PANO BRANCO | Micose na Pele


O que é pano branco?
Pano branco (pitiríase versicolor), também conhecido popularmente como micose de praia, é uma infecção causada por fungos. Esses fungos estão naturalmente presentes na pele e, sob determinadas condições, provocam mudanças na pigmentação da mesma, com a aparição de manchas arredondadas que, ao serem coçadas, descamam ou ficam ainda mais brancas.

O pano branco aparece nas áreas do corpo onde a pele é mais oleosa, como braços, couro cabeludo, tronco, pescoço e rosto. O calor, a umidade e a transpiração favorecem o surgimento da doença, por isso, ela é mais comum no verão.

É altamente recomendável consultar um dermatologista sempre que surgirem manchas pelo corpo. O tratamento para pano branco inclui o uso de xampus e sabonetes antifúngicos, pomadas e comprimidos de cetoconazol ou fluconazol em alguns casos. No entanto, existem alguns remédios caseiros que ajudam a tratar o pano branco.

Tratamento:
O grande intuito do tratamento é a eliminação do fungo. Para tanto, geralmente se faz o uso de medicamentos orais e tópicos.  A aplicação de pomadas antifúngicas por cerca de 14 dias já contribui para uma melhora considerável. Mesmo após a regressão dos sintomas a pomada ainda dever ser aplicada toda semana por um mês para que o problema não volte a reincidir. Apesar disto, esta é uma situação bastante frequente.

Shampoos e sabonetes especiais para combater o fungo também costumam ser receitados pelo médico especialista. A aplicação consiste na formação de espuma e na espera da ação local. Caso estas medidas não surtam efeito no paciente, medicamentos mais fortes via oral serão indicados pelo profissional, normalmente durante dez dias.

É comum que as lesões voltem a aparecer. Nestes casos será necessário dar início a um novo tratamento. Não deixe, entretanto, de consultar um médico para avaliar com certeza a causa dos sintomas e o porquê da reincidência. Não realize automedicação sob hipótese alguma. Evite expor manchas quaisquer ao sol sem que se receba uma correta avaliação médica. Cuide bem do seu corpo. Sua saúde agradece.

Comentários

  1. Esse tipo de doença na pele causada por fungos muitas vezes passa despercebida pela pessoa até que começa a incomodar, só aí ela começa o tratamento, além disso muitos acabam não dando continuidade ao tratamento por ele possuir um tempo maior que 6-8 semanas.
    Vale lembrar, como a matéria que achei bem aqui, é preciso seguir a risca o tratamento para que a doença de pele causada pelo fungo possa ir embra de vez.

    ResponderExcluir

Postar um comentário