“Sê humilde; e o Senhor teu Deus te conduzirá pela mão, e te dará resposta às tuas orações (D&C 112:10)



Amados missionários,

Inicio esta mensagem expressando a minha gratidão pelo vosso trabalho. Sinto que começamos a entender melhor sobre a fé, sobre  nosso potencial divino e, portanto, acerca das expectativas elevadas que o Senhor tem por todos nós. Posso sentir o seu ânimo e disposição para fazer este trabalho maravilhoso. Os resultados mostram isso.

Esta semana batizamos ..... e confirmamos .... pessoas. Sei que com a ajuda do Senhor e trabalhando junto com os membros poderemos fazer mais ainda e assim construir um legado de fé e trabalho. Não há obra mais recompensadora que levar almas a Cristo. Este trabalho muda vidas e gerações. O impacto dela é grandioso!

Lembro que esta será a última semana do mês de maio para buscarmos as metas que estabelecemos no início do mês, bem como para plantarmos as sementes necessárias para as primeiras semanas de junho. Vamos orar e trabalhar duro!

Ao ponderar sobre a mensagem que escreveria nesta semana, veio a minha mente uma experiência que tive no campo, ainda como um jovem missionário, na cidade de Curitiba. Eu nunca mais me esquecerei dela, pois me ensinou acerca do poder da oração. Gostaria de partilhá-la com vocês.

Era uma tarde de p.day, um sábado. O mês também era maio, mas do ano de 1986. Eu trabalhava no escritório da missão e estava em casa escrevendo minhas cartas para a família e amigos. Morávamos em uma casa que tinha um telefone fixo. Esta era a única casa da missão com um telefone fixo, além da casa do Presidente. Naquela época, os números de telefones eram indicados em um grande volume chamado “Lista telefônica”, que era distribuída em todas as casas que tinham um telefone fixo. O telefone de nossa casa constava naquela lista. Assim, quem fizesse uma pesquisa sobre a Igreja, encontraria o nosso número como sendo um número da Igreja e poderia nos ligar.

Em torno de 14:30 horas o telefone tocou e eu atendi a ligação. Do outro lado da linha estava uma senhora, que chorava de forma desesperada. Durante a ligação e em meio a seu desespero, ela dizia que seu filho estava muito doente e não sabia mais o que fazer. Em seu desespero, ela resolveu procurar uma Igreja na lista telefônica e encontrou o nosso número. Ela ligou e, chorando, pediu que fizéssemos uma oração por seu filho.

Muito sensibilizado ao constatar o seu desespero, eu fui ao meu quarto e orei de maneira intensa. Por vários minutos eu fiquei ajoelhado em oração pedindo ajuda para aquela mulher desesperada e que seu filho ficasse melhor. Encerrei a minha oração, retornei para a sala e continuei a escrever minhas cartas.

Depois de alguns minutos, o telefone tocou novamente e era aquela senhora. Dessa vez, ela estava calma. Em vez de desespero, eu pude sentir sua paz. Ela simplesmente ligou para agradecer, pois o seu filho, que estava muito doente e aflito, demonstrou uma grande melhora. Ela sabia que eu orara por ela e por seu filho e ligou para agradecer a benção recebida.

Ao receber aquela ligação, tive um sentimento tão forte que Deus responde nossas orações. Também fui tocado pela fé e humildade daquela senhora, demonstrada por sua gratidão ao ligar. Eu não me lembro do nome dela ou do nome de seu filho, mas nunca mais vou me esquecer dessa sagrada experiência em que tão prontamente pude ver o Senhor responder as orações.
Eu sei que Ele responde nossas orações e concede conforme os desejos justos de nossos corações. No guia de estudo das escrituras lemos: “o propósito da oração não é o de alterar a vontade de Deus, mas de obtermos para nós mesmos e para os outros as bençãos que Deus já está disposto a conceder, mas que devemos pedir para obter”.

