NOSSO POTENCIAL DIVINO



Meus amados missionários,
São 23:00 deste domingo especial de jejum e testemunho. Sempre gosto de escrever o informativo aos domingos à noite pois consigo conciliar o término de uma semana e o começo da próxima. Isto me dá a chance de refletir sobre tudo que ocorreu e assim compartilhar com vocês meus sentimentos e instruções para a semana que se inicia. Antes que alguém se escandalize e diga que estou quebrando regra, é importante destacar que dormir 8:00 horas por dia é uma regra e privilégio para os missionários jovens. Presidente de missão e esposa não têm esta mesma regra e privilégio. Aliás, a última vez que dormi 8:00 horas por dia foi quando servi como missionário, há mais de 30 anos atrás. Desde que cheguei da missão, não sei muito bem o que é isto. Portanto, aproveitem bem este privilégio.
Obrigado pelo seu trabalho desta semana. Foram 60 confirmações. Sinto que ainda teremos muitas confirmações para o próximo domingo. Toda reunião sacramental é a oportunidade sagrada para que esta ordenança possa ocorrer. É nosso privilégio poder ajudar na realização desta ordenança. Desde já eu desafio todos vocês a preparar e buscar as pessoas que necessitam da confirmação.
Hoje à noite também foi a ocasião em que a transferência foi anunciada. Eu gostaria de aproveitar este momento para dizer algumas palavras sobre  “transferência”. Primeiro, eu conheço bem cada um de vocês, mesmo antes de chegar no campo missionário. Sinto que nos conhecemos há muito tempo e se fomos designados para servirmos juntos é porque o Senhor sabe que posso ajudá-los. Eu me sinto próximo de todos vocês. Sei sobre sua família, sobre seus pontos fortes e fracos, sobre suas metas, sobre o que você diz e mesmo o que você não diz. Eu posso dizer que pelo poder do Espírito do Senhor, Ele me dá a conhecer sobre todos vocês. Eu não sei como isto acontece, pois são muitos, mas sei que ocorre. Por conhecê-los, mais do que você imagina, o Senhor me inspira a dar a você o que você precisa e não o que você deseja.
Eu não quero missionários acomodados. Quero missionários fora de sua zona de conforto e vou fazer o máximo que eu puder para que isto ocorra. Saibam que o poder vem pela obediência e fé no Senhor. Numa palavra, retidão.  Eu desejo que vocês aprendam a vencer seus desafios em retidão e se tornem poderosos. Mais uma vez: não quero missionários acomodados e sim poderosos.
Talvez alguém possa murmurar e receber a transferência com o coração duvidoso, com medo ou mesmo reativo(a). Para você que achou que iria sair da área porque faz tempo que serve com o mesmo companheiro no mesmo local, eu digo: não reclame por permanecer, pois há coisas que você precisa aprender.  Você que voltou para uma área que já trabalhou no passado e que talvez tenha sido muito desafiadora, eu digo: aproveite a oportunidade e faça diferente, pois é tão bom ter a chance de fazer melhor. Também entenda que mesmo sendo a mesma área geográfica, as pessoas são diferentes, o (a) companheiro(a) é diferente, você é diferente e, portanto, não pense que será a mesma coisa. Você que vai treinar e não se sente preparado(a), não tenha medo, confie no Senhor. Você que gostaria de treinar e não vai treinar, digo-lhe que devemos fazer bem o que somos designados a fazer e não o que desejamos ou escolhemos fazer. Caso desejasse uma posição de liderança que não ocorreu, aprenda que líder não precisa de posição e sim de fé e atitude. Em síntese, entenda que o seu plano será sempre o PLANO B. O plano do Senhor para nós é o PLANO A.
O evangelho nos ensina que devemos fazer a vontade de Deus e não a nossa. Leí não pediu para sair de Jerusalém; Néfi não pediu para construir um Navio; Joseph Smith não pediu para restaurar o evangelho. De igual forma, fazemos a vontade de Deus e não a nossa. Se ainda existe algum sentimento em seu coração que possa te atrapalhar nessa transferência que se inicia, mude o sentimento, arrependa-se e faça a vontade do Senhor.
