SEJA A LUZ DO MUNDO



Amados missionários,

Nesta semana, teve início a campanha de Natal da Igreja “Seja a luz do mundo” em que por meio de vídeos e mensagens inspiradoras incentivamos a população mundial a seguir o exemplo de Cristo por meio de pequenos atos de serviço. Esses atos demonstram amor a Deus e ao próximo e aproximam as pessoas de nosso Salvador. O Senhor foi bem claro ao dizer: “quando fizestes a um desses pequeninos a mim o fizestes”. Precisamos  convidar membros e pesquisadores, apoiar e incentivar a todos para propagar essas mensagens que vão ajudar a trazer um espírito de serviço e amor durante esta época do ano.
A vida sem luz nos leva a erros. Estou certo que muitos já passaram pela experiência de estar em um lugar sem luz, talvez em razão da queda de energia; inexistência de iluminação pública; uma noite de tempestade. Fato é que a ausência de luz nos leva a caminhos e atos errados. Simplesmente não podemos ver ou fazer nada.  Assim é na vida. Quem está sem luz não pode encontrar a felicidade. Quem está sem luz não consegue progredir em sua vida. Quem está sem luz é presa fácil ao inimigo de Deus.
Por tais razões o Salvador sempre desafiou seus discípulos a serem uma luz para o mundo. O meu questionamento é: como podemos aumentar e manter esta luz e ajudar a tirar as pessoas da escuridão espiritual?
Em Mateus 25 o Salvador nos ensinou a bela parábola das 10 virgens, sendo 5 prudentes e 5 insensatas. Naquela época, o combustível para as lâmpadas era o “azeite”. Assim, para caminhar à noite os transeuntes levavam consigo além de suas lâmpadas para iluminar o caminho, azeite suficiente para que pudessem repor o combustível necessário para manter a luz. Na parábola, as noivas que tinham consigo o azeite, ou seja, o combustível para manter a sua luz, foram chamadas de prudentes. As noivas que não se preocuparam com o azeite, foram chamadas de insensatas e por perderem a sua luz, não poderiam identificar o caminho para o encontro com o noivo e deixaram de participar das bodas.
Como missionários, não podemos ser insensatos e sim prudentes. Para manter nossa luz e chegar a Cristo e, ainda, ajudar outros nossos irmãos a receberem a mesma luz, precisamos armazenar o “azeite”, que é o combustível para a nossa luz.
Quem já lidou com o azeite sabe que o seu manuseio ocorre em pequenas quantidades. A própria natureza viscosa impõe um cuidado neste manuseio. Penso eu que aí também há outro simbolismo, “pois de pequenas coisas provém as grandes” (D&C 64:23). Carregamos nossas lâmpadas quando somos obedientes com exatidão, fazendo as pequenas coisas que nos são mandadas e exigidas pelo Senhor. 
Carregamos nossas lâmpadas com azeite quando nos esforçarmos para verdadeiramente amar nossos companheiros e companheiras, os membros e líderes de nossas unidades.
Carregamos nossas lâmpadas com azeite quando sinceramente nos esforçarmos para desenvolver atributos do Salvador.
Carregamos nossas lâmpadas com o azeite ao termos o desejo profundo de ajudar outras pessoas a virem a Cristo por meio do batismo. Este desejo de ensinar a doutrina de Cristo e ajudar nossos irmãos a segui-la por meio do batismo faz com que nossas lâmpadas sejam repletas de azeite e, assim, a nossa luz vai resplandecer.
É certo que as pessoas têm o livre arbítrio para aceitar seguir ou não o evangelho restaurado. Porém, também é certo que quando mais azeite temos  conosco em nossas lâmpadas, mais difícil será para as pessoas negar esta luz. A luz que resplandece por meio das pequenas coisas diárias que fazemos pode se tornar o facho necessário para tirar alguém da obscuridade e ajuda-lo (a) a dar os primeiros passos da fé em Cristo, do arrependimento e do batismo.
Temos o desejo, a meta, a disposição de ajudar 300 pessoas neste mês de dezembro a receberem a luz do evangelho por meio do batismo. Neste final de semana pudemos ajudar 46 pessoas a darem este passo. Temos ainda mais 4 finais de semana e muito trabalho para ser feito. Sei que podemos fazer isto, pois é um desejo justo! Este desejo deve crescer em cada um de nós e isto vai acontecer na medida em que nos preocuparmos com as pequenas coisas que vão gerar o azeite necessário para nossas lâmpadas.
A grande benção da missão é que esta é uma maravilhosa e sagrada oportunidade para fazermos nossa “reserva de azeite”. As experiências espirituais, as lições aprendidas, mesmo as dores sentidas, fazem com que coloquemos azeite em reserva, que nos servirá por toda a vida. Será esta reserva de azeite que vai ajudá-los a iluminar o caminho da sua vida após a missão. Será esta reserva de azeite que vai ajudá-los a encontrar uma esposa ou esposo como quem você vai constituir uma família eterna. Será esta reserva de azeite que vai ajudá-los a serem verdadeiros discípulos de Cristo por toda a sua vida.
Entendam que as pequenas coisas que fazem na missão terão um efeito eterno na sua existência. Ao negligenciarem pequenas coisas e eventualmente transformarem esta experiência de suas vidas simplesmente como algo “legal” e não como algo “celestial”, vocês vão perder uma das melhores oportunidades para armazenar o azeite necessário para toda a sua vida.
Encerro esta mensagem lembrando a todos do exemplo do Salvador. Ele dedicou toda a Sua existência, desde a vida pré-mortal, no armazenamento do azeite, até que Ele se tornasse a Luz do Mundo. Ele disse ao Pai: “envia-me e a glória será Tua”; mesmo sendo um Deus, ele nasceu neste mundo para sentir nossas dores e aflições e assim poder interceder por nós. Ele expiou pelos nossos pecados. Ele simplesmente nos pede que lembremos sempre Dele e que tomemos seu nome sobre nós. Ele venceu o mundo e nos dá a luz necessária para que também possamos vencê-lo.
Eu o amo! Ele é meu exemplo e minha luz! Eu e minha família nos esforçarmos para aumentar nossa luz por meio do Salvador. Trabalhar ombro a ombro com vocês nesta obra maravilhosa têm  sido algo que nunca imaginamos passar em nossa vida. Amamos esta obra; amamos vocês e desejamos ajudar muitas e muitas pessoas a conhecerem o Salvador, por meio do evangelho restaurado.
Que neste mês de dezembro, em que lembramos do Seu nascimento, que sejamos continuamente uma luz para o mundo. Mais que isto. Eu oro para que tenhamos o desejo de aumentar nossa quantidade de azeite, por meio das pequenas coisas e do desejo constante de batizar, para que assim colocarmos azeite em reserva, que servirá para iluminar nossas vidas, as vidas daqueles que nos cercam e também nossa posteridade.

Com amor,

Presidente Leite

Comentários