ENSINAR A MANEIRA DO SALVADOR
Amados missionários,
Fico feliz por termos mantido o ritmo de trabalho na semana que passou. Podemos sempre melhorar. Porém, precisamos reconhecer todo o esforço feito e a mão do Senhor que resultou em 44 batismos e 50 confirmações. Até aqui foram 158 confirmações e 152 batismos. Ainda temos uma semana para trabalhar e nos aproximarmos do desejo de nosso coração.
Refleti sobre o que gostaria de escrever para vocês esta semana e conclui que deveria elaborar uma mensagem que nos ajude a melhorar no ensino do evangelho.
Esta será uma mensagem mais curta que a usual pois estou em viagem de retorno de Quixadá e Quixeramobim. De fato, foi um final de semana memorável, Tivemos vários batismos nesses distritos da missão e muitas confirmações. Tivemos 73 pessoas em Quixeramobim e 87 em Quixadá. É o Reino do Senhor se estabelecendo no interior.
O Salvador recebeu vários títulos e designações. Porém, a mais festejada e citada designação é a de Mestre. Sim, Ele recebeu este título e designação em razão do poder de Seu ensino.
Como seus discípulos e representantes precisamos constantemente nos indagar: conduzo o ensino do evangelho aos meus pesquisadores à maneira do Senhor?
A chave para o ensino à maneira do Senhor está em D&C 11:21, que ensina: “Não procures pregar minha palavra, mas primeiro procura obter minha palavra e então tua língua será desatada; e então, se o desejares, terás meu Espírito e minha palavra, sim, o poder de Deus para convencer os homens”. É fundamental que o seu estudo pessoal e o estudo em companheiro esteja fundamentado na doutrina de Cristo, no Livro de Mórmon e em Pregar Meu Evangelho. Essas sãos as fontes onde você precisa mergulhar para aprender a doutrina que vais ensinar. A qualidade do seu ensino depende primordialmente de sua preparação.
O estudo deve estar alicerçado na oração e na busca sincera pelo Espírito Santo. Lembre-se constantemente que ensinamos pessoas e não lições.
Ensinar à maneira do Senhor significa:
- Amar as pessoas que você ensina.
- Ensinar pelo Espírito.
- Ensinar a doutrina.
- Ajudar as pessoas a aceitar e a cumprir compromissos
Sinto que precisamos melhorar nosso ensino e os passos acima vão nos ajudar.
Precisamos também fazer mais práticas. A partir de hoje, vamos estender um pouco mais nossas reuniões de distrito para que vocês possam fazer pelo menos 1 hora de prática em todas as reuniões de distrito.
Vocês devem continuar a seguir a agenda de discussão dos pesquisadores que estão progredindo, das metas, das mensagens inspiradoras. Porém, vamos adicionar algum tempo às reuniões para que vocês possam praticar mais e melhorar o ensino.
Ao ensinarmos pessoas simples podemos correr o risco de negligenciar uma maior preparação. Porém, ensinar pessoas simples é mais desafiador, pois ensinamos pessoas e precisamos adequar nosso ensino aos pesquisadores.
Sempre me vem à mente o exemplo do Salvador. Ele, como um Deus, desceu até nós e nos ensinou de maneira simples mas poderosa. Se Ele fosse nos ensinar a partir de seu imenso conhecimento sem a preocupação de adequar o seu ensino, não aprenderíamos a Sua doutrina.
A preparação adequada, os princípios acima indicados para o ensino e mais tempo de prática vão melhorar consideravelmente nosso ensino.
Agora eu encerro com uma palavra de convite: no próximo final de semana teremos a oportunidade para ouvir nossos profetas. Será o final de semana da Conferência Geral. Vamos perceber como esses oráculos do Senhor ensinam. A pureza das mensagens; a inspiração.
Eu oro para que possamos melhorar nosso ensino do evangelho e assim possamos imitar o Salvador em seu grande título de Mestre
Com amor,
Presidente Leite
Comentários
Postar um comentário