Dê a sua mãe o maior presente que ela poderia receber: “o seu legado como missionário(a)”


Amados missionários,
No próximo final de semana vocês vão poder falar com suas famílias, em especial com suas mães. O informativo e as mensagens de texto contém instruções mais específicas sobre este dia especial.
Desde já eu peço que vocês mandem um grande abraço do presidente e da Sister Leite para sua família, com todo nosso amor, carinho e gratidão pelo apoio que eles dão para este trabalho, em especial para a sua mãe. Diga-lhes que eles fazem parte desta grande obra.
Segue também o lembrete: mantenha o  foco no trabalho esta semana. O dia das mães vai chegar e então você vai poder falar com a sua mãe.
Neste período, muitos pensam sobre o presente que vão dar para as mães. Invariavelmente, este presente é um bem de consumo, cujos anunciantes se esforçam a nos convencer sobre suas magnifícas qualidades. Pensando sobre isto, senti fortemente que deveria escrever para vocês sobre o grande presente que você pode dar para a sua mãe. Um presente personalíssimo, todo seu, que não se desfaz com o tempo e atravessa gerações. Este presente é o “o seu legado como missionário(a)”.
Este presente não deixa apenas a sua mãe radiante, mas a mãe de muitos filhos e filhas que foram resgatados por força de seu trabalho e legado. Este presente preenche o coração de sua mãe de plena alegria, até transbordar, pois ela pode ver o fruto de seu ventre florescer e frutificar. Mesmo as mães que não são membros da Igreja. Mesmo aquelas que eventualmente possam manifestar alguma resistência ao seu chamado. Elas também reconhecem a grandeza de seu legado e te honram por isso. Este legado também honra e presenteia as mães que já se foram, pois a sua memória permanece e no plano eterno de Deus, ainda há esperança de nos encontrarmos e vivermos juntos novamente.
O legado missionário é um presente que se constrói dia após dia e felizmente pode ser melhorado e corrigido. Então, eu pergunto: o que eu posso fazer para construir um legado e assim presentear a minha mãe, não apenas agora mas para todo sempre? O que eu posso fazer para construir um legado para presentear todas as gerações seguintes?


