E OS MILAGRES CONTINUAM



Amados missionários,
Um dos momentos que mais aprecio na semana é justamente este: escrever para vocês! Enquanto escrevo, consigo pensar nos momentos que estamos juntos em nossas conferências e em nossas entrevistas. Penso sobre suas ligações, seu trabalho e tudo o que fazemos juntos neste período tão especial de nossas vidas. Sister Leite e eu olhamos constantemente para as fotos de vocês e cultivamos a inspiração e esforços para ajudá-los visando a  desenvolver atributos do Salvador e assim construírem uma oferta valiosa ao Senhor. Saibam de nosso amor por todos vocês e imensa gratidão por tudo que fazem.
Quando Sister Leite e eu nos casamos, fizemos a promessa que serviríamos em qualquer chamado. Esta semana foi o aniversário dela. Celebramos mais um ano de vida da Sister Leite fazendo juntos o que mais gostamos de fazer: servir, pois temos o grande desejo de contribuir para estabelecer o Reino de Deus.
Tivemos um mês de maio com muitos milagres... e esses milagres devem continuar durante o mês de junho. Não podemos diminuir o ritmo mas sim buscar os milagres continuamente. Esta foi uma semana atípica pois tivemos um feriado prolongado e a Estaca de Juazeiro de Norte esteve em conferência, razão pela qual muitos de nossos irmãos recém conversos não foram confirmados. Embora em cada final de semana do mês de junho tenhamos conferências das Estacas de nossa missão, podemos e devemos ter foco para confirmar as pessoas que ainda não foram confirmadas e devemos buscar incansavelmente os milagres para este mês de junho.
O ciclo dos milagres
Neste informativo, eu gostaria de ensinar sobre o que eu gostaria de chamar de ciclo dos milagres, que são passos que consigo vislumbrar e que antecedem esses acontecimentos extraordinários produzidos pelo poder de Deus. Também desejo compartilhar alguns milagres da semana, para ilustrar que esses passos definitivamente nos conduzem a esses acontecimentos.
Tenho refletido bastante sobre esses acontecimentos extraordinários que definimos como milagres. Ao fazê-lo, eu consegui perceber um padrão, mesmo um modelo. De fato o Senhor nos ensina em Doutrina e Convênios, na seção 52:14 que “há um modelo para todas as coisas”. Na secão 94, o Senhor mais uma vez reitera o princípio de um modelo para tudo. Tenho percebido que este modelo passa necessariamente por um ciclo.  Consigo identificar 5 passos para os milagres: 1) Desejo justo; 2) fé;  3) orar como se tudo dependesse de Deus e trabalhar como se tudo dependesse de nós 4) obediência com exatidão 5) aceitar o tempo e a vontade do Senhor. Aquele que deseja milagres em sua vida e durante a missão, precisa compreender esses princípios ao buscar os milagres. Escreverei brevemente sobre cada um deles.
1- Desejo justo – Há inúmeras escrituras que nos ensinam a importância do “desejo justo” como fonte de poder para invocar os poderes dos céus. O milagre concedido a Néfi de compreender plenamente a visão de seu pai Lei teve início com um desejo justo. Em 1º Néfi 11 lemos que o Espírito perguntou a Néfi “O que desejas tu?”. Em resposta Néfi disse: “Desejo ver as coisas que meu pai viu”. Esse mesmo princípio é ensinado em Mateus 7:7, quando o Senhor ensina: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Tudo tem início com um desejo justo. Este desejo justo nos leva a estabelecer metas, nos leva a buscar, pedir e bater.
2- Fé -  O passo seguinte ao desejo é a fé. De fato, Alma, ao ensinar sobre a fé, utilizando-se da alegoria da semente (Alma 32), ensina que o desejo de crer antecede a fé. Perceba, mais uma vez, o modelo estabelecido. Se dermos lugar em nosso coração para desejos justos, este desejo, assim como a semente da alegoria, vai nos levar à fé, pois se trata de um bom fruto. Neste mesmo capítulo, Alma ensina que fé não é ter um perfeito conhecimento das coisas, mas é ter esperança, nas coisas que se não veem mas que são verdadeiras.(Alma 32:21). Esta esperança, quando centrada em Cristo nos leva a agir; nos leva às obras. Esta esperança se renova mesmo diante das dificuldades, pois a fé centrada em Cristo nos ensina a ter alegria Nele e nos dá longanimidade.