Esta semana eu estive em São Paulo com a Sister Leite. Participamos de um seminário para Presidentes de Missão juntamente com autoridades gerais e os setentas de área. Foi uma experiência maravilhosa. Sister Leite e eu mais uma vez sentimos a “urgência” no trabalho de Salvação, conforme foi manifestada pelo Presidente Nelson na última Conferência Geral. Temos muito a fazer e a trabalhar. Um momento especial foi encontrar com o Presidente da Missão Brasil Piracicaba. Naquela missão, serve um jovem que foi batizado por um de nossos missionários em nossa missão. Eu me lembro que quando aquele missionário foi designado para trabalhar na área em que ele encontrou o jovem que hoje serve em Piracicaba, o missionário me perguntou: “Por que eu vou para lá presidente? Ele perguntava, porque estava sendo desobrigado de uma posição de liderança e não entendia a razão de servir em uma nova área, sem a mesma responsabilidade. Ocorre que foi naquela área que ele encontrou um jovem que serve de maneira exemplar em Piracicaba. Seu Presidente me disse: “ele fez 41 novos na semana passada; eu estou impressionado com o trabalho dele”. Aquele missionário que não entendia a transferência, passou a entender a razão. Minha oração é que você nunca murmure e antes procure encontar a razão para a qual você foi ou não foi transferido(a). Invariavelmente, isto ocorreu porque onde você está ou vai estar, há pessoas que só você pode ajudar.
Há uma doutrina sagrada que gostaria de abordar nesta mensagem. Trata-se do conhecimento sobre o “Nosso potencial divino”. Em Romanos 8:16-17 lemos:  16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. 17 E se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se porventura com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
Na mesma linha, podemos ler no Livro de Mórmon em 3º Néfi 27:27 – “... Portanto, que tipo de homens devereis ser? Em verdade vos digo que devereis ser como eu sou”.
As escrituras são claras e cristalinas a nos ensinar que somos filhos e filhas de Deus; que somos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo e que devemos ser como o Salvador é.
Em outras palavras, temos um potencial divino a desenvolver para sermos merecedores dessas bençãos. É em razão desse potencial que o Senhor tem altas expectativas em relação a nós.
Sem potencial divino, não haveria necessidade de alta expectativa, pois qualquer desenvolvimento ou resultado seria satisfatório;
Sem potencial divino, não precisaríamos de metas e planejamento, pois não haveria necessidade de crescimento para um objetivo eterno;
Sem potencial divino, não haveria necessidade de desafios, pois não há o que testar. Poderíamos, assim, permanecer em uma zona de conforto, fazendo sempre o mais fácil e se esquivando daquilo que é mais desafiador;
Sem potencial divino o Senhor não teria dito: “Ide por todo o mundo”, pois bastaria salvar alguns.
O profeta Joseph Smith ensinou: “Uma religião que não requer o sacrifício de todas as coisas não tem poder suficiente para produzir a fé necessária para a vida e salvação”.
Sem potencial divino, não seria necessário sacrificar e tampouco exercer a fé.
Eu oro, do fundo de meu coração, que você tenha um testemunho sólido em seu coração acerca de sua identidade divina. Somos filhos de Deus. Eu sei disso! Há uma centelha divina dentro de cada um de nós. Como Seus filhos espirituais, estamos nesta terra para vencer o mundo, a carne, a matéria e fazermos prevalecer nosso potencial divino.
Eu não consigo expressar suficientemente a minha gratidão por ser um missionário e fazer parte do desenvolvimento do vosso potencial divino. Quando se tem esta visão, podemos bradar em alta voz, como fez Paulo aos Romanos “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8:28).
Quando se entende este potencial divino, não há o que temer; não há o que duvidar; não há o que sofrer. Há que simplesmente amar a Deus e ao próximo. Há que simplesmente servir a Deus e ao próximo. Há que simplesmente desenvolver este potencial, por meio de altas expecativas consigo próprio, em tudo que você faz.
O arrependimento é uma dádiva sagrada, pois nos dá a chance de mudar e buscar agir conforme nossa natureza espiritual e potencial divino.
Eu oro para que essas verdades penetrem o vosso coração e que você possa, hoje e sempre, pensar, escolher e agir conforme a grandeza de seu potencial divino.
Com amor,
Presidente Leite

Comentários