RUSSEL M. NELSON. UM PROFETA OTIMISTA



Presidente Russell M. Nelson. Um profeta otimista!

Amados missionários,
Esta foi uma semana histórica para a Igreja. Na terça-feira a nova Primeira Presidência da Igreja fez a sua manifestação a todos os membros e para o mundo. Foi a primeira oportunidade que tivemos para ouvir Presidente Nelson, Presidente Oaks e Presidente Eyring, a Primeira Presidência da Igreja.
Como é seguro saber e sentir que o Senhor tem um plano estabelecido para a sua Igreja. Apoiamos 15 homens como Profetas videntes e reveladores e com o falecimento do Presidente Monson, Presidente Nelson, o apóstolo sênior, recebeu as chaves de presidência. Não há especulações, sorteios ou qualquer outro meio a não ser o exercício da forma já estabelecida pelo Senhor. Assim, a Igreja prossegue firme e avante em seu propósito de preparar o mundo para a segunda vinda do Salvador.
Como missionários e representantes de Cristo, devemos sempre ter a mente voltada para prosseguir com firmeza em Cristo. Lembro a todos vocês que precisamos manter nosso senso de urgência. Iniciamos este mês de janeiro com metas elevadas e precisamos manter nosso foco e o nosso desejo para alcançá-las. Esta é a última semana do mês de janeiro. Vamos todos trabalhar bem duro para darmos o tom para este ano de 2018.
Gostaria agora de falar sobre o Presidente Nelson e algumas de suas lições. Cada presidente da Igreja tem dons e talentos especiais. Presidente Nelson é um homem abençoado com muitos talentos. Ele se destacou na sua carreira profissional como um grande cirurgião cardíaco. Ele teve 10 filhos, sendo 9 filhas e um filho. Muitas vezes em suas mensagens ele costuma dizer que o seu filho mais novo, em razão de tantas mulheres em sua casa, demorou para saber quem era a sua mãe.
Uma das características que mas aprecio no Presidente Nelson é o seu otimismo. Aos 93 anos de idade ele fala em “termos um futuro brilhante”. Seria algo natural imaginar que uma pessoa aos 93 anos não tivesse tanta disposição sobre o futuro. Ele, porém, é cheio de vida e felidade.
É difícil associar vida, felicidade, alegria, disposição, sonhos, esperança a alguém com 93 anos. Porém, este é o caso dele. É impossível ficar ao seu lado, ler o que ele já escreveu, ouvi-lo falar e não sentir o seu entusiasmo em tudo que ensina.
Ponderei muito sobre isto esta semana e gostaria na mensagem desta semana abordar este tema. Por que Presidente Nelson tem tanto otimiso? O que podemos fazer para sermos constantemente otimistas? O que fazer para não perdermos a esperança e sempre mantermos a fé?  Como podemos seguir o exemplo deste grande homem de Deus?
Ao refletir, lembrei-me que Presidente Nelson relatou uma experiência dolorosa, que ele viveu muito tempo atrás. Esta experiência o ensinou muito! Sinto que esta experiência foi um divisor de águas em sua vida e o ajudou a olhar para os seus desafios com a visão correta. Eis o relato dele em suas próprias palavras.
“Há 58 anos, foi-me solicitado fazer uma cirurgia em uma menina gravemente doente que tinha um problema cardíaco congênito. Seu irmão mais velho morrera anteriormente de um problema de saúde semelhante. Os pais dela suplicaram ajuda. Eu não estava otimista em relação ao resultado, mas prometi fazer tudo ao meu alcance para salvar a vida da menina. Apesar de meus melhores esforços, a criança morreu. Depois de um tempo, os mesmos pais trouxeram até mim outra filha, que tinha na época apenas 16 meses, também nascida com uma malformação cardíaca. Novamente, a seu pedido, fiz a cirurgia. A menina também morreu. Essa terceira perda devastadora naquela família deixou-me profundamente arrasado.
Fui para casa desolado. Joguei-me ao chão de nossa sala de estar e chorei durante a noite toda. Dantzel ficou ao meu lado, ouvindo-me dizer repetidas vezes que nunca realizaria outra cirurgia cardíaca de peito aberto. Então, por volta das 5 horas da manhã, Dantzel olhou para mim e amorosamente perguntou: “Terminou de chorar? Então, vá se vestir. Volte ao hospital. Vá para o trabalho! Você precisa aprender mais. Se você parar agora, outras pessoas terão de aprender de maneira dolorosa o que você já sabe”.
