SEJAMOS GRATOS PELAS BENÇÃOS RECEBIDAS EM 2017 E VAMOS TRABALHAR PELAS BENÇÃOS DE 2018


Clique na imagem para visualizar o restante das fotos

Amados missionários,

Escrevo hoje para vocês com o coração cheio de gratidão por tudo que pudemos fazer juntos durante o ano de 2017 e muito animado para iniciarmos um novo ano juntos. Eis que 2018 está mesmo às portas e como é bom ter a chance de continuar e recomeçar.

Nesta época do ano sempre me recordo das lições básicas lecionadas pela astronomia. A Terra, nosso planeta, desenvolve dois movimentos: rotação e translação. Pelo movimento de rotação ela dá uma volta em torno de si mesma. Este movimento se completa em 24 horas. Pelo movimento de translação ela avança ao redor do astro Sol e após um período de 365 dias a volta se completa.

Esses movimentos estão circunscritos em uma grande dádiva recebida de Nosso Pai Celestial: “O Tempo”. De certa forma, esses astros, Sol e Terra, definem a dádiva tempo. Além de definirem o tempo, esses dois astros são constantes em seus propósitos.  Às vezes penso como seria se a Terra decidisse interromper este ciclo. As consequencias seriam imprevisíveis. Se o Sol deixasse de nos brindar com a Sua luz, nossas vidas seriam cobertas pelas trevas. Não foi sem razão que Alma, ao enfrentar Corior invocou a forma perfeita dos astros que nos rodeiam para demonstrar que existe um Deus “sim, e todas as coisas mostram que existe um Deus; sim, até mesmo a Terra e tudo que existe sobre a sua face; sim, e seu movimento, sim, e também todos os planetas que se movem em sua ordem regular testemunham que existem um Criador Supremo” (Alma 30:41).
Esses grandes astros cumprem o seu propósito. Eles nos dão luz, tudo que é necessário para que possamos fruir o dom da vida e definem o “tempo”. A exemplo desses grandes astros, também temos nosso propósito. Não sabemos exatamente quantas vezes acompanharemos as voltas ao redor do Sol, ou seja, quanto tempo de vida teremos. Porém, sabemos que aceitamos devotar a Deus uma volta e meia ou duas voltas ao redor do Sol para cumprir o propósito de nossos chamados.

O Pai Celestial declarou o Seu propósito em Moisés 1:39 “Pois eis que esta é a minha obra e minha glória: levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem”. Este é o maior propósito de todos. Todo universo se curva a este propósito pois Ele é o propósito de Deus.

O plano de Deus é que usemos o nosso tempo, a grande dádiva Dele recebida, para realizar o Seu propósito. O plano de Deus é que usemos este grande dom com sabedoria e não nos desviemos deste propósito. O plano do inimigo, porém, é fazer com que desperdicemos este dom. Ele deseja que percamos tempo. Para Ele, se nada fizermos e simplesmente perdermos tempo, já terá assegurado vitória importante pois basta não fazermos nada para sermos condenados.

Por outro lado, o Senhor nos impõe um senso de urgência. Em Alma 32:32 lemos que “esta vida” é o tempo para nos prepararmos para o encontro com Deus. Alma chama nossa vida de “o dia desta vida” para justamente nos dar o ensinamento que nossa vida não pode ser deperdiçada. Os profetas nos sempre nos ensinam utilizando a expressão “agora”.
“Hoje e agora”  são expressões e ensinamentos que vem do Senhor. “Depois e amanhã” não são expressões do Pai Celestial.

Neste início de ano novo, mais que nunca precisamos refletir sobre o nosso propósito. Eu estou usando o meu tempo com sabedoria para cumprir o meu propósito? Minhas escolhas e o uso do meu tempo mostram devoção a Deus?
Os grandes astros Terra e Sol cumprem seu propósito divino. Como filhos de Deus, criados a Sua imagem e semelhança, somos dotados de Livre Arbítrio e Ele espera que usemos nosso direito de escolha para cumprir o nosso propósito. Neste tempo de nossas vida  “convidar as pessoas a achegarem-se a Cristo; ajudando-as a receber o evangelho restaurado, por meio da fé em Jesus Cristo e em Sua expiação; do arrependimento, do batismo; de se receber do Dom do Espírito Santo e de persevarar até o fim” deve nos ocupar plenamente em tudo que pensamos e agimos.

O seu chamado missionário declara: “Esperamos que devote todo o seu tempo e atenção ao serviço do Senhor”. De fato, durante duas voltas em torno do Sol ou uma volta e meia, concordamos em “devotar nosso tempo ao Senhor”
Para conseguirmos sucesso e usar o tempo com sabedoria o Senhor nos ensina sobre o “tripé do tempo”, que se forma da seguinte maneira: metas; planejamento e prestação de contas.

Por meio das metas expressamos nossos desejos. Quando essas metas estão alinhadas ao nosso propósito e são realistas e desafiadoras, o nosso trecho da volta em torno do Sol se torna mais signficativo. Da mesma forma, ao planejarmos os passos necessários para alcançar essas metas acabamos por desenhar a estrada da realização. Quem tem o propósito no coração, metas realistas e desafiadoras e sabe planejar, torna-se um missionário de sucesso. O planejamento é a ponte que liga o seu desejo à conquista. Quem não planeja se torna um sonhador. Quem não planeja desperdiça tempo. Quem planeja, usa o tempo com sabedoria tem uma volta mais bem sucedida em torno do Sol.

Outro ponto do tripé é a prestação de contas. Esta é uma ferramenta para medir resultados e ajustar o curso. Este tripé quando bem utilizado vai fazer de você um grande missionário. Mais ainda: vai te ajudar por toda a sua vida, pois você terá aprendido a usar a grande dádiva, o tempo, como seu grande aliado.

A minha oração é que nesta nova volta que se inicia em torno do Sol, possamos nos manter firmes em nosso propósito. Que esta próxima volta seja  ainda mais produtiva e feliz que 2017, para todos nós. Que nossas metas sejam significativas e projetem o que verdadeiramente temos em nossos corações; que possamos melhorar nossa habilidade para planejar e prestar contas. Que o exemplo dos astros criados por Deus, a Terra e o Sol, firmes e e contínuos em seus propósitos, sirvam de inspiração para nós. Acima de tudo, que nosso amor pelo criador e Salvador, nosso irmão mais velho, mesmo Jesus Cristo, esteja fundido em nossos corações de maneira a desejarmos fazer sempre a Sua vontade!

Vamos adiante este novo ano de 2018. Vamos estabelecer metas desafiadoras. Vamos realizar muito bem. Que o hino “desperta e faz algo mais” esteja sempre em nossas mentes e corações. Que o senso de urgência desta nova volta nos leve a ajudar muitas pessoas a receberem as bençãos do evangelho restaurado.
Desejo a todos vocês um Feliz 2018, com muitos batismos, frutos de um trabalho diligente, guiado pelo Espírito Santo.

Com amor,

Presidente Leite
​ 

Comentários