O LIVRO DE MÓRMON, JUNTAMENTE COM O ESPÍRITO, É SEU RECURSO MAIS PODEROSO NA CONVERSÃO.



Amados missionários,


Escrevo esta semana sobre uma das ferramentas mais poderosas para ajudar alguém em seu processo de conversão: O Livro de Mórmon.

Já temos falado bastante sobre inundar as nossas áreas com o Livro de Mórmon. A razão é bem simples. Aqueles que leem sinceramente este registro sagrado vão ter um testemunho acerca de sua veracidade e, portanto, experimentarão uma verdadeira mudança de coração. Serão conversos e poderão ser batizados.

Na conferência de Abril de 2017, a última conferência da Igreja em que Presidente Monson esteve presente, ele enfatizou com todas as suas forças, a importância “de estudar, ponderar e colocar em prática seus ensinamentos em nossa vida”. Presidente Monson ainda ensinou  “Vivemos em uma época de muitas provações e iniquidade. O que vai nos proteger do pecado e do mal, que são tão predominantes no mundo hoje? Afirmo que um forte testemunho de nosso Salvador, Jesus Cristo, e de Seu evangelho vai nos ajudar a nos mantermos seguros. Se vocês não estão lendo o Livro de Mórmon todos os dias, leiam-no”.

Esse convite não foi direcionado apenas aos membros. É crucial que ajudemos nossos pesquisadores a lerem o Livro de Mórmon. Eles precisam ter um testemunho deste registro sagrado.

O que podemos fazer para ajudar nossos pesquisadores a lerem mais o Livro de Mórmon? O que podemos fazer para encontrar pessoas por meio do Livro de Mórmon?

Em nossas conferências temos discutido como fazer isto e gostaria nesta oportunidade instrui-los novamente.

1-      Trabalhe junto com os membros para identificar escrituras preferidas e aplicáveis aos desafios dos membros e seus amigos.

Capítulo 5 de Pregar Meu Evangelho ensina que “O Livro de Mórmon responde as perguntas da alma”. Ora, o que você precisa fazer, juntamente com os membros é identificar essas perguntas de seus pesquisadores e relacioná-las às passagens de escrituras no Livro de Mórmon que apresentarão as respostas. Pensem sobre o alívio de alguém, que perdeu um ente querido, vai receber ao aprender que a morte não é o fim. Há tantos que não conseguem conciliar a existência de um Deus e dificuldades. Dizem eles: se Deus existe, por que há tantas dificuldades na vida? Há tantos que têm imensa dificuldade para encontrar equilíbrio na vida. O que fazer para ajudar a família a ser mais feliz?

Todas essas perguntas e muitas outras são respondidas pelo Livro de Mórmon. O que precisamos fazer é trabalhar com os membros, marcar essas escrituras e fazer com que nossos amigos e pesquisadores leiam-nas.

2-      Leia com os pesquisadores

Quando um pesquisador disser que não leu o Livro de Mórmon, além de ficar arrasado, você deve agir imediatamente e ler com ele. Leia uma página, 1 capítulo, algumas escrituras. Mas leia com ele. Certa ocasião, um pesquisador que eu visitei alegou que as letras do Livro de Mórmon eram muito pequenas e ela não conseguia ler. Na visita seguinte, eu levei a Tríplice grande e um óculos. Antes de lhe dar a tríplice eu pedi a ela que testasse os óculos. Ao testá-los, ficou supresa pois realmente funcionou. Então, eu lhe dei a tríplice. Foi neste momento que identificamos o problema: ela não sabia ler e, por vergonha, destacava o suposto problema de visão.

Ao ler com seus pesquisadores, você vai poder aprender muito com eles, sobre suas necessidades e poder ajudá-los.

3-      Peça aos membros que leiam o Livro de Mórmon com os pesquisadores

Já falamos em vários encontros. Quanto mais pessoas lerem o Livro de Mórmon, mais pessoas serão batizadas e confirmadas. Portanto, você precisa envolver os membros para que possam, além de distribuir o Livro de Mórmon, visando a responder as perguntas da alma, possam também ler o Livro de Mórmon com os pesquisadores

4-      Faça eventos sobre o Livro de Mórmon, como serões e atividades

Ao reunir um grupo de membros e discutir com eles como o Livro de Mórmon pode ajudar no processo de conversão vai fortalecer a própria ala. Os membros vão ler mais o Livro de Mórmon. Há muito material disponível para que você possa usar com os membros. Hoje estamos disponibilizando mais uma vez os vídeos do Livro de Mórmon que podem ser usados nesses serões e atividades. Qualquer dúvida sobre como preparar essas atividades podem me ligar. Discuta com o LMA e com o bispo como você pode fazer isso.