Ah, como eu precisava da visão, da determinação e do amor de minha esposa! Voltei ao trabalho e aprendi mais. Se não fosse pelo incentivo inspirado de Dantzel, eu não teria me especializado em cirurgia de peito aberto e não estaria preparado para fazer a cirurgia que salvou a vida do Presidente Spencer W. Kimball em 1972
Percebam os ensinamentos contidos nesta experiência na vida de Presidente Nelson. Ele passou por uma profunda dor. Conseguem imaginar o tamanho da frustração que ele sentiu por não ter conseguido salvar as vidas que estavam em suas mãos? Ele, de forma desesperada, pensou em desistir. Porém, usou a fórmula mágica para curar qualquer desânimo. A sua esposa lhe disse “Vá para o trabalho”.
O trabalho tem a grande força de nos manter pensando em outras pessoas e não em nós mesmos. Trabalhar é viver. Quando estamos trabalhando estamos cheios de vida e podemos ajudar outros. Se ele tivesse parado, a sua vida seria muito diferente e ele não teria salvo a vida de outro profeta, o Presidente Kimball, que necessitou dos conhecimentos e experiência do Presidente Nelson.
Lembrei, mais uma vez, que trabalhar é muito melhor que chorar. Eis uma característica do otimista. Ele levante e age, enquanto o pessimista, senta e chora. Sejamos sempre otimistas, cheios de esperança em nosso coração. Portanto, se na missão ou em qualquer época de suas vidas, você passar por dificuldades, lembre que o trabalho é o grande remédio para as almas. Sentar e lastimar não resulta em nada. Trabalhar, muda vidas, em especial a sua!
Ao ponderar sobre a vitalidade e o otimismo do Presidente Nelson, uma escritura veio á minha mente e ao meu coração. Vocês certamente a conhecem. Éter 12:4
“Portanto, todos os homens que creem em Deus podem, com segurança, esperar por um mundo melhor, sim, até mesmo um lugar à mão direita de Deus, esperança essa que vem pela fé e é uma âncora para a alma dos filhos dos homens”
A fonte de todo otimismo está embasada na fé que temos em nosso Pai Celestial e em seu Filho Jesus Cristo. Essa âncora é tão forte que nos inspira a esperar por um mundo melhor. Devemos sim esperar um mundo melhor pois ao convidar as pessoas a virem a Cristo estamos espalhando esperança, felicidade e uma âncora para ajudar as pessoas.
Tem sido este o ensinamento durante as eras.  Ao Salmista, o Senhor disse:
“Entregue suas preocupações ao Senhor e Ele o susterá” (Salmos 55:22)
Para Josué, o Senhor disse:
“Não to mandei eu? Seja forte e corajoso; não tema, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares” (Josué 1:9)
O Apóstolo Paulo ao escrever para os Romanos ensinou:
“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” (Romanos 8:28)
O otimismo do Presidente Nelson está amparado em sua disposição para trabalhar. Ele aprendeu, de forma dolorosa, que não há nada melhor a fazer que trabalhar. Ele também aprendeu que ao depositar a sua fé em Cristo e destinar sua vida para fazer o que Deus o mandou, o Senhor o susteria.
Vejo em sua vida o cumprimento claro dessas promessas. Ele, juntamente com os demais apóstolos da Igreja, são um exemplo de que o trabalho ao Senhor, acompanhado de fé e devoção, podem resultar para si e para outros.
Eu os desafio a trabalharem sempre duro! Eu os desafio a esquecerem de si e fazerem a vontade de Deus, nosso Pai e de Seu filho Jesus Cristo. Afastem qualquer desânimo. Pensem grande, pois as lutas travadas agora servirão para prepará-los às vitórias do amanhã.
Deus vive, esta é a sua obra. Vamos adiante. Vamos acelerar, ainda mais nesta semana final do mês de janeiro. Confiemos nas promessas do Senhor e façamos o nosso melhor.

Com amor,

Presidente Leite

Comentários