Construir um legado hoje.
Ao ponderar sobre isto, veio fortemente à minha mente: faça o seu melhor hoje!. As escrituras estão repletas de ensinamentos que demonstrarm este senso de urgência e a necessidade que temos de fazer o nosso melhor a cada dia. Hoje é o dia que temos; ontem é passado e amanhã uma possibilidade. Planejamos o futuro, mas vivemos o dia de hoje.
Em Josué 24:15 lemos: escolhei hoje a quem sirvais”, disse ele, “porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.  Em João 9:4 o Senhor ensina “Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar”. Em Alma 34:33 lemos “E agora, como vos disse antes, já que haveis tido tantos testemunhos, peço-vos, portanto, que não deixeis o dia do arrependimento para o fim; porque depois deste dia de vida que nos é dado a fim de nos prepararmos para a eternidade, eis que, se não fizermos melhor uso de nosso tempo nesta vida, virá a noite tenebrosa, durante a qual nenhum labor poderá ser executado”.
Hoje é o grande dia! Hoje é o dia para sermos o missionário que nossa mãe espera que sejamos. Hoje é o dia para receber o Salvador em nosso lar. Hoje é o dia para o arrependimento e mudança. Hoje é o dia para fazermos todo o nosso labor. Hoje é o dia para estabelecermos expectativas elevadas e realizarmos bem. Hoje é o dia para sermos melhores que ontem.
O plano do inimigo consiste em uma única prática – “Procrastinar” , ou seja, deixar para amanhã o que pode ser feito hoje. Um legado se constrói um a um. Um dia de cada vez, mas com foco no propósito missionário, destinando cada um dos 70.000 pensamentos ao Senhor.
Construir um legado de fé
Um dos grandes frutos a ser colhido durante nossas missões é aprender a viver pela fé.  Como são sábias as palavras de Alma, registradas em Alma 32:21. E agora, conforme falei com referência à fé — fé não é ter um perfeito conhecimento das coisas; portanto, se tendes fé, tendes esperança nas coisas que se não veem e que são verdadeiras.
Você talvez não tenha um perfeito conhecimento do idioma, mas pela fé, você vai aprender Português. Você talvez não tenha um perfeito conhecimento sobre onde estão os eleitos, mas pela fé, você vai encontrar aqueles que o receberão. Você talvez não tenha um perfeito conhecimento acerca das necessidades de seus pesquisadores, mas pela fé, você vai  aprender. A fé é a virtude e o atributo que nos leva a agir e buscar o Espírito. A fé nos leva à esperança. A fé nos tira da zona de conforto. A fé nos ajuda a construir um legado.
Quando eu era um jovem missionário na missão Brasil Curitiba, minha primeira área foi um ramo muito pequeno de apenas 20 pessoas de frequencia, na cidade de Cornélio Procópio, norte do Paraná. Tínhamos muitos desafios. Morávamos na mesma casa onde funcionava a Igreja. Não tínhamos liderança e os membros estavam desanimados. Confesso que fiquei inicialmente chocado mas rapidamente enxerguei o cenário como um desafio e não como frustração. Num certo dia pela manhã, no estudo pessoal, eu li a escritura em Alma 26:22 “aquele que exercita a fé e faz boas obras...” . Aquela escritura me tocou profundamente. Mesmo após mais de 30 anos eu me recordo daquele dia. Eu e meu companheiro passamos a exercer a fé e fazer boas obras, um dia de cada vez. Orávamos todos os dias para encontrar alguém que pudesse ser o presidente do ramo. Orávamos todos os dias para encontrar os líderes que aquele ramo precisava. E assim aconteceu. Batizamos 38 pessoas durante o período de 6 meses que lá fiquei, dentre eles estavam os líderes que aquele ramo precisava na época. Esta experiência me ensinou que a fé centrada no Salvador e o foco no propósito missionário vão nos levar aos milagres e ao nosso legado.
Em julho de 2007 houve um acidente aéreo de grandes proporções no Brasil. Um jato da TAM, companhia aérea,  que vinha de Porto Alegre teve problemas na aterrisagem e 199 pessoas morreram. Foi uma tragédia nacional! O esposo de uma das comissárias a bordo da aeronave e que morreu no acidente, colocou um poema no mural daquela companhia, intitulado “se o amanhã nunca vier”. Por meio daquele poema, ele transmite o sentimento de pesar por não ter tido o amanhã. O poema se encerra com a frase: “Porque, se o amanhã nunca vier, você não terá de se arrepender pelo dia de hoje. Pois o passado não volta, e o futuro talvez não chegue!”

Amados missionários, presenteiem suas mães com um legado missionário que você vai construir hoje. Não deixem para amanhã. Tenham fé no Salvador e saibam que Ele está ao lado de seus missionários. Os anjos estão conosco. Façam o seu melhor, apenas hoje. Eleve suas expectativas para dobrar os batismos e ajudar mais pessoas. Faça isso hoje. Eleve suas expectativas para mudar a vida de mais pessoas para Cristo, começando com a sua vida, a vida de seu companheiro e de todos aqueles que você encontrar, ensinar e batizar. Faça isso hoje.

Sister Leite e eu somos muito gratos e felizes por termos o dia de hoje. Por estarmos hoje com vocês. Saibam, porém, que o nosso amor por vocês não será apenas para hoje, mas para sempre!  Muito obrigado por tudo que fazem. Como missionários, vocês honram o Salvador e têm a oportunidade para construir um legado e presentear aquela que mais te ama, a sua mãe, hoje e sempre!

Com amor,

Presidente e Sister Leite


Comentários