UM A UM




Amados missionários,

Cada dia é uma oportunidade para aprendermos. Um dia para prestarmos contas. Não precisamos esperar até o final de nossas missões para perguntarmos ao Senhor se nosso trabalho foi aceito. Devemos fazer isso todos os dias e se há algo a mudar, fazer a mudança imediatamente.
Cada semana é um período para avaliação. Neste sentido, devo dizer que esta semana poderíamos ter colhido mais frutos. Foram apenas 32 batismos e 24 confirmações. Chamo a atenção que de acordo com o acompanhamento, no sábado tínhamos 47 batismos fechados e no acompanhamento de domingo apenas 32 foram realizados. Como eu sempre digo, cada desafio deve ser visto como oportunidade para crescimento. Não podemos permanecer conformados quando podemos fazer muito mais! Este desejo, esta visão,  precisa estar forte dentro de nossos corações. Semana passada, por exemplo, abençoamos a vida de 40 pessoas com o dom do Espírito Santo. Eu não tenho dúvidas que nosso padrão é muito mais elevado do que se deu esta semana. Vamos aumentar o foco para fazermos mais esta semana.
Chamo ainda a atenção que metas elevadas nos ajudam muito. No entanto, não podemos nos satisfazer em apenas estabelecer metas elevadas em nossas áreas, distritos e zonas. Precisamos orar e trabalhar pelos frutos. Quando os resultados estão distantes do que desejamos e planejamos, precisamos ponderar e questionar: o que me falta ainda?.
É hora de aumentar o ritmo; aumentar o senso de urgência; acelerar a obra e fazermos mais.
Ao ponderar sobre isto, eu gostaria de escrever hoje sobre a importância de UM + UM + UM + UM + UM, que vai resultar em muitos frutos ao Senhor. Porém, tudo começa com UM.
A floresta, começa com uma árvore. O oceano, começa com uma gota. A vida começa com uma célula. É o cuidado e o bom desenvolvimento de UM+UM que vai resultar em grandes frutos nesta obra.
O Salvador curou o filho do oficial romano (João 4: 46-54); Curou o paralítico de Betesda (João 5:1-9); curou a sogra de Pedro (Marcos 1:29-31); No continente americano, Cristo perguntou a seus discípulos, UM a UM, dizendo:o que desejais de mim depois que eu for para o Pai? (3º Néfi 28:1).
Esta é a forma que o Senhor trabalha, UM + UM. Há um nome, uma circunstância, uma área, um local etc.. Não obstante, Ele nos ordenou a pregar o evangelho para toda nação, tribo, língua e povo. Ele nos ordenou a levar o evangelho a todos os corações, fazendo UM + UM.
Ao ensinar UM + UM Ele não quis ensinar que devemos nos contentar em salvar poucos, mas sim estabelecer o ritmo acelerado para podermos salvar muitos, começando por UM.
Como representantes de Cristo devemos ter a mesma visão e nos perguntar: Quantos UNS eu estou ajudando? Quantos membros eu tenho conseguido envolver na obra missionária? Eles estão buscando também os seus UNS? Quantos membros estão distribuindo o Livro de Mórmon para seus amigos? Eles estão ajudando os seus UNS? Quantos UNS estão progredindo? Quantos UNS estão visitando a Igreja? Quantos UNS vamos batizar esta semana, este mês, este ano?
Precisamos ter a visão do jardineiro, que cuida de cada planta, na medida em que mantém a beleza de todo o jardim.
Algumas vezes eu viajei de avião sobre a floresta amazônica. É uma visão impressionante ver aquele tapete verde formado pelas árvores que se estende sobre a visão das aeronaves. De cima, é possível ver uma paisagem perfeita, formada pela junção de UMA + UMA + UMA árvore. Uma a uma, as árvores se posicionam unidas formando uma beleza natural esplêndida.
Estou certo que cada uma daquelas árvores tem necessidades e estão sujeitas às ameaças tão comuns nas florestas. Cada árvore está sujeita ao desmatamento, aos cupins, às enchentes dos rios.