3- Orar como se tudo dependesse de Deus e trabalhar como se tudo dependesse de nós – A combinação entre orações poderosas e o esforço de fazer tudo que estiver ao nosso alcance para alcançar um milagre, estabelece um canal de comunicação com o Senhor que se alarga por meio de obras de retidão. Presidente Nélson, na Conferência Geral de Abril de 2003, ao ensinar sobre a oração, ele relata que foi procurado por um patriarca de uma estaca no sul de Utah, que necessitava de uma cirurgia cardíaca. Presidente Nélson relata que o patriarca lhe dirigiu as seguintes palavras:  “Dr. Nelson, orei pedindo ajuda e fui guiado até você. O Senhor não me irá revelar como consertar aquela segunda válvula, mas Ele pode revelar isso a você. Sua mente está muito preparada. Se você me operar, o Senhor fará com que saiba o que precisa fazer. Por favor, realize a operação da qual necessito e ore pela ajuda de que você necessita” A combinação entre oração fervorosa e a busca como se tudo dependesse daquele patriarca, resultou em uma cirurgia milagrosa que lhe salvou a vida.
4- Obediência com exatidão – Obedecer é um ato de amor e humildade. Por meio da obediência exata, mostramos que estamos dispostos a fazer tudo que nos for pedido pelo Senhor, seja por sua boca ou pela boca de seus enviados. O chefe do Exército do Rei da Síria, Naamã, por exemplo, foi acometido de lepra, uma doença considerada incurável á época. Ele tomou conhecimento que em Israel havia profeta e buscou o milagre. Perceba o ciclo: desejou a cura, demonstrou fé e agiu. Porém, ao receber a ordem de um mensageiro do Profeta que deveria banhar-se por 7 vezes no Rio Jordão, ele mostrou inicialmente resistência. Em seguida, se arrependeu e fez o que lhe fora dito. Em consequência, a lepra lhe fora tirada. No campo missionário, aprendemos amor e humildade, por meio da obediência com exatidão. Ao nos tornarmos humildades, somos ensinados pelo Espírito e nos preparamos para receber os milagres do Senhor.
5-  Aceitar o tempo e a vontade do Senhor  Por fim, devemos entender que o Senhor nos concede conforme Sua vontade e a Seu tempo. Ele deseja que O busquemos com fé, que trabalhemos pelos desejos justos, em especial para estabelecer o Seu Reino. Porém, vai nos conceder a Seu tempo e conforme a Sua vontade. Precisamos aprender a aceitar a vontade do Senhor, enquanto nos esforçarmos incessantemente para buscar os milagres.
Gostaria agora de relatar alguns milagres desta semana. Lembro-me que no início deste ano, estabelecemos a meta, o desejo justo, de ordenar ao Sacerdócio de Melquisedeque 50 homens na Estaca Juazeiro do Norte. Temos esta visão pois desejamos estabelecer um Distrito da Missão no Estado de Pernambuco. Neste final de semana, Sister Leite e eu estivemos na conferência da Estaca e pudemos presenciar o o apoio de 39 homens ao Sacerdócio, em uma única conferência. Este desejo justo foi seguido de fé, de oração e muito trabalho. Estou certo que ofertamos com retidão e com exatidão. Como resultado, o Senhor nos abençoou com este grande milagre. Dentre os que receberam o sacerdócio estavam o Dudu (Eduardo), um jovem cadeirante, que de forma milagrosa batizou o seu primo Diogo.
Neste final de semana, foi batizada em Jardim União uma senhora de nome “Maria de Jesus”. Essa irmã tem um filho que serve na missão Curitiba Sul, o Allison Silva. Eu liguei para o Presidente de sua Missão e pedi a autorização para que ele pudesse assistir ao batismo da mãe. A permissão foi concedida. Porém, no momento do batismo,  Allison tinha muitas dificuldades para conseguir um computador ou I phone para fazer a conexão. Neste instante, ele foi abordado por um missionário retornado que serviu nesta missão, Élder Cavalca, que mora em Curitiba e usou o seu celular para conectar-se e assistir a reunião batismal. O mais especial é que Élder Cavalca foi um dos missionários que havia ensinado a irmã Maria de Jesus. Ele não conteve as lágrimas de alegria por poder presenciar o batismo inesperado de uma atinga pesquisadora dele, juntamente com o seu filho, agora um missionário em Curitiba.
Eu tesfico que milagres são reais. Não são coincidências. Eles seguem um modelo que se assenta sobre o desejo justo, fé, oração, trabalho duro e obediência. Sei que é a vontade do Senhor que encontremos seus eleitos e se fizermos a nossa parte, ele vai nos levar aos milagres e vamos batizar os 3.000 que desejamos. Eu oro para que todos busquemos incansavelmente, de forma contínua e consistente os milagres  que o Senhor nos deseja conceder. Busque os seus milagres, eles não cessaram.
Com amor,
Presidente e Sister Leite

Comentários