“Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida, por amor de mim, acha-la-á” (Mateus 16:25)


Amados missionários,

Você já perdeu algo importante? Lembra daquele sentimento de não conseguir achar onde você guardou alguma coisa que lhe faria muita falta? A primeira reação é procurar e buscar por todos os lugares da casa e quando se acha há o imediato sentimento de alívio. Quando não se acha, o incômodo, a chateação ou, em alguns casos,  o desespero, persistem. Ninguém aprecia perder algo. É da natureza humana manter consigo seus bens, seus direitos, suas conquistas. A perda de algo, na maioria das vezes, vem acompanhado de sentimentos negativos, de tristeza ou frustração.
Ora, se ficamos tristes ao perder algum bem, perder a vida é algo quase que inimaginável. Não dá para avaliar o sentimento que se pode ter ao perder a vida. De forma muito paradoxal, o Salvador ensinou que aquele que perder a sua vida, por amor Dele, achá-la-ía e aquele que desejasse salvar ou mesmo preservar a sua vida, perdê-la-ía.
Como isto é possível? Como seria possível perder uma vida e achá-la? Seria um erro de tradução das escrituras? Seria uma mensagem errada? De forma alguma. Ao estudarmos toda a vida do Salvador e o contexto de Seus ensinamentos, não há como duvidar que a Sua mensagem fora mesmo um convite para perder nossa vida e achar uma outra vida, mesmo uma vida em Cristo.
Minha mensagem esta semana abordará este tema: como posso perder uma vida e achar outra vida em Cristo?
Vida, em essência, é formada por um conjunto de 24 horas por dia e o direito de escolher o que vai fazer com esse tempo. A vida se manifesta por meio de nossos pensamentos, desejos, açoes e vontades. Aquele que persiste em usar sua vida, ou seja, seu tempo, livre arbítrio para fazer a sua vontade pessoal em vez de fazer a vontade do Senhor escolhe salvar a si, por amor de si, enquanto que aquele que escolhe usar seu tempo e seu livre arbítrio para fazer a vontade de Deus,  escolhe ao Senhor, por amor a Ele.  Como consequência, acha vida em cristo.
O convite do Salvador de perder nossa vida vem acompanhado de um complemento muito importante: “por amor de Mim”. Nesse convite claro e poderoso o Senhor nos põe à escolha dois amores  “o amor por si”“o amor por Ele”.  O “amor por si” vem acompanhado de sentimentos como o egoísmo, o orgulho e o desejo prevalente de fazer a “minha vontade”. O “amor por Ele”, vem acompanhado de sentimentos como a humildade, o altruísmo e o desejo prevalente de fazer “a vondade do Senhor”.
Perder a sua vida, significa deixar a sua vontade ser absorvida pela vontade de Deus. Quem não submete a sua vontade a vontade de Deus e dá espaço contínuo para a sua própria vontade desenvolve sentimentos e atributos que destroem, mesmo a própria vida, enquanto aquele que se submete a vontade de Deus, desenvolve os sentimentos e atributos nobres da fé, esperança, caridade, humildade, altruísmo e ganha vida nova, uma vida em Cristo.
As escrituras nos mostram diversos exemplos de homens e mulheres que perderam suas vidas por amor a Deus. Em outras palavras, deixaram a sua vontade de lado e fizeram a vontade de Deus. Maria, mãe terrena do Salvador, ao receber o anúncio sobre o nascimento do Cristo e aprender sobre como isso ocorreria exclamou: “Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra” (Lucas 1:38)
Abinadi, literalmente perdeu sua vida inspirado no exemplo do Salvador. Ele sabia que como discípulo de Cristo precisava deixar a sua vontade e fazer a vontade de Cristo. “Sim, desse modo será conduzido, crucificado e morto, a carne sujeitando-se à morte, a vontade do Filho sendo absorvida pela vontade do Pai. (Mosias 15:1)
No momento de maior angustia o Salvador expressou “Seja feita a tua vontade e não a minha”. Para achar vida em Cristo precisamos deixar de ter uma agenda própria e permitir que o Senhor seja o dono de nossa agenda. Ao fazermos, mesmo diante dos desafios da vida, vamos ter alegria imensa, pois conheceremos uma vida nova, uma vida em Cristo.
Permitam-me compartilhar uma experiência pessoal para ilustrar alguém que se esforça para deixar a sua vontade de lado, fazer a vontade de Deus  em vez de fazer a sua própria vontade. Como consequencia, ela encontrou vida nova em Cristo. Essa pessoa é a minha mãe. Ela não está nas escrituras, não tem o seu nome citado em conferências gerais, não é citada em discursos, nem muito conhecida, mas para mim ela é um exemplo deste ensinamento. É impossível falar com ela por 10 minutos e não sentir a imensa vida que ela tem dentro de si. 
