As três lagoas


Amados missionários,
Foi maravilhoso estar com todos vocês nas últimas conferências de zonas. Aprendemos muito juntos! Estou certo que temos uma melhor compreensão sobre o nosso chamado missionário. A carta do Profeta é uma escritura para nós. O seu texto contém promessas de muitas bênçãos, sempre condicionadas à fidelidade às leis nas quais as bênçãos se baseiam.
As três lagoas
No informativo desta semana, gostaria de lembra-los acerca  da alegoria das “Três lagoas”.
O Salvador sempre usou parábolas ao nos ensinar. Elas  aproximavam o ouvinte ao seu cotidiano e assim o ensinamento era mais profundamente assimilado. Em uma de sua parábolas, Ele ensinou:
Mateus 13:47-48
47 Igualmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda qualidade de peixes.
 48 E estando cheia, os pescadores a puxam para a praia; e assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora.
Ao ponderar sobre isto, resolvi propor a ponderação acerca das três lagoas, locais que precisamos preparar para que, como pescadores de homens, possamos lançar as redes e trazer almas a Cristo.
A primeira lagoa – Fale com todo mundo – Os novos pesquisadores
Nesta primeira lagoa, nós devemos ter o foco voltado para encontrar pessoas; falar com todo mundo; anunciar as boas novas; levar a mensagem da restauração. Esta primeira lagoa deve ser repleta de “novos pesquisadores”.
Ao trabalharmos arduamente para encher esta lagoa; ao buscarmos a inspiração do Senhor, Ele nos promete que nossos esforços não serão em vão. As Suas promessas são que nossa alegria será grande, se “trabalharmos todos os dias”.
É esta lagoa que dá sustentação às outras duas lagoas.
Se em seu trabalho de representante de Jesus Cristo você não der atenção especial a esta lagoa, vai ser mais difícil cumprir o seu propósito.
O processo de tornar esta lagoa repleta de novos pesquisadores, não se inicia às 10:00 horas pela manhã quando você sai de casa. Tem início no momento em que você acorda e ora ao Senhor por inspiração. Continua durante o seu planejamento e estudo pessoal e se estende quando você decide trabalhar duro. O Senhor requer daqueles que Ele chamou todo o “coração, poder, mente e força”. Assim, se desejarmos que a lagoa de novos pesquisadores esteja sempre cheia e o fizermos como Ele nos ensina, poderemos sempre lançar as redes e ter a certeza que a lagoa está pronta para  recebe-la.
Encher esta lagoa diariamente é a sua responsabilidade. Fale com todo mundo; trabalhe com os membros; encontre sempre que ensinar e ensine sempre que encontrar.
A segunda lagoa – O seu grupo de ensino
Esta é a lagoa dos pesquisadores que estão progredindo. Esta lagoa é maravilhosa, pois é formada pelos pesquisadores que manifestam o desejo de mudar suas vidas. Que consideram seriamente aceitar o convite do Salvador e assim abraçar o Seu evangelho restaurado. A ênfase nesta lagoa é “ensinar arrependimento”, que é parte central de nosso propósito missionário. Você como um “profeta para a sua área”, aquele que atua por meio das chaves da ministração do evangelho, tem a sagrada responsabilidade e privilégio de ajudar as pessoas a achegarem-se a Cristo. Nesta lagoa, você consegue acompanhar e ajudar os filhos do Pai Celestial no seu processo de mudança. Pondere continuamente sobre a importância desta lagoa. Quantas pessoas você está ajudando a progredir para aceitar o batismo? Quanto você tem orado por essas pessoas? Quanto de fé você exerce em seu processo de conversão? Quanto de amor você desenvolve por eles? Quanto você está disposto a se sacrificar para ajuda-los? Quanto você conhece de suas necessidades?
É neste momento que você exercita um aspecto muito sagrado de seu chamado. Aos que estão no seu grupo de ensino você é o “Mestre”, título que o próprio Salvador recebeu.
Manter um grupo de ensino com pesquisadores progredindo é fundamental para que você possa batizar conversos todas as semanas.
A terceira lagoa – A pia batismal
Por fim, a ministração da primeira ordenança de salvação: o batismo para remissão de pecados. É por meio desta lagoa que ajudamos os pesquisadores a terem uma experiência sagrada e experimentarem um renascimento. O próprio Salvador ensinou que aquele que não nascesse da água é do Espírito  não poderia entrar no Reino de Deus. Você tem a oportunidade para dar aos pesquisadores uma chave, para que ele possa abrir a porta e iniciar a sua trajetória de retorno ao Pai Celestial. A partir do batismo, ele estará pronto para receber o Dom do Espírito Santo e perseverar até o fim.
O Batismo é parte essencial e central do propósito missionário. Fomos chamados para “ensinar arrependimento” e “batizar conversos”.
Lembre-se que batizar conversos não é ajudar menos pessoas e batizar menos. É sim decidir firmemente a cuidar bem das Três lagoas – “novos pesquisadores”; “grupo de ensino” e “pia batismal”. Batizar conversos toda semana decorre do seu desejo de assim o fazer.
Lembre-se que você não está sozinho. As promessas são que o Senhor estará à frente, à nossa direita e a nossa esquerda e o Seu Espírito pronto a nos suster e a testificar da veracidade de mensagem da restauração.
Eu os desafio a cuidar bem das lagoas e a lançar as redes de forma vigorosa. Temos muito trabalho a fazer. Muitas vidas a abençoar.
Oro para que suas lagoas possam ser fonte constante de alegria. Não as deixe secar! Em nosso querido Nordeste, a água é tão amada e admirada. Faça o mesmo. Mantenha a sua lagoa sempre exuberante e o Senhor vai transformá-la em alegria constante.
Com amor,
Presidente Leite


Comentários