Esta é a visão que precisamos ter, cuidar de uma árvore de cada vez, para manter a beleza da floresta. As expressões “cada dia”; “cada pessoa”; “cada vez” são repetidas centenas de vezes em Pregar Meu Evangelho.
Como missionário chamado por Deus, você tem os seus UNS para cuidar. Você tem o seu “cada dia”; “cada pessoa”. É necessário cuidar de cada um e ter a visão do todo. Há pessoas que somente você pode ajudar; foram designadas para você, os seus UNS..
Hoje eu estive na ala de Pindoretama. Tivemos 4 batismos naquela ala. Um deles, o irmão Ricardo Figueroa, momentos antes do batismo, mostrou-se inseguro. Porém, ali estava o irmão Rosélio, também um recém converso. Ele me disse: “deixe este UM comigo. Eu vou conversar com ele”. O seu testemunho foi poderoso e o medo de Ricardo se dissipou. Após o batismo, o irmão Rosélio afirmou. “Eu o conheci no mundo e não poderia deixar de ajudá-lo para vir ao mundo de Cristo. Eu senti que este UM, foi designado prá mim”. Ele poderia muito bem ter sido indiferente ao medo daquele pesquisador. Porém, entendeu que aquele UM, era responsabilidade dele.
Nesta oportunidade, estamos disponibilizando para vocês um vídeo de Élder Bednar em que ele nos ensina sobre a importância de UM + UM. Em uma experiência no campus da BYU Idaho, ele conseguiu, UM a UM, a partir de um grupo de 250 pessoas, em poucos dias, reunir um grupo de 12.000 pessoas para ouvirem Elder Eyring em uma reunião especial. Isto aconteceu porque cada UM se preocupou com os seus UNS.
Eu os desafio a cuidar de seus UNS. Não espere que outros o façam. É sua responsabilidade. Em Mateus 11:2-4 lemos acerca dos discípulos de João Batista que procuraram Jesus Cristo e lhe perguntaram “És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro?”. Em outras palavras, és tu que vais cuidar desses uns ou esperamos outro? Cristo respondeu: “Ide a anunciai as coisas que vide e vede”.
Que nossa conduta, nosso trabalho, nossa busca pelo Espírito, nossa dedicação, nossa visão, nossa inspiração, nossas ações sejam tais que possamos dizer ao Senhor: “Não precisa de outro, pois eu vou cuidar dos meus UNS. E assim,  que por meio de UM + UM + UM + UM possamos auxiliar no cumprimento do mandamento ao Senhor de chegar a todo coração.
Para este ano, o nosso desejo é chegar a 3.000 almas. Porém,  precisamos acelerar. Não podemos esperar que outros façam em nossas áreas aquilo que precisamos fazer. Não podemos esperar que outros cuidem de nossos UNS. Há zonas e distritos que vão bem. Há alas que batizam e integram seus recém conversos. Porém, ainda há muito a fazer.
Compartilho abaixo com vocês a foto de alguns recém conversos tirada neste domingo à noite na atividade de Novos Inícios. Veja quantos jovens; quantas famílias; todas recém conversas, que permanecem firmes. Foram mais de 40 pessoas batizadas em um ano, em uma única ala, com um índice maravilhoso de retenção. Por que? Porque o trabalho UM + UM está funcionando. Um Membro, um Missionário.
Atividade Novos Inícios – Ala Lagoa Redonda – Maioria Recém conversos

Encerro com a escritura em Isaias 14: 24 – “Senhor dos Exércitos jurou, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e como determinei, assim se efetuará”.
Ele prometeu que seu Reino iria adiante. É nosso privilégio e responsabilidade encontrar, ensinar, batizar, confirmar e ajudar os nossos UNS.
Testifico que Ele vai a frente desta obra. Ele multiplica nossos esforços. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é o Seu Reino na terra. O Sacerdócio é real; O Livro de Mórmon fala por si próprio e testifica dessas verdades.
Que esta semana seja cheia de UM + UM + UM + UM....

Com amor,

Presidente Leite

Comentários