O poder capacitador da Expiação


Amados missionários,
Sempre que um novo grupo conclui a missão e outro grupo chega, reflito bastante sobre o  poder capacitador da expiação. Esta semana, um grupo encerrou a missão conosco e retornou para casa. Um outro grupo de 17 missionários iniciou a missão. Foi muito especial acompanhar a todos eles e conhecer um a um. Mais uma vez, sejam todos bem vindos!
Nessas ocasiões, tenho a sagrada oportunidade para entrevistar a todos que vão para casa e os que chegam. Os que vão para casa, temem o recomeço e os novos desafios. Eventualmente, os que chegam no campo missionário, podem ter um pouco de ansiedade pelo início dos trabalhos e mudança ocorrida.
Porém, seja qual for a nossa dificuldade, tenho aprendido a confiar no poder capacitador da expiação e ter a certeza que o Senhor vai nos fortalecer a vencer qualquer desafio. Néfi, ao registrar seus ensinamentos sobre a expiação, ensinou: “Pois trabalhamos diligentemente para escrever, a fim de persuadir nossos filhos e também nossos irmãos a acreditarem em Cristo e a reconcilarem-se com Deus; pois sabemos que é pela graça que somos salvos, depois de tudo que pudermos fazer”(2º Néfi 25:23)
Este princípio de podermos contar com o Senhor e com a sua Graça, “depois de tudo que pudermos fazer”, também se aplica aos nossos desafios diários. A Sua Graça não se restringe a nos fortalecer após esta vida. Ela nos fortalece ao longo da jornada. “E se os homens vierem a mim, mostrar-lhes-ei sua fraqueza. E dou a fraqueza aos homens a fim de que sejam humildes; e minha graça basta a todos os que se humilham perante mim; porque case se humilhem perante mim e tenham fé em mim, então farei com que as coisas fracas se tornem fortes para eles”
Percebam que os temores, as fraquezas, os desafios, as dificuldades, existem com o propósito de nos ajudar a sermos “humildes” e a desenvolvermos “fé”, a fim de nos voltarmos ao Senhor e experimentarmos a Sua graça, ou mesmo o poder capacitador da expiação.
Os que iniciam a missão podem eventualmente sentir a fraqueza da adaptação no campo missionário. São experiências novas; um ritmo novo de trabalho. Porém, o poder capacitador da expiação vai ajudá-los, “depois de tudo que fizerem”; depois de serem “humildes” e demonstrarem “fé”. Em  algumas semanas, todos estão adaptados e  plenamente feliz.
Aos que estão mais tempo no campo missionário, podem eventualmente sentir os desgastes que Amon se refere ao servir entre os lamanitas. No entanto, de igual forma, ao confiarem no Poder Capacitador da expiação, vão superar e sentir a mesma alegria de Amon.
Após vencer as suas provas, restou escrito em Alma 27:17-18
“17 Ora, a alegria de Amon foi tão grande que transbordou; sim, ele ficou tão enlevado na alegria de seu Deus, que se lhe exauriram as forças e caiu por terra novamente.
 18 Ora, não foi isso alegria extrema? Eis que essa é a alegria que ninguém recebe, senão o verdadeiro penitente e o que humildemente busca a felicidade.
Falo agora todos vocês: aos que chegaram esta semana; aos que foram para casa; aos que estão servindo a mais tempo: confiem no poder capacitador da expiação. Este poder atua em nós quando de forma humilde depositamos nossa fé em Cristo e fazemos tudo que está ao nosso alcance. Este poder atua em nós quando somos obedientes; este poder atua em nós quando sinceramente decidimos dar nossa melhor oferta; este poder atua em nós quando cumprimos com devoção o nosso chamado.
Quando Sister Leite e eu fomos chamados para a missão, também sentimos nossas fraquezas. Porém, nossa fé no Senhor e a disposição de fazer – Lhe uma oferta, nos fizeram sentir o poder capacitador da expiação. Assim, temos sentido a grande alegria deste chamado.
Pudemos ver o cumprimento da promessa feita pela Presidente Monson, que ensinou: “Alguns de vocês talvez sejam tímidos por natureza ou se considerem incapazes de aceitar um chamado para servir. Lembrem que esta é a obra do Senhor e, quando estamos a serviço do Senhor, temos o direito de receber a ajuda Dele. O Senhor moldará o ombro para que suporte o fardo nele depositado.”
Confiem no poder capacitador da expiação, que o transformará, graças a sua fé, a sua humildade e o seu trabalho. Eu sei que este poder é real.
Parabenizo a todos vocês por tudo que têm feito. Pela grande obra que fazem; pelas vidas que ajudam a mudar. Continuem a construir a grande alegria descrita por Amon, que está disponível a todo penitente que busca, não a sua felicidade, mas a felicidade de nossos irmãos.
Que possamos demonstrar nosso amor a Deus; nosso amor ao próximo; nossa confiança plena na expiação e que Ele vai nos suster e nos levar a uma grande alegria.
Testifico dessas coisas para todos vocês.
Saibam do amor de Sister Leite e do meu amor por todos vocês, que como servos humildes do Senhor, estamos aqui para ajudá-los.
Com amor,
Presidente e Sister Leite


Comentários