5-      Falem sobre o Livro de Mórmon no almoço.

Em cada oportunidade que você estiver com os membros em seus lares, ensine sobre o Livro de Mórmon; identifique escrituras prediletas; discuta as questões da alma que o Livro de Mórmon pode responder; identifique pessoas que possam ser ensinadas por meio dos membros, usando o Livro de Mórmon.


Há tantas coisas que podem ser feitas para usar o grande missionário.

De fato, como lemos em Pregar Meu Evangelho, o Livro de Mórmon, juntamente com o Espírito, é o seu recurso mais poderoso para a conversão. Estude-o, use-o, distribua-o e faça tudo que puder para que mais pessoas possam ler o Livro de Mórmon e obter um testemunho sobre ele.

Um dos grandes exemplos de conversão do Livro de Mórmon é o denominado Povo de Amon. Este grande missionário, além do imenso sucesso em batizar, teve um excelente nível de retenção das pessoas que ele batizou. Lemos no Livro de Mórmon que o Povo de Amon tomou para si o nome de “Anti – Néfi – Leí”. Tão grande fora a conversão das pessoas que Amon ensinou que fizeram o juramento de não mais pegar em armas e as enterraram profundamente, conforme esta registrado em Alma 26:32.

Certamente desejamos batizar muitas pessoas e que eles fiquem na Igreja. Desejamos também que eles “enterrem suas armas” que outrora os destruia. A arma do vício, do pecado, do orgulho e que façam convênios de não mais sacá-la. Certamente esperamos que vivam plenamente este convênio.

O que fazer para batizar mais e ajudar a reter esses queridos irmãos que se unem à Igreja para que não peguem mais em suas armas antigas? Eles precisam ler o Livro de Mórmon.

Esta é a promessa de um profeta de Deus e sei que as promessas de um profeta são sempre cumpridas.

Há pessoas mal intencionadas que publicam críticas, lançam dúvidas, desafiam o Livro de Mórmon. Por que fazem isso? Qual seria a motivação de tentar desacreditar o Livro de Mórmon? O próprio ato destrutivo dessas pessoas fala por si. É a motivação do orgulho, pois admitir o Livro de Mórmon como verdadeiro implicaria mudar e arrepender-se, um ato de humildade. Por outro lado, os que ensinam e testificam sobre o Livro de Mórmon, o fazem motivados pela fé e esperança de ajudar alguém a ser convertido e assim encontrar a felicidade somente disponível com a plenitude do evangelho. As motivações dos atos são as sementes que nos ajudam a identificar se a árvore é boa ou má.

Encerro com o meu testemunho sobre o Livro de Mórmon, o qual consegui ainda na juventude, ao lê-lo e ao sentir o seu poder. Lembro do Livro de Mórmon colocado na estante de minha casa. Era um livro de encadernação grande e que para mim chamava a atenção pelo volume. Lembro-me de tê-lo folheado algumas vezes sem realmente lê-lo.

Porém, certa ocasião, quando os missionários foram em minha casa, época em que eu tinha apenas 13 anos de idade, eu comecei a ler o Livro de Mórmon e a sentir o seu poder. Lembro-me que ao ler Mosias 5: 2 eu tinha os mesmos sentimentos do povo que ouvira o Rei Benjamim, ou seja, eu não tinha o desejo de praticar o mal mas sim o bem continuamente. Lembro-me de maneira muito forte daquele sentimento. Pude senti-lo outras vezes e aprendi que se tratava do Espírito Santo testificando sobre a sua veracidade.

Oro para que você possa usar melhor o Livro de Mórmon e que possa fazê-lo junto com os membros. Ajude seus pesquisadores a se tornar como o povo de Amon e a enterrar as suas armas de guerra para não mais tocá-las, num verdadeiro processo de conversão pessoal.

Obrigado por tudo que fazem e vamos adiante, sempre fazendo mais para darmos o nosso melhor ao Senhor.

Com amor,

Presidente e Sister Leite


Comentários