Hoje ela tem 78 anos de idade. Recentemente, ela caiu e quebrou a perna e precisou ficar alguns meses na cama e ainda se locomove com a ajuda de um andador. Ela trabalhou como vendedora autônoma, teve um casamento muito turbulento que resultou em divórcio mas essas circunstâncias não tiveram o efeito de lhe tirar a alegria de uma vida nova que encontrou em Cristo.
Na sua idade ela ainda toca o seu violão nas atividades da Igreja. Ela gosta muito de cantar e mesmo com a voz um pouco fraca ela se dirige com o seu andador até o púlpito de sua ala e ali faz uma apresentação especial. Ela não consegue caminhar até a Igreja mas há uma “briga” entre os membros para saber quem pode passar em sua casa e levá-la. Passar na casa da “irmã Helena” é quase um mandamento para os missionários que servem em sua ala. Também é impossível sair de sua casa sem algo para comer e sem palavras de ânimo e estímulo.
Eu vejo em minha mãe alguém que perdeu uma vida. Ela precisou vencer vícios, orgulho, egoísmo e muitos desafios para encontrar uma vida nova. Quem a conhece pode dizer com certeza que se trata de alguém que achou nova vida, por meio do serviço dedicado a Cristo.
Todos vocês, meus amados missionários, ao aceitarem o chamado de um Profeta de Deus, colocaram ao lado a sua vontade e decidiram fazer “a vontade do Senhor”. Em outras palavras, vocês decidiram “perder uma vida por amor ao Senhor”, para “achar uma vida em Cristo”. Todos os dias, essa mesma escolha é posta diante de nós. Vou amar mais a mim ou ao meu Salvador? Vou amar mais a mim ou ao meu próximo?. Ao serem obedientes, diligentes, trabalhadores; ao deixarem com o que a sua vontade seja absorvida pela vontade do Senhor, vocês vão encontrar vida nova em Cristo, uma alegria profunda que não poderá ser tirada.
Ao fazerem isto, vocês vão magnificar o seu chamado de ensinar arrependimento e batizar conversos, pois a essência de seu chamado é ajudar as pessoas a perderem uma vida antiga e acharem uma vida nova em Cristo, por meio do arrependimento e recebimento das ordenanças do evangelho. É por isso que Pregar Meu Evangelho ensina que não conseguimos ajudar alguém a ter uma conversão pessoal maior que nosso próprio grau de conversão. Quem experimenta essa conversão em Cristo, decorrente da perda de uma vida antiga e o encontro com uma vida nova, deseja compartilhar, deseja falar com todo mundo, deseja levar vida nova às pessoas e não se deixa desanimar quando há resistência, pois o amor supera qualquer entrave.
Minha oração é que vocês aprendam a perder suas vidas por amor a Deus, ou seja, deixem a sua vontade ser absorvida pela vontade de Deus. Que seus pensamentos, desejos e ações sejam alicerçados no “amor ao Senhor”  e não “no amor a si”. Que demonstrem isso nas pequenas coisas. Ao fazerem, de forma contínua, eu sei que vamos ajudar muitas e muitas pessoas a encontrarem vida nova em Cristo, mesmo os 3.000 que desejamos para este ano.
Mais ainda, dentro dessas novas vidas, estarão as suas vidas, alicerçadas em Cristo, na construção de uma vida em abundância, como Ele próprio prometeu e uma alegria completa, mesmo diante das adversidade.
Com amor,
Presidente Leite

Comentários

  1. A Paz do Senhor Jesus. Venho deixar a minha carta de Gratidão por essa palavra que mudou muito a minha maneira de enxergar e viver a vida, a a partir de hoje estou apto e disposto a não mais querer viver da minha maneira mas deixar Deus me curar, me transformar naquilo que Ele quiser. Entrego minha vida a Jesus, sem reclamar do tratamentos de Deus, vou confiar irmãos , Obrigado pela oração, Deus Abençõe grandemente essa página mudou minha vida ler esse texto hoje, com certeza.

    ResponderExcluir
  2. A paz do senhor ! Venho agradecer por ter feito essa página, achei lindo o testemunho da sua mãe .
    Agradeço também a Deus por ter chegado até aqui ,esse testemulho mim fez enxergar de maneira diferente o evangelho, mim troxe grandes ensinamentos onde colocarei em prática!
    Que Deus te abençoe , agradeço primeiro a Deus por ter chegado até aqui e depois a você por ter compartilhado esse lindo testemunho.
    Fica na paz !💕

    ResponderExcluir

Postar um comentário