"Lembrar-se do Senhor vai ajudá-lo a cultivar a fé, a esperança, a felicidade e o otimismo"

Amados missionários,
Durante nossos últimos encontros nas conferências de zonas, conselho da missão, discutimos bastante sobre metas, planejamento e prestação de contas.
Eu oro para que vocês tenham aprendido os princípios relacionados a esses aspectos tão relevantes não apenas para o trabalho missionário, mas para toda a vida! Vamos continuar a falar sobre esses temas.
Na mensagem desta semana, porém, eu gostaria de abordar com vocês a importância de “lembrar”. Sim, lembrar as coisas boas e não se entregar a pensamentos pessimistas ou negativos.
Aquele que “lembra”, cultiva a fé, a esperança, a felicidade e o otimismo, dificilmente se deixará abater pelos testes da vida!
O Senhor conhece a nossa natureza humana. As escrituras nos ensinam que o “homem natural é inimigo de Deus”. De acordo com esta natureza, temos muita dificuldade para  “lembrar” as coisas do Senhor. Somos vagarosos para nos lembrarmos de Deus e mais rápidos para deixar nossa mente se encher de lembranças que não constroem.
Por consequência, diante de um suposto sucesso, o homem atribui o resultado a seus próprios dons e talentos. Ele se esquece de reconhecer a mão de Deus. Ele se esquece de reconhecer que há um poder muito maior que governa todo o universo. Diante de um suposto fracasso, o homem se desespera, pois não consegue “lembrar” das coisas divinas e encher o coração de fé, esperança, felicidade, otimismo, em demonstração de entendimento acerca da amplitude do plano de Deus.
Como missionários, precisamos desenvolver a habilidade para “Lembrar” e encher nossos corações de felicidade.
O Senhor instituiu uma ordenança sagrada para nos ajudar a lembrar de seu grande amor. Todos os domingos, ao renovarmos o convênio batismal por meio do sacramento fazemo-lo em “lembrança” do Salvador e de seu grande sacrifício. A lembrança do Salvador deve encher nossos corações de alegria, pois nos ensina sobre o amor perfeito de Deus para conosco. Lembrar deste amor a cada semana é tão importante. Por isso, precisamos santificar o Dia do Senhor.
Há tantas coisas para lembrar enquanto estamos no campo missionário! Precisam “lembrar” que vieram ao campo missionário por força do desejo de servir uma missão. Precisam “lembrar” que foram recomendados pelos líderes do sacerdócio das suas alas e Estacas. Precisam lembrar que seus familiares oram por vocês diariamente. Precisam lembrar que há uma verdadeira nação, que se reúne diariamente nos templos do Senhor espalhados pelo mundo, para também orar por vocês.  Acima de tudo, precisam lembrar que foram chamados pelo Senhor, por meio de um Profeta Vidente e Revelador e que Deus qualifica a quem Ele chama.
O profeta Alma, ao ensinar aos membros da Igreja os desafiou a lembrar. Em Alma 5:6 nós lemos: “E agora, eis que vos digo, meus irmãos, vós, que pertenceis a esta igreja: Haveis conservado suficientemente na lembrança o cativeiro de vossos pais? Sim, e haveis conservado suficientemente na lembrança a misericórdia e paciência de Deus para com eles? E ainda mais, haveis conservado suficientemente na lembrança que ele livrou suas almas do inferno?
Em Helamã 5:9 nós vemos a admoestação de Néfi: “Oh! Lembrai-vos, lembrai-vos, meus filhos, das palavras que o Rei Benjamim disse a seu povo; sim, lembrai-vos de que nenhum outro caminho ou meio há pelo qual o homem possa a ser salvo, a não ser por meio do sangue expiatório de Jesus Cristo”
Sempre que leio as cartas de vocês, o meu coração se enche de alegria por ver tantas experiências sagradas e especiais. Eu nunca me esquecerei delas! Eu oro continuamente para que vocês sempre se lembrem dessas experiências. Ao fazê-lo, vão reconhecer a mão do Senhor em todas as coisas e vão ter um coração cheio de alegria, em quaisquer circunstâncias.
Às vezes, fico surpreso quando um ou outro missionário que teve uma experiência espiritual tão edificante, que tem lembranças tão ricas e sabe o seu propósito, deixa-se se levar por pensamentos negativos ou pelo desânimo. Ao ser testado no campo missionário, lembre-se desses ensinamentos e lembre-se do quanto o Senhor já fez por você.
Um exemplo de quem sempre se esforçou para “lembrar” as coisas boas e por força desta lembrança desenvolveu um coração confiante e otimista, fora o Presidente Gordon B. Hincley. Ele declarou: “Os pessimistas não contribuem; os descrentes não criam, os que duvidam não alcançam”
Eu tive a sagrada oportunidade de estar bem próximo dele poucos meses antes dele perder sua querida esposa. Ele viajou ao Brasil para rededicar o templo de São Paulo em fevereiro de 2004 e sua querida esposa veio a falecer dois meses depois.
Presidente Hincley certamente tinha motivos para ter o seu coração cheio de angústia, preocupação e  mesmo desânimo. Porém, a lembrança do seu chamado; a lembrança do propósito de sua viagem; as lembranças ricas de uma vida dedicada a Deus, lhe serviram de esteio.
Eu os desafio a encherem os corações de boas lembranças. Mais ainda. Eu os desafio a construírem boas lembranças para que vocês possam invocá-las durante toda a sua vida. Eu os desafio a usarem as suas lembranças como uma fonte inesgotável de alegria e de otimismo. Uma fonte inesgotável de gratidão por tudo que o Senhor vos tem abençoado.
Em especial, lembre-se que você está aqui para encontrar, ensinar arrependimento, batizar conversos e estabelecer a Igreja. Ajude as pessoas a se lembrarem dessas verdades. Testifico que não há trabalho maior que este e ao fazê-lo, com todo o seu coração, poder, mente e força, você vai construir lembranças eternas desta sua oferta e sua obra de retidão.

Com amor,

Presidente Leite

Comentários