Mate o Golias que talvez esteja dentro de você




Amados missionários,

Todos vocês estão familiarizados com a história de Davi e Golias, conforme relatada em I Samuel 17. Neste relato, constatamos que o jovem Davi se indignou com as ofensas de Golias ao Deus de Israel e tomou a firme decisão de atingi-lo com uma pedra. Para muitos, Golias parecia um obstáculo intransponível. Para Davi, porém, a oportunidade para mostrar o poder de Deus. Muitos de nós enfrentamos alguns Golias. Devemos, porém, entender que esses desafios existem para que possamos ver o Poder de Deus se manifestar em nossas vidas.

Não deixe que qualquer Golias te amedronte, pois você é um representante de Jesus Cristo. Foi chamado por Ele, para edificar a Igreja Dele; para cumprir um propósito sagrado.


No informativo desta semana eu também gostaria de enfatizar alguns pontos discutidos no conselho da missão e na conferência multizonas que tivemos sexta-feira. Esses pontos vão ajudá-los a matar o Golias que talvez te amedronte...

Trabalhar com os membros e líderes

Durante vários meses, temos enfatizado a importância de trabalharmos com os membros e líderes. Temos aprendido que ao trabalharmos juntos, membros e missionários, vamos colher os frutos do fortalecimento da ala, da retenção dos conversos e, por fim, do estabelecimento da Igreja. Continuem a envolver os membros e a ajudá-los a terem experiências espirituais.

Trabalhem para comprometê-los a apoiar esta obra. Isto não signigica propagar culpa, mas sim trabalhar junto, em um processo de conquista da confiança dos membros. Usem a ferramenta do recurso Membro&Missionário; utilize as sugestões de envolvimento. Crie um grupo de membros que está progredindo e se convertendo cada vez mais à obra missionária e trabalhe com eles.

Ser o grande espírito

Nas oportunidades em que nos reunimos, tanto no conselho da missão como na conferência multizonas, eu estabeleci o convite para uma reflexão: quem você está se tornando? A missão é um período de transformação; é um período de conversão em que nos aproximamos de nosso mestre e passamos a conhecê-lo mais. Conhecer a Cristo e segui-lo significa tomar a firme decisão de desenvolver atributos de Cristo e ter uma vida centrada em Seus ensinamentos. O hino de nossa missão tem um convite: “siga o Mestre, siga a Luz”. É isto que devemos fazer a cada dia.

Podemos ter dias em que esta tarefa parece ser mais difícil. No entanto, ser mais semelhante ao Salvador não é um processo de um dia, mas sim um processo contínuo. O arrependimento está disponível a todos nós. Por meio dele, podemos alterar o curso e definitivamente seguir o Mestre.

Amon, o grande missionário do Livro de Mórmon, foi chamado de Grande Espírito, pois ele se esforçava para desenvolver atributos do Salvador. Deve ser a sua meta, assim como Amon, ser o “Grande Espírito”, ou seja, aquele que irradia a luz do Salvador em razão de sua escolhas.

Trabalhar com os membros e tomar a firme decisão de seguir o Salvador vão lhe ajudar a ser um missionário de poder e resultados.

O Poder do Livro de Mórmon

A verdadeira conversão somente ocorre quando o pesquisador lê o Livro de Mórmon e ora com sinceridade. Conforme aprendemos de Élder Christofferson, O Livro de Mórmon fala por si próprio. Nosso desafio é ajudar os pesquisadores a lerem o Livro.

Há algumas maneiras de ajudar nossos pesquisadores a lerem o Livro de Mórmon:

a) Separe uma pagina do Livro de Mórmon e peça ao seu pesquisador que grife toda
referência sobre Deus e Jesus Cristo. Ao fazê-lo, o pesquisador vai entender que o Livro fala de Nosso Pai Celestial e sobre Seu filho Unigênito;

b) Memorize escrituras do Livro de Mórmon. Recite esta escritura ao seu pesquisador e pela a ele para conferir se a leitura está correta. Este pequeno exercício vai ajudar o
seu pesquisador a ler o Livro de Mórmon, ainda que uma pequena parte;

c) Peça aos membros para visitarem os pesquisadores para que leiam o Livro de Mórmon com eles.

d) Dê ao seu pesquisador uma pequena ilustração do templo, desenhado de forma
tracejada, indicando os capítulos a serem lidos. Cada capítulo lido deverá representar
um quadro percorrido. Quando a leitura do Livro estiver concluída, todos os quadros deverão ser pintados.

Essas são apenas algumas ideias para ajudar o pesquisador a ler o Livro de Mórmon. Você poderá encontrar outras.
O ponto chave é que o pesquisador precisa ler o Livro de Mórmon. Aquele que lê o Livro poderá sentir o seu poder e saber que o Livro fala por si próprio.

Ensinar com poder e autoridade

D&C 84:85 nos ensina que devemos “entesourar diligentemente a palavra de Deus” para que possamos ter a nossa porção ao ensinar. O ensino vigoroso do evangelho inicia-se pela manhã com o estudo pessoal. O professor deve ser o Espírito Santo. A nós cabe-nos desejar ter o Espírito, viver dignanamente e nos preparar para o ensino. Ensinamos pessoas e não lições.

Isto significa que ao ensinarmos precisamos buscar a revelação pessoal para identificar a necessidade de nossos pesquisadores e ensinar conforme sua necessidade.

Quem ensina lições tem mais foco no conteúdo. Quem ensina pessoas busca sentir a
necessidade dos pesquisadores e tem a fé que a porção necessária lhe será dada. Haverá sussurros à sua mente e ao coração. Você saberá o que dizer, desde que se prepare e se esforce para entender os obstáculos que atrapalham o seu crescimento.
Um ensinamento prático é a prática de ensinar uma lição inteira em 4 minutos. Pratiquem isto nas reuniões de distrito e obtenham o feed back. Esta simples prática vai te ajudar a melhorar o ensino.

Conclusão

O missionário ou missionária que buscar a sua conversão pessoal; que escolher trabalhar com os membros, que ajudar o pesquisador a ler o Livro de Mórmon e que se prepara
adequadamente para ensinar pelo Espírito vai colher muitos frutos e esses frutos
permanecerão.

Mais ainda! Vai matar o Golias que eventualmente te amedronta.

Se fizerem coisas simples de forma consistente, mais e mais milagres ocorrerão.
Lembre-se que temos a meta de batizarmos 343 pessoas este mês e 1.300 pessoas neste semestre. Vamos fazer nossa parte e buscar os milagres.
Não deixe que um Golias cresça dentro de ti. Alimente o David que há em você e você verámais e mais queridos filhos de Deus se unindo à Igreja de Cristo. Este é um trabalho de milagres, que ocorre somente que fazemos tudo que está ao nosso alcance.
Oro para que possamos dar o nosso melhor durante esta semana e que possamos ter a fé e a atitude de Davi, enquanto nos esforçarmos para encontrar, ensinar e batizar conversos.

Com amor,

Presidente Leite


Comentários