair com vocês para ensinar; as datas que eles vão receber indivíduos ou famílias para ensinar ou qualquer outra ação. Cada família pode fazer um plano de missão da família. Cada indivíduo pode fazer um plano de missão do indivíduo. O resultado neste trabalho de salvação somente ocorre quando transformamos a inspiração em muita transpiração. Inspiração sem transpiração não tem o efeito de mudar vidas. Na maioria das vezes, essa fórmula funciona assim: 1% de inspiração e 99% de transpiração.

Estou feliz por termos conseguido treinar todos vocês e entrevistá-los, em uma conferência de dupla. Algumas duplas foram filmadas e oportunamente vamos mostrar nossos atores.
Eu amo fazer essa obra. Não há obra mais importante do que convidar as pessoas a virem a Cristo. Essa obra muda vidas! Seremos mais bem sucedidos na medida em que desenvolvermos o poder que vem ao exercermos fielmente o discipulado e nos esforçarmos para desenvolver atributos do Salvador. Também estou feliz por ter lido a sua auto- avaliação e por mais uma vez ministrar pessoalmente a cada um de vocês. Todos vocês são preciosos e sabem porque estão aqui. Fazem esta obra pelo propósito correto. Também sabem quais são as pequenas coisas que precisam mudar. Não mude amanhã, mude agora.
O tempo passa muito rápido  e precisamos usá-lo com sabedoria. Este é um período sagrado que construímos saudades. Não podemos correr o risco de construir remorsos. A mudança entre saudades e remorso depende apenas de você. Caso exista algo que precise mudar, mude hoje.

Agora eu faço um pedido: NADA DE PENSAR EM TRANSFERÊNCIA. E tenho um desafio para essa semana 6 de transferência. “batizar e confirmar o dobro da semana que passou”. Se você tem se esforçado para desenvolver atributos do Salvador e eu sei que você tem feito isto. Se você tem envolvido os membros nessa obra grandiosa. Se o seu lema é inspiração&transpiração, eu não tenho dúvidas que você vai conseguir. O desafio está colocado: Batizar e Confirmar o dobro da semana que se passou.

Saibam que amo vocês. Que trabalhamos juntos, ombro a ombro.  Sister Leite e eu estamos na missão há 26 meses mas nos sentimos como se estivéssemos começando a missão.

Para concluir, gostaria de citar que este final de semana foi maravilhoso. Estivemos juntos em conferência com todos os ramos da missão. Iguatu, Quixadá, Quixeramobim, Baturité e Limoeiro do Norte. Foi puxado, chegamos hoje no final da tarde depois de 3 dias intensos de muito treinamento e atividades. Porém, foi maravilhoso ver a Igreja crescer nessas regiões e ver o potencial de cada uma delas. É maravilhoso ver os frutos deste trabalho.

Vamos adiante: inspiração&transpiração farão de vocês grandes vencedores. Sigamos firmes e fortes, rumo aos 3.000.

Com amor,

Presidente e Sister Leite

Comentários