Sermos valentes para fazer as mudanças pequenas e colher destinos gloriosos!



Amados missionários,

A restauração do evangelho por meio do profeta Joseph Smith nos trouxe luz e conhecimento acerca do maior dom de Deus, mesmo a vida eterna e o Reino Celestial. Na seção 76 de D&C lemos que o Reino Celestial está preparado para aqueles que receberem as ordenanças do evangelho, será para os justos, aperfeiçoados por meio de Cristo, graças a uma expiação infinita.  Numa frase, o Reino dos Céus é para os que forem “valentes no testemunho de Cristo” (D&C 76:79).
Na mensagem desta semana, eu gostaria de abordar o tema de sermos valentes em Cristo.
Creio que todos nós crescemos com a visão que ser valente é fazer grandes coisas. Quando criança, eu adorava ver os desenhos animados com meus heróis preferidos. Adorava assistir os filmes de bang bang, em que sempre havia o herói valente e cheio de realizações e o malvado, que ao final sucumbia às maldades e se tornava o perdedor. Todos nós apreciamos os corajosos, aqueles que se consagram por obras grandiosas.
Porém, ser valente em Cristo é diferente. É um status de anonimato perante os homens, mas de graça para com Deus. Valente é aquele que se esforça para mudar todos os dias, fazer pequenas coisas e pequenas mudanças para o bem e depois, ao final de uma existência, colher um destino glorioso, mesmo a vida eterna.
As escrituras ensinam, “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação (Timóteo 1:7).
É preciso ser valente para decidir fazer uma missão. É preciso ser valente para buscar a excelência como missionário. Que grande benção é saber que este atributo, ser valente no testemunho de Cristo, pode ser desenvolvido a partir de mudanças pequenas.
Se você tem dificuldades para acordar pela manhã no horário designado, estabeleça a meta de ser valente em relação a este quesito importante, e faça esta pequena mudança. Se você tem dificuldades para sair da casa dos membros dentro do período designado, seja valente e faça esta mudança. Se você tem dificuldades para manter o ânimo, seja valente e busque o ânimo para fazer o trabalho. Ser valente no testemunho de Cristo é ter a disposição de fazer as coisas pequenas, mudanças pequenas, diariamente, a fim de colher um destino glorioso!
Precisamos ser valentes para amar a Deus e ao próximo. A natureza humana, o homem natural, tem os olhos fitos em suas próprias necessidades. Porém, o valente no testemunho de Cristo, busca amar a Deus e ao próximo. Amar é um verbo e, portanto, demanda ação. As ações associadas ao verbo amar são: servir, perdoar, ouvir, trabalhar, ensinar, ministrar e batizar. Quem é valente, ama! Quem é valente, perdoa! Quem é valente, trabalha e assim por diante.
Precisamos ser valentes para demonstrar humildade. Precisamos ser valentes para desenvolver os atributos de Cristo. Precisamos ser valentes para desejar batizar e confirmar.
A missão é uma oportunidade maravilhosa que temos para fazer as mudanças pequenas e a cada dia desenvolvermos valentia no testemunho de Cristo. Lemos em PME que “os missionários devem ir “no poder da ordenação com o qual [foram ordenados], proclamando boas novas de grande alegria, sim, o evangelho eterno”. (D&C 79:1) Você tem autoridade para pregar o evangelho. Se você possui o sacerdócio, tem autoridade para ministrar as suas ordenanças. Ao exercer fervorosa e dignamente essa autoridade, você receberá poder espiritual, que é uma prova da veracidade de seu chamado. Não tenha medo nem seja tímido no cumprimento desse encargo. Tal como os filhos de Mosias, você deve ensinar com o poder e autoridade de Deus. (Ver Alma 17:2–3.)
Em outras palavras, o Senhor nos convida a sermos missionários valentes.
O Senhor sabe de nossas fraquezas, de nossos desafios, de nossas dificuldades, mas ao memos tempo ele conhece o nosso potencial e deseja que O busquemos. Ele nos dá essas fraquezas para que sejamos humildes e está disposto a tornar essas fraquezas, pontos fortes em cada um de nós. Pedro se arrependeu de ter negado Cristo. Alma o pai e Alma o filho se arrependeram de suas iniquidades. Joseph Smith registrou que “na noite do já mencionado vinte e um de setembro, depois de me haver recolhido, recorri à oração e à súplica ao Deus Todo- Poderoso para pedir perdão por todos os meus pecados e imprudências”. Não obstamte suas fraquezas, ele foi o escolhido para restaurar o evangelho
Portanto, ser valente não é deixar de ter fraquezas, mas sim trabalhá-las todos os dias. Ser valente é mais do que simplesmente fazer missão mas sim deixar a missão nos fazer. Ser valente é justificar menos e trabalhar mais. Ser valente não é ser perfeito, mas nunca desistir e sempre encontrar a motivação para servir a Deus e fazer a Sua a vontade de Deus.
Cristo é o maior exemplo de valentia que podemos ter. Ele foi valente ao dizer “envia-me”. Ele foi valente ao tomar sobre si os nossos pecados, sentimento este que mesmo sendo um Deus, o fez suar sangue por todos os poros. A expiação é um ato de amor e valentia e é por meio da expiação, sendo valentes no testemunho, que um dia poderemos estar na presença de Deus e de tantos outros valentes.
O Senhor deseja que todos os seus filhos estejam um dia em sua presença. Eu sou um pai terreno e como é bom estar com os meus filhos. Essas semanas, por exemplo, todos eles e a minha nora Jessica estão comigo e com a Sister Leite. Eu não consigo imaginar perder qualquer um deles. Assim é o sentimento do Senhor. Em sua misericórdia e amor Ele deseja que todos retornemos a Sua presença.
Por outro lado, existe a Justiça Divina. Nada que é impuro pode entrar no Reino de Deus. Ao ponderar sobre isto eu sempre concluo que ao deixarmos de fazer as pequenas coisas a cada dia, não estaremos na presença de Deus porque simplesmente não suportaríamos estar com Ele e permanecer.
Eu me lembro certa ocasião de ter levado alguns jovens para um acampamento de Estaca, enquanto eu servia como Presidente da Estaca Ferreira. O acampamento era espiritual, atividades muito edificantes e estávamos em quase 300 jovens na ocasião. Alguns desses jovens, porém, não encontravam felicidade em estar no acampamento. Queriam fazer outras coisas. Sentiam falta de certas condutas e a permanência, ainda que por alguns dias naquele acampamento, os incomodava. Eles não conseguiram ficar e precisei levá-los para casa.
Parece-me que o Reino Celestial é também assim. Deus deseja que todos os Seus filhos estejam com Ele. Porém, Ele sabe que aqueles que não dedicaram suas vidas para fazer pequenas coisas diariamente, não terão o desejo de permanecer no Reino Celestial, apesar de todo Seu amor.
Desejar encontrar as pessoas, ensinar arrependimento e batizar os conversos em sua área é um ato de valentia no testemunho de Cristo. Esta valentia em sua área, vai nos ajudar com o desejo justo de batizar os 3.000 este ano.
Que possamos ser valentes ao lutar pelo Reino Celestial. Que possamos ser valentes em nosso testemunho de Cristo e demonstrar essa valentia por meio de nossos atos. Que deixemos a missão nos moldar; que demonstremos a maior forma de valentia, por meio de nossas mudanças diárias, ainda que pequenas, para que nosso destino seja glorioso, mesmo a vida eterna.
Com amor,

Presidente e Sister Leite

Comentários