OS FRUTOS DA OBEDIENCIA




Amados missionários,

Escrevo esta semana sobre a primeira lei dos céus: a obediência. Um atributo que quando desenvolvido em sua plenitude nos assegura frutos inestimáveis. Escrevo sobre obediência a Deus, a seus mandamentos, às regras da missão e aos líderes chamados pelo Senhor para conduzir a Sua obra.

Todos nós precisamos de testes para nosso desenvolvimento. Um navio no estaleiro não prova a sua capacidade de navegação até ser lançado ao mar. Uma aeronave de última geração só atinge o seu potencial quando cruza os ares. De igual maneira, o teste da mortalidade é parte essencial para que, a exemplo do navio e da aeronave, consigamos atingir nosso potencial.

O oceano, os ares, a vida e também a missão, podem apresentar alguns perigos, riscos e testes que podem ser facilmente contornados e superados mediante uma regra básica: obediência com exatidão.

Eu me lembro certa ocasião quando fiz um vôo em uma aeronave muito pequena, com apenas 4 passageiros. Era um vôo da cidade de Brasília para um Município no Estado do Tocantins, chamado Gurupi. Aquele vôo aconteceu em um dia de muita chuva e a turbulência era grande. Além da “emoção” de poder sentir a turbulência do vôo com muita intensidade, o que me chamou bastante a atenção fora o fato dos pilotos checarem todos os detalhes em seu plano de vôo. Um repetia para o outro todas as regras da decolagem, dados e plano de vôo e durante o vôo eles se mantiveram fiéis ao que haviam planejado.

Em razão da chuva intensa, eles foram orientados pela torre de controle a fazer pequenas alterações antes de aterrisarem, o que resultou num pouso mais tranquilo. Eu ouvia atentamente a conversa entre os pilotos e a torre. Não havia discussão por parte dos pilotos. A torre orientava e eles seguiam. Os pilotos sabiam que a torre estava em melhor posição para orientá-los. Assim, um vôo que poderia oferecer algum risco, teve uma aterrisagem tranquila pois os pilotos foram fiéis ao seu plano de vôo, repetiam um para ou outro as regras de como poderiam assegurar a si e aos passageiros plena segurança e proteção e estavam atentos a voz de comando que vinha da torre.

O fruto da proteção
Eis o primeiro fruto da obediência com exatidão: a proteção que vem dos Céus. O Senhor nos promete que seus anjos estarão à nossa esquerda e à direita(D&C 84:88). Porém, somente consigo ver o cumprimento desta promessa mediante a obediência com exatidão. Você não pode ignorar regras básicas do Manual Missionário. Não pode ignorar vozes de comando de Seu presidente de missão e esperar proteção divina! Precisa seguir a voz que vem da torre para que seu vôo seja tranquilo.

O fruto da liberdade
Outro fruto maravilhoso da obediência é a liberdade. O uso correto do arbítrio assegura uma boa navegação. Uma aeronave cujo piloto segue seu plano de vôo e regras de pilotagem, assegura um vôo tranquilo, em ares de liberdade, cruzando os céus. De igual forma, cada um de nós pode ter um vôo tranquilo na vida e na missão. Quem intenta flexionar as regras e mandamentos, interpretá-las conforme conveniência, poderá deixar de ser livre e comprometer o seu vôo.

O fruto do aprendizado
O atributo da humildade acompanha aquele que é obediente com exatidão. A obediência é um traço de caráter de quem é humilde. O orgulhoso, por definição, não é obediente, pois na essência, o orgulho significa inimizade para com Deus. Quem é humilde aprende pelo Espírito. Enquanto o orgulhoso permanece em trevas. As escrituras ensinam: O Espírito é enviado a fim de iluminar os humildes” (D&C 136:33). O desobediente orgulhoso navega por si e não pode contar com a iluminação do Espírito. Lemos também em Doutrina e Convênios 130: 18-19 que a obediência é um dos requisitos para obtermos mais luz e conhecimento, que ressurgirá conosco, pois aquele que por sua diligência e obediência adquirir mais conhecimento e inteligência do que outra, ela terá tanto mais vantagem no mundo futuro

O fruto do testemunho
Outro fruto inestimável é o fortalecimento do testemunho. O Senhor ensinou, em João 7: 17Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus. Ora, não há como conhecer a vontade de Deus a não ser colocando-a em prática e vivendo-a. Quem vive de toda palavra que sai da boca de Deus, sem murmurar, se qualifica para obter a benção do fortalecimento do testemunho forte.
                                   
Todas as bençãos dependem da obediência: Quando recebemos uma bênção de Deus, é por obediência à lei na qual ela se baseia. (D&C 130:21). As promessas nas escrituras são inúmeras. Porém, todas elas estão condicionadas à obediência. O Senhor ensina que está obrigado quando fazemos a Sua vontade. Mas quando não fazemos, não temos promessa alguma (D&C 82:10).

Nossa obediência é um sinal a Deus acerca de nosso amor e nossa humildade. Ao sermos obedientes nos tornamos verdadeiros mensageiros do Senhor. Paulo, ao escrever aos Santos em Corinto os exortou que deveriam ser como “a carta de Cristo”, ministrada por nós e escrita, não com tinta, mas com o “Espírito do Deus vivo” (2 Corinto 3:3). Quem é obediente tem o Espírito do Deus vivo para assim poder se tornar uma carta viva do Salvador. Quem tem o Espírito do Deus vivo terá em seu agir, em seu falar e em seu pensar o conteúdo da mensagem, a mensagem do Mestre, mesmo um convite poderoso para virem a Cristo.

O desobediente perde esse privilégio de ser uma carta viva pois sua mensagem perde poder e autoridade e acaba por não ser reconhecida pelos destinatários da carta. Suas ações, pensamentos e altos têm tons muito mais elevados que não se consegue ouvir o que ele diz.

Neste período em que há jogos da copa, que é do mundo; em períodos que possa existir distrações, não se afaste das regras da missão e mandamentos. Não assista os jogos; não fique tempo demais na casa dos membros; não deixe seu companheiro(a) sozinho(a); siga as regras relativas ao tratamento com o sexo oposto; não fique mais que 90 minutos na lan-house; não se afaste de seu propósito missionário;  Cumpra os horários; faça seus estudos; cuide de sua aparência e se esforce para cumprir integralmente as regras da missão.

Ao fazê-lo, eu prometo que vão colher os melhores frutos de sua obediência. A lei da colheita é verdadeira. Colhemos o que plantamos. Eu oro com humildade para que o seu coração seja obediente e que todas as promessas das escrituras possam ser cumpridas na sua vida e na sua missão. Que você plante obediência com exatidão e colha felidade eterna.

Com amor,

Presidente Leite

Comentários