Em D&C 112:10 o Senhor nos ensina: “Sê humilde; e o Senhor teu Deus te conduzirá pela mão, e te dará resposta às tuas orações”. É interessante notar que o Senhor apresenta a humildade como um atributo necessário para que Ele nos conduza pela mão e responda nossas orações. Em Alma 34:19 o Senhor também nos ensina, por meio do discurso inspirado de Amuleque : “Sim, humilhai-vos e continuai em oração a ele”.

Não podemos esperar que o Senhor responda nossas orações se temos um coração cheio de orgulho. A humildade é essencial para que possamos esperar as respostas Dele. Este grande atributo se revela nas pequenas coisas. Quando somos obedientes com exatidão; quando nos esforçarmos para construir um bom relacionamento com nossos companheiros, líderes da missão, alas e estacas; quando refreamos nossa língua e deixamos de falar negativamente acerca de pessoas ou circunstâncias; quando esquecemos de nós mesmos e somos gratos por fazer parte deste grandioso trabalho.
Pregar Meu Evangelho nos ensina que “A humildade é a disposição de submeter-nos à vontade do Senhor e dar ao Senhor a honra por tudo que for realizado”.
Quem de nós não deseja ser guiado pelo Senhor? Quem de nós não deseja obter as respostas as nossas orações? Porém, somente conseguiremos essas grandes bençãos mediante o esforço sincero e contínuo para desenvolvermos a humildade.

Em nossas reuniões sacramentais, nós cantamos: “Sê humilde nas fraquezas, e o Senhor há de guiar-te. Guiar-te pela mão e responder-te a oração”. Há uma frase que gosto muito: “sê humilde para evitar o orgulho, mas voe alto para encontrar sabedoria”

Ainda lemos em Pregar Meu Evangelho: “ A humildade não é um sinal de fraqueza, é um sinal de força espiritual. Quando você confia humildemente no Senhor e reconhece Seu poder e misericórdia, você tem a certeza de que os mandamentos Dele são para o seu bem. Você sente a confiança de que pode fazer tudo o que o Senhor exige de você, se confiar Nele”.
Imaginem, por um instante, o poder espiritual que pode emanar daquele que é humilde e busca sinceramente o Senhor em oração! Este poder se traduz em confiança de que podemos fazer tudo que o Senhor espera de nós. Milagres são precedidos pela fé, mas somente ocorrem quando desenvolvemos o sagrado atributo da humildade.

Durante este ano de 2018 desejamos “voar alto”. Desejamos trazer 3.000 almas a Cristo. Para tanto, além de nossa diligência, vamos precisar do poder espiritual que emana da humildade e de poderosas orações. O profeta Leí conseguiu conduzir seu povo pelo deserto porque “orava enquanto seguia o seu caminho” (1º Néfi 1:5).  Ao visitar o continente americano, enquanto realizava milagres entre o povo, o Salvador ordenou a multidão e também a seu discípulos para que “não cessassem de orar em seus corações” (3º Néfi 20:1).

Durante este ano devemos ter uma oração contínua em nosso coração!  Como missão,  desejamos trazer 3.000 almas a Cristo.  Em nossas áreas, precisamos orar pelas metas e planos estabelecidos, dispostos sempre a fazer a vontade de Deus, num sinal inequívoco de nossa humildade. Devemos encher nosso coração de gratidão pelos pequenos milagres que podemos encontrar, para que Senhor nos recompense com os grandes.

Os filhos de Mosias também nos ensinaram com o seu exemplo, pois haviam se devotado a muita oração e jejum. Eu sei, que se orarmos humildemente; se jejuarmos por nossas metas, em cada área, o Senhor vai responder e vai nos fortalecer.

Oro em meu coração que você tenha cada vez mais experiências espirituais que vão fortalecer o seu testemunho sobre a oração e sobre o jejum, na medida que você se esforça para ser humilde e para se encher de fé.  Confie no Senhor; seja humilde e deixe que Ele te guie aos Seus filhos. Sei que Ele responde as orações e que nos conduz aos milagres. Que vocês possam obter as respostas de vossas orações e que possam ver o cumprimento dessas promessas em suas áreas.

Vamos em frente, com humildade, trabalho  e oração contínua, rumo às 3.000 almas.

Com amor,
Presidente Leite